Medo, curiosidade, distração, senso de urgência. Seja pela falta de atenção ou até de conhecimento diante de algumas situações, nem sempre é fácil perceber uma tentativa maliciosa que tem como objetivo conseguir informações pessoais ou dinheiro.
Se você foi vítima de golpe, fraude, furto ou roubo é importante agir rapidamente.
Busque contato imediato com a instituição financeira para relatar o ocorrido, assim os procedimentos para proteção da sua conta podem ser realizados e iniciada a tentativa de recuperação de valores porventura transacionados. Cada instituição tem um fluxo específico para tratamento. Por isso, é importante se informar sobre quais medidas podem ser tomadas pelo seu banco com o objetivo de contestar, recuperar ou ressarcir o dinheiro perdido.
É importante que você redefina suas senhas e sempre que possível, ative a autenticação de dois fatores para garantir mais uma camada de segurança para suas contas e seus aplicativos.
Não deixe de fazer um boletim de ocorrência fornecendo o máximo de detalhes possível, presencialmente ou online. Denunciar é muito importante para fomentar ações preventivas.
Foi vítima de fraude ou golpe?
Dos antigos trotes que simulavam o sequestro de um parente a criativos pedidos de dinheiro por mensagens que dizem “amanhã mesmo te devolvo”, golpes não são algo novo, mas todos os dias fazem vítimas diferentes. Nos últimos tempos, novos golpes surgiram e as artimanhas dos criminosos são cada vez mais inventivas.
Com a emoção em jogo, a vítima em potencial perde o discernimento e, quando o golpista começa a pedir dados sigilosos, como número de cartões ou contas, senhas e código de segurança, a vítima, mobilizada pelo sentimento, tem mais chances de compartilhar sem perceber o risco.
Se você fez um pagamento ou transferência para o golpista ou desconhece alguma compra online realizada com seu cartão, entre em contato com a área de Atendimento ao Cliente do seu banco para contestar o lançamento.
No Banco do Brasil, você pode fazer a contestação por vários canais: App BB, App Ourocard, WhatsApp, bb.com.br e Central de Relacionamento do BB. Se for o cartão da empresa, acesse o BB Digital em bb.com.br. No App BB, acesse o Extrato, clique na transação, em seguida em Contestar lançamento e siga as orientações.
Lembre-se que é comum que o nome da loja não seja o mesmo que vai aparecer na fatura do seu cartão, já que muitos estabelecimentos usam um nome fantasia diferente do nome oficial de registro. Por isso, antes de contestar a compra, tenha certeza de que ela não foi feita por você.
Enviou um Pix e depois descobriu que era golpe?
O Pix é um meio de pagamento instantâneo e, após enviado, não tem como ser cancelado. Porém, é possível solicitar a devolução do Pix em caso de fraude e golpe.
IMPORTANTE! A solicitação de devolução do valor não pode e não deve ser feita em caso de desacordo ou controvérsia comercial e erro na digitação dos dados do Pix, em especial a chave do recebedor
Em caso de golpe, você pode registar a solicitação de devolução do Pix em até 80 dias. Na outra ponta, o recebedor dos recursos tem até 30 dias, após o bloqueio dos recursos, para contestar o pedido de devolução.
No BB o registro de contestação do Pix por golpe pode ser realizado no App BB, acesse o Extrato, clique na transação, em seguida em Contestar Lançamento e siga as orientações. Se preferir entre em contato com a Central de Relacionamento do BB.
A solicitação de devolução não garante a recuperação do valor enviado, mesmo se a instituição recebedora do crédito concordar com o pedido. O valor do Pix pode ser devolvido integralmente, parcialmente ou não ser devolvido dependendo da análise e do saldo disponível na conta a ser debitada. Além disso, o pedido pode ser rejeitado se a conta do recebedor tiver sido encerrada.
Celular furtado ou roubado?
Entrar em contato com a sua instituição financeira para bloquear o App do banco e alterar suas senhas é fundamental! Conteste compras ou transações desconhecidas.
Ligue na operadora para bloquear a linha do seu celular. Assim, você consegue evitar cobranças indevidas e o uso de serviços da operadora não autorizados.
É possível também, solicitar o bloqueio do aparelho para que ele não funcione mais, caso você saiba o código IMEI do seu celular (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), uma identificação única que todo celular possui. O código IMEI do aparelho está anotado na caixa original do celular ou na nota fiscal do produto.
Apague remotamente os dados do seu celular. Esse passo é importante caso o seu aparelho tenha sido roubado durante o uso e com a tela desbloqueada, já que, apagando essas informações, o acesso a aplicativos, contas e e-mails é dificultado.
Para apagar os dados de um aparelho Android, basta acessar a ferramenta do Google que permite localizar um dispositivo e limpar os dados vinculados à sua conta. Se o seu aparelho for um iPhone, a Apple também disponibiliza uma plataforma em que é possível apagar os dados do seu celular a distância.
Cartão furtado ou roubado?
Se você perdeu o seu cartão, ou ele foi furtado ou roubado, realize o bloqueio o quanto antes para impedir que transações espúrias possam ser realizadas.
No BB basta acessar o App BB, ir no Menu, em seguida em Liberar e bloquear cartão e continuar em Bloquear cartão. Se preferir, a solicite o bloqueio na Central de Relacionamento do BB.
Acesse o extrato da sua conta e a fatura do cartão de crédito e verifique se há alguma transação não reconhecida. Se houver, realize a contestação em sua instituição financeira.
Ser vítima de um golpe, fraude furto ou roubo, infelizmente, não é mais comum do que se imagina. A cada 8 segundos, por exemplo, tem uma tentativa de golpe no Brasil e 1 em cada 3 brasileiros já sofreu uma tentativa de golpe.
Os golpes são bem construídos, os criminosos usam da manipulação psicológica para obter dados e induzir as vítimas a realizar ações e fazer com que acreditem que estão realizando um procedimento legítimo.
Diante de uma abordagem imperdível ou urgente é preciso ficar atento e desconfiar, pode ser golpe. Na dúvida, não clique, não execute a transação e não informe dados pessoais e senhas. Cheque diretamente nos canais oficiais das empresas e/ou de sua instituição financeira.
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