Internet banking é sinônimo de comodidade e facilidade. Dá para fazer empréstimos, pagamentos, transferências (até internacionais), tudo isso sem precisar sair de casa para ir a uma agência ou um caixa eletrônico.

No Banco do Brasil, o Módulo de Segurança é um software distribuído aos clientes para que seja instalado no computador e permita o acesso seguro ao autoatendimento pela internet. Ele funciona como um sistema de proteção que, durante a execução de transações eletrônicas, atua como uma blindagem do computador contra ataques de programas maliciosos, evitando que dados e senhas sejam comprometidos.  

O sistema também avisa ao BB quando é identificada alguma ameaça à segurança de informações no computador ou em um site classificado como um risco potencial. Na prática, ele age como uma barreira contra softwares e códigos maliciosos para que ninguém consiga invadir a máquina e tenha acesso à conta. 

A questão é que, onde há dinheiro, há sempre um golpista de olho.

Golpistas, se passando pela Central de Relacionamento BB, têm solicitado uma suposta instalação ou atualização do Módulo de Segurança, que, ao ser realizada, permite ao criminoso acessar o equipamento remotamente.

Abordagens espúrias também foram identificadas, via mensagens de WhatsApp, contendo alertas para a necessidade de se dirigir a um terminal de autoatendimento, com urgência, para varredura de vírus no sistema. Na mensagem, é solicitado ao correntista que entre em contato quando estiver em frente ao terminal realizando a validação do Módulo de Segurança. As orientações de comando dadas pelo golpista, se realizadas, autorizam o acesso à conta por um outro dispositivo.

Fique de olho! Os disparos do WhatsApp do BB são feitos pelo número 61 4004 0001 e é importante sempre checar se há o sinal verde de verificação ao lado do nome do Banco do Brasil.

O BB nunca solicita que o cliente vá a um caixa eletrônico para validação do Módulo de Segurança, nunca solicita fotos ou imagens da tela do caixa eletrônico e não envia link para realizar atualizações.

O Módulo de Segurança é um programa mantido e distribuído pelo BB para a proteção ativa dos equipamentos dos clientes do Banco.  As atualizações são realizadas de forma automática, sem que ocorra abordagens ou contato com os correntistas. Ligações telefônicas relacionadas ao Módulo de Segurança só acontecem se houver abertura de chamado pelo cliente no suporte técnico.

É fundamental estar atento, conhecer o funcionamento dos principais tipos de golpes e saber como agir diante de uma abordagem suspeita. Afinal, a prevenção ainda é o melhor remédio, e o seu comportamento pode impedir a concretização de um golpe.  

Para orientações sobre como instalar ou desinstalar o módulo de segurança, acesse seg.bb.com.br

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Comentários:

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Anna FEitosa:

20/03/2025 11:10

Instalei o modulo de segurança do BB mas não consigo acessa a conta pelo site do BB. Aparece uma mensagem dizendo que existe fragilidade do computador. O que devo fazer para conseguir acessar a conta pelo site http://www.bb.com.br ?

BlogBB:

20/03/2025 17:29

Anna, talvez seja necessário formatar o computador. Por favor, contate o nosso Suporte Técnico no telefone 4004 0001, opção 5, ou nos chame numa das páginas oficiais do BB no Facebook ou Instagram na área privativa com a #atendimentoBB ou no SAC BB via 📞 0800-729-0722, para te atendermos por lá.

CRP Cientista de JCN:

04/12/2024 09:24

É com muita alegria é ter vocês para nos dar sabedoria porque nós que não tem um estudo não entendemos nada disso o senhor nos dá força para que vocês nos ajude a ter os nossos pagamentos e eliminar várias coisas que tá acontecendo na nossas vidas que as pessoas estão fazendo nas nossas vidas que é cartões clonado e estragando a nossas vidas principalmente os aposentados e os idosos isso é muito triste mas você está nos ajudando cada vez mais eliminar tudo isso e tá trazendo novamente os nossos pagamentos para que nós possamos estar eliminando todas as dívidas que nós temos muito obrigado em Cristo Jesus de Nazaré abençoa vocês e o nosso Deus pai amém

Kátia Patrícia Santos Rodrigues:

20/07/2024 22:23

Fui vítima do golpe, instalar dispositivo de segurança e meu celular foi rakeado. O que devo fazer. Aconteceu dia 19/07/2024. O que fazer?