Conheça o golpe da troca de cartão de crédito

Nem sempre a ação de um vigarista precisa ser sofisticada para ser eficiente. Você já ouviu falar do golpe da troca de cartão? Parece um truque bobo, mas infelizmente é mais frequente do que imagina.

Como esse golpe funciona? Os bandidos se aproveitam de situações corriqueiras, como o uso da maquininha de cartão, principalmente em comércios informais ou mesmo na movimentação nos caixas eletrônicos, para aplicar o golpe.

Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você insere a sua senha na maquininha de compra ou se aproveitam de alguma distração para que, sem perceber, digite-a no campo do valor.  Assim, conseguem memorizar a sua senha e depois, na hora de devolver o cartão, o trocam por um similar. Você só vai perceber a troca ao usá-lo novamente.

A mesma situação pode ocorrer em caixas eletrônicos quando desconhecidos o abordam oferecendo ajuda. É fundamental ficar atento e rejeitar a oferta de ajuda que não seja de um funcionário do banco. O golpista se aproveita de alguma dificuldade ou distração para pegar rapidamente o cartão e depois devolver um que não é o seu enquanto o observa digitando a senha.

Com o cartão e a senha em mãos, o caminho está pronto para que os golpistas façam compras usando o seu dinheiro. Por isso, fique atento às orientações de segurança para manter o seu cartão sempre seguro.

.

.

.

Como cancelar compra no cartão de crédito

Se você identificou uma operação no seu cartão de crédito que não reconhece, entre em contato imediatamente com as centrais de atendimento para informar o banco sobre compra não autorizada e solicitar um novo cartão.

Dicas de prevenção

Quer facilitar a identificação do seu cartão? Que tal fazer uma marca visível no plástico ou colar um adesivo para identificá-lo mais facilmente?

Cheque constantemente a sua fatura, ative as notificações de uso do cartão e proteja os seus dados e a sua senha.  E lembre-se: na hora de usar o cartão e os caixas eletrônicos, não aceite a ajuda de estranhos.

Para mais orientações sobre segurança digital, acesse a Página do BB. Conheça também o Guia de Segurança do BB e confira os episódios do Segurança em Rede, o podcast do BB sobre esse tema.

A informação é a melhor forma de prevenção a fraudes e golpes. Fique atento e ajude a proteger os seus amigos e familiares. Compartilhe as informações.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...