A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus associados, em parceria com o Ministério da Fazenda, lançaram, em 17 de julho, o programa Desenrola Brasil, que tem como principal objetivo reintroduzir pessoas com restrição de crédito na economia, permitindo melhores condições de renegociação de dívidas bancárias.  

O volume de buscas e o interesse pelo programa são também uma oportunidade à atuação de criminosos. Golpistas têm usado o programa no intuito de aplicar golpes por meio de links falsos e engenharia social, que usa técnicas para enganar o cliente e fazer com que ele forneça dados confidenciais, além de realizar transações financeiras para o golpista. 

Olha o golpe 

Os criminosos usam todo tipo de armadilha. As mensagens falsas chegam por e-mail, SMS, redes sociais e anúncios patrocinados nos sites de busca. Estes endereços redirecionam para sites fraudulentos e chatbots de autoatendimento. Para dar mais credibilidade e facilitar o golpe, alguns posts usam, por exemplo, layouts de portais de notícias e vídeos de reportagens sobre o Desenrola Brasil.

O objetivo dos criminosos quase sempre é levar a pessoa a clicar em um link falso. Os golpistas criam páginas falsas com logomarca, temas e cores idênticas às usadas pelo Governo ou pela instituição financeira, para fazer com que as vítimas achem mesmo que estão em uma página legítima.

Ali ele pode, por exemplo, oferecer um desconto exagerado e solicitar informações como o número do cartão de crédito. Se o cliente colocar estas informações, poderá ter o cartão usado para compras indevidas pelos criminosos. Em outros casos, podem enviar um boleto para quitar a dívida, ou oferecer a quitação por meio de um Pix. Nestes casos, a pessoa vai perder o dinheiro e não vai quitar a dívida. Em alguns casos, também é exigido o pagamento de taxas que não existem sob o pretexto de que elas são necessárias para adesão ao programa.

Em um dos anúncios, por exemplo, a publicação diz que o usuário pode ter até 99% de desconto. “Recupere seu crédito e limpe seu nome com o programa Desenrola Brasil, aprovado esta semana. Negocie suas dívidas de forma fácil e rápida, aproveitando descontos exclusivos. Regularize sua situação financeira hoje mesmo!” 

Ainda que a tática mude, o objetivo é sempre o mesmo: roubar os dados e até o dinheiro de pessoas que procuram o programa para sair das dívidas.

Rafael Giovanella, Diretor de Controles Internos e Compliance do Banco do Brasil, participou do programa Melhor da Noite, da Band, e falou sobre os golpes:

Como se proteger? 

As pessoas interessadas em renegociar as dívidas por meio do Desenrola Brasil precisam buscar informações nos canais oficiais dos bancos que aderiram ao programa, como agências, Internet Banking ou aplicativos bancários.

No Banco do Brasil, os clientes podem enviar #renegocie para o WhatsApp BB (61) 4004-0001 ou utilizar o App BB; o Internet Banking – se Pessoa Física, acesse aqui ou se for Pessoa Jurídica acesse aqui; a Central de Relacionamento pelos números 4004 0001 (Capitais) e 0800 729 0001 (demais regiões) e, ainda, toda a rede de Agências do BB.

Fique atento a estas dicas: 

– Verifique, atentamente, o endereço do site. Muitas vezes, o golpista usa domínios com a grafia parecida à da empresa pela qual ele está tentando se passar. 

– Caso a cobrança seja feita em boleto, verifique, na hora de pagar, se o pagamento está sendo efetuado realmente para a instituição financeira com a qual o cliente tem a pendência. 

– Nunca clique em links de e-mails, SMS, WhatsApp ou resultado de site de busca. Digite o endereço da empresa diretamente no navegador. 

 – Verifique, no layout, se há erros de grafia, uso excessivo de maiúsculas ou caracteres especiais, ou má formatação. 

– Desconfie de promessas exageradas e nunca aceite intermediários. 

Assista a mais um trecho do programa Melhor da Noite, da Band:

Saiba mais sobre o Desenrola Brasil 

É o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, instituído pela Medida Provisória nº 1.176, de 5/6/2023, e regulamentado pelo Portaria Normativa MF nº 634, de 27/6/23. O objetivo é incentivar a renegociação de dívidas de Pessoas Físicas inscritas em cadastros de inadimplentes, reduzir o endividamento e reestabelecer a vida financeira da população

O Desenrola Brasil está dividido em dois agrupamentos de públicos: Faixa 1 e Faixa 2. Entenda de qual você faz parte:

Faixa 1 (28/09 a 31/12/2023)

  • Pessoas Físicas com dívidas de até R$ 5 mil, em atraso de 01/01/2019 a 31/12/2022 e negativadas até 31/12/2022;
  • Incluídas no CadÚnico (Cadastro únicos dos beneficiários dos programas sociais do Governo Federal) ou
  • Que possuem renda mensal de até dois salários mínimos.

Na Faixa 1, a negociação será realizada pelo site gov.br, sem nenhum outro intermediário. Para isso, os cidadãos precisam ter cadastro ativo no gov.br, com níveis de conta prata ou ouro. As orientações estão disponíveis aqui.

Faixa 2 (18/07 a 31/12/2023)

  • Abrange demais Pessoas Físicas, com renda mensal igual ou inferior a R$ 20 mil;
  • Dívidas negativadas até 31/12/2023 com registro de negativação ativo até 27/06/2023;

Na Faixa 2, a negociação será operacionalizada por qualquer agente financeiro parte da rede de atendimento do programa.

Para incluir todo mundo, o Banco do Brasil disponibilizou condições especiais aos clientes

Acesse a página solução de dívidas e saiba mais. 

Leia também: 

Conheça os 10 sinais de um golpe digital  

Conheça o golpe da troca de cartão de crédito   

Solicitação para instalação ou atualização do Módulo de Segurança? Não caia nesse golpe!   

Foi vítima de um golpe? Veja o que fazer e saiba como se proteger   

Saiba como criar senhas seguras e evitar golpes   

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...