A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou rapidamente nosso comportamento em relação ao universo online, e algumas mudanças vieram para ficar.
O modo como trabalhamos, aprendemos e usamos a tecnologia está sendo incorporado cada vez mais rápido a nossa rotina.
Enquanto algumas empresas já estavam crescendo antes mesmo deste cenário, fomos surpreendidos com uma aceleração que levará a um possível “novo normal” mesmo após a crise.
O padrão, quase que necessário, aponta para empresas inovadoras que investem de forma ousada e oportuna em plataformas de venda online.
Os esforços mundiais para conter o surto da Covid-19 mudou os hábitos diários dos consumidores, padrões de consumo, e formas de pensar, resultando em um impulso para a “economia doméstica” e uma nova melhoria nos serviços online que já vinham crescendo.
No Brasil, o crescimento do comércio eletrônico em 2020 foi de 68% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) em parceria com a Neotrust.
Com um salto no faturamento, o comércio eletrônico fez com que as empresas se reinventassem para manter o ritmo de vendas mesmo com a pandemia.
De acordo com a associação, a necessidade somado ao aumento de confiança em relação aos pagamentos online, levaram 20,2 milhões de consumidores a realizarem pela primeira vez uma compra online em 2020 e mais de 150 mil lojas passaram a ofertar os seus serviços em plataforma digitais.
A migração de vendas do comércio físico para o mercado online foi definitivamente transformada e agora não é mais uma tendência, é uma realidade.
As pessoas estão consumindo cada vez mais na internet, e a tendência é que as lojas se adaptem ao novo modelo.
Lojas físicas, e até bancos, precisaram se adaptar ao novo normal e desenvolveram novas formas de vender seus produtos e ofertar seus serviços, tanto por atendimento via serviço de mensagens, como as transações feitas no WhatsApp do BB, e divulgação por mídias sociais quanto por meio de novos e-commerces e participação em marketplaces.
Até as marcas que já possuíam presença no mundo digital também transformaram sua estrutura e funcionamento para atender essa nova demanda e as novas exigências dos usuários.
Os restaurantes, por exemplo, precisaram se reinventar, uma vez que a competitividade não para de crescer.
Consolidação do e-commerce
Em 2020, estudo realizado pelo Mobile Time e Opinion Box, as categorias que mais se destacaram no e-commerce foram:
- refeições – 49%;
- roupas – 43%;
- alimentos – 42%;
- eletrônicos – 33%;
- remédios – 30%.
Com isso, o aumento de opções online, da divulgação e do esforço dos novos empreendedores e de todos os investimentos e inovações feitos por quem já estava no mercado, resultou em uma projeção animadora sobre o consumo pós-pandemia.
Assim, podemos concluir que, ainda que possa parecer um clichê, a realidade é que existe um “novo normal”.
São novas demandas surgindo e o país inteiro se adaptando ao modelo online de compras.
Depois de mais um ano de pandemia, tivemos a consolidação de novos hábitos.
As compras passaram a ser mais online, o envio de presentes é via serviço de entregas ou transportadoras, os cartões são virtuais, os chás de bebês e casamentos são realizados por videochamada, a facilidade de comprar sem a necessidade de desperdício de tempo em trânsito e filas, e muito outros benefícios que foram compreendidos pelos usuários, não deixarão de fazer parte de suas rotinas e escolhas quando a pandemia finalmente acabar.
Vantagens de ser cliente do e-commerce
De acordo com outro estudo, este realizado pela NZN Intelligence, 71% dos brasileiros aumentou o volume de compras online depois da Covid-19.
Mas, por quê? Entender as vantagens da compra online pode trazer um maior conforto para a sua rotina.
O bem-estar, a segurança, a satisfação pessoal e a privacidade são alguns dos benefícios que o e-commerce pode proporcionar na sua vida.
Fácil e sem sair de casa
Estamos no tempo da praticidade. Um dos principais benefícios das compras online é a facilidade na hora de adquirir um produto, principalmente durante a pandemia, ao qual precisamos diminuir os riscos de contágio.
Além disso, os trabalhos domésticos também dividem muito mais o nosso tempo, então cada segundo conta!
O ambiente digital possibilita pesquisas rápidas e um comparativo de preços, tornando a jornada do consumidor bem mais eficiente, isso sem precisar se deslocar.
Opção para quem mora longe
A internet também promove maior flexibilidade para quem mora em áreas isoladas, já que agora, além do comércio local, tem à sua disposição produtos do Brasil inteiro.
Com o aumento da demanda e de empresas no e-commerce, a cobertura de entregas ficou bem maior.
Na hora que você quiser
A disponibilidade e a privacidade são diferenciais: são 24 horas por dia de possibilidade de compra e a intimidade de realizá-la sozinho.
Poder adquirir um produto na hora que quiser, sem ter que depender de ninguém ou ser exposto por vendedores, é excelente.
Inclusive, com a automação do atendimento, também é possível solucionar alguns problemas e dúvidas fora do horário comercial de forma rápida.
Comentários:
Carregando Comentários...