A época das festas juninas está chegando. E após mais de dois anos de isolamento social, elas prometem voltar com tudo. Finalmente é hora de se deliciar com quitutes, pular fogueira e dançar quadrilha. Anarriê!

O Brasil é um país festivo, e as datas comemorativas são um ótimo momento para celebrar e alavancar negócios. É também um país empreendedor. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), existem, hoje, mais de 8,9 milhões de micro e pequenas empresas no território nacional. Esse conjunto gera 52% dos empregos com carteira assinada.

Para quem tem veia empreendedora, as datas comemorativas são um bom momento de testar as suas habilidades de vendas.

Antes de mais nada, planejamento

É bom entender que, para um empreendimento começar, primeiramente ele acontece no campo das ideias. Não é fácil tocar um negócio, afinal, empreender é ter coragem para mudar quantas vezes forem necessárias. Uma vez que a ideia foi concebida, chega a hora mais importante: a do planejamento. Para isso, é necessário considerar alguns pontos:

● O que vender
● Para quem vender
● Como dar visibilidade à sua marca
● De que maneira se planejar para os próximos eventos

Como o mês de junho já está chegando, talvez você precise correr com o planejamento, mas tudo bem. Esta é uma ótima oportunidade para ver como funciona o seu negócio na prática. E mais: no Brasil, sabe-se que as festas de São João se estendem até julho e, em alguns casos, até agosto. Enxergue nisso tudo uma chance de vender mais.

Também é importante saber focar nos aspectos legais do seu negócio. Certifique-se de cumprir os termos do Código de Defesa do Consumidor, o CDC (Lei 8.078/90), e estar devidamente regularizado. Se está começando um negócio agora, confira o guia completo para abrir o seu MEI.

O que vender nas festas juninas

Tudo vai depender do que a sua empresa oferece ou das suas habilidades. Se estiver começando agora e não souber de onde partir, tente alinhar as suas habilidades com o que tem nas comemorações do mês de junho.

Para os chefs de plantão, é hora de cozinhar quitutes e guloseimas típicos: pé de moleque, paçoca, canjica, arroz doce, curau, pamonha, churrasquinho, quentão e muito mais.

Já para quem quer investir na criação de itens personalizados, uma opção é a decoração de festa junina: bandeirinhas, balões decorativos, lembrancinhas etc. Você pode vender kits, prestar o serviço em um local ou mesmo criar um curso sobre como fazer enfeites de festa junina, online ou presencial.

Se o seu ramo é moda, aposte nas fantasias para crianças e adultos. Vestidos típicos, camisas xadrez, botas, botinas, chapéus ou mesmo tiaras, laços e outros enfeites temáticos para adornar os cabelos, vale tudo.

Talvez o seu talento seja artístico. Então, pode pensar em apresentação musical com uma banda ou solo, dança de quadrilha em grupo, aulas de forró ou encenação do casamento na roça com um grupo de teatro.

O importante é fazer dessa data um momento de grandes oportunidades.

Como focar no seu público-alvo

Tão importante quanto saber o que vender, é saber para quem. Você sabe qual público quer alcançar? Homens ou mulheres? Adultos, crianças ou idosos?

Conheça bem o seu público-alvo. Entenda o que ele procura para se comunicar melhor e planejar quais meios usar. Uma comunicação eficiente traz melhores resultados.

Como trabalhar a divulgação do seu negócio

Agora que você já sabe o que vender e para quem vender, chegou a hora de definir como alcançar o seu público. De nada adianta ter o produto em mãos se o consumidor não souber da existência dele, certo?

Uma maneira barata e prática de fazer o seu empreendimento ser conhecido é a internet. Há um grande leque de opções, como WhatsApp, Instagram, Facebook, YouTube, TikTok, Twitter, site, e-mail… A lista é grande. Lembra que falamos sobre definir quem é o seu público? É agora que essa informação entra em ação. Para uma divulgação de sucesso, você precisa descobrir onde estão os seus clientes.

O We Are Social e o Hootsuite disponibilizaram dados apontando o Brasil como o terceiro país que mais utiliza as redes sociais, com média de 3h42 de conexão por dia. A pesquisa constata que há pelo menos 150 milhões de brasileiros ativos diariamente na internet.

De acordo com outras pesquisas, o público jovem tende a preferir o Instagram e TikTok, sendo o primeiro o mais usado. Já o público com mais de 60 anos elegeu o WhatsApp como a rede mais utilizada, segundo uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) junto à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Em seguida, vem o Facebook e, em terceiro, o YouTube.

Não se esqueça de explorar também outras opções, como e-mail marketing e website. O Google é uma ferramenta de busca poderosíssima que também pode trazer visibilidade.

Vale estudar se a mídia impressa contempla o seu público-alvo. Em caso afirmativo, você pode apostar em cartões, panfletos, folders e até mesmo cartazes.

Outra maneira de dar visibilidade à sua marca é garantir uma vitrine temática de festa junina. E, aqui, quando se fala em vitrine, trata-se tanto da física quanto da virtual. Garanta que durante junho e julho a sua loja, o seu site ou o seu feed estejam repletos de decorações de festa junina, bandeirinhas, comidas típicas, músicas temáticas e o que mais a imaginação permitir.

Como se planejar para as próximas datas comemorativas

Entenda a festa de São João como uma experiência para abrir portas às próximas festividades. É aqui que você pode conhecer o seu público na prática, entender o que funciona e o que não funciona, estreitar relacionamentos e transformar clientes em fãs.

As próximas datas do calendário são: Dia dos Pais, Dia das Crianças, Halloween, Black Friday e Natal. E nada de esfriar o seu empreendimento entre uma data e outra. Use este período de entressafra para, além de planejar, manter contato com os seus clientes e alimentar as suas redes sociais com conteúdo de qualidade. Lembre-se: quem não é visto não é lembrado.

Reveja o registro e o controle dos seus resultados, estude os acertos e tente corrigir o que não saiu conforme o esperado. Se você trabalha com uma equipe, aproveite e a treine para os meses que estão por vir. Deixe tudo redondinho para arrasar nas próximas festas.

Por fim, tenha em mente que os empreendimentos dependem das pessoas: clientes, funcionários, fornecedores e você. Mantenha um bom relacionamento com elas.

Com todas essas dicas, você já está pronto para arrebentar a boca do balão na festa junina. Compartilhe o conteúdo com quem também está precisando de um empurrão para começar a empreender.

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