Então chegou o fim de semana e tudo o que você quer é um sofazão, uma série bacaninha para chamar de sua e relaxar! E agora? Escolher a série certa é muito importante. Tão importante, que às vezes você acaba até se perdendo com todas aquelas opções, não é mesmo? 

Então como fazer para não cair na cilada da escolha infinita enquanto a pipoca esfria e o refrigerante esquenta?  

Olhar as avaliações e os comentários, ou pesquisar resenhas em algum site especializado são formas inteligentes de evitar a roubada que é escolher uma série ruim, ou até mesmo não escolher nenhuma por não saber qual vale a pena assistir. 

E não é só na hora de escolher uma boa série que essa estratégia funciona. Quer ver outro tema que tem tudo a ver com isso? Investimentos.  

Imagine que você conseguiu juntar uma grana além da sua reserva de emergência, e quer investir em algo que acredita poder trazer um retorno maior do que um investimento de baixo risco. 

Mas você não acompanha muito o mercado e não sabe bem quais os investimentos que podem apresentar retornos mais interessantes no atual cenário. Então como escolher o melhor investimento?  

Você vai precisar de uma ajudinha para entender quais são as oportunidades naquele momento, considerando os níveis de risco que você está disposto a correr e o tempo que pretende ficar com a grana aplicada.  

É para isso que existem os especialistas em investimentos! Eles são um time superpreparado, certificados por instituições como a ANBIMA e Planejar, que estudam os movimentos do mercado, o cenário econômico e mais uma série de fatores para que seja possível avaliar quais investimentos têm maior potencial de trazer bons retornos para a sua carteira, e quais deles são adequados para atender os seus objetivos. 

Isso mesmo, você já viu em outro Deseconomês que a melhor maneira de equilibrar risco e rentabilidade é diversificando os investimentos, isto é, investindo em várias classes de ativos diferentes. 

Voltando lá na história da série escolhida pra curtir o fim de semana, seria como se você pesquisasse as cinco melhores séries do momento e salvasse todas na sua lista. Afinal, as chances de você não gostar de nenhuma são bem menores do que se você assistisse uma só, não é mesmo? 

Então, uma carteira de investimentos nada mais é do que uma seleção de ativos com características diversas. Por exemplo: uma carteira diversificada pode juntar investimentos em CDB, Tesouro Selic, fundos Multimercado, fundos de ações e um pouquinho de investimentos no exterior. Cada uma dessas aplicações faz parte de uma classe de ativos, que tem riscos e características próprias.

Descomplicando as classes de ativos

As classes de ativos são uma maneira de dividir os investimentos em diferentes grupos de acordo com as suas características em comum. Nas Carteiras Sugeridas BB, as classes de ativos estão divididas da seguinte forma:

Renda fixa

Ativos de renda fixa são aqueles nos quais as regras de remuneração são estabelecidas no momento da aplicação. Eles podem ser pré ou pós-fixados, ou seja, ter a taxa já conhecida previamente ou seguir a variação de um índice de referência como o CDI ou IPCA. Os exemplos mais comuns de investimentos dessa classe são CDBs, Letras de Crédito e Títulos do Tesouro Direto.

Fundos Multimercados

Podemos dizer que estes fundos são bastante ecléticos, pois investem em diferentes opções do mercado e possuem variadas estratégias. O gestor pode selecionar para a carteira do fundo diversos ativos, como renda variável, renda fixa… buscando sempre o melhor desempenho. Assim, é um investimento diversificado dentro de uma única aplicação, que fica sob a gestão de uma instituição especialista no assunto, a gestora, também conhecida por Asset. Prático, não é mesmo?

Renda Variável 

Essa é uma das classes que estão mais sujeitas à volatilidade do mercado, isto é, às variações de preços. Por isso, costuma ter um risco maior, porém, com uma expectativa de retorno mais elevada. Ações, Fundos de Ações, Fundos Imobiliários e ETFs são alguns exemplos de ativos dessa classe.

Investimentos no exterior

Estes são ativos atrelados a empresas ou governos estrangeiros. Você pode comprar esses papéis de forma direta, por meio de corretoras internacionais ou de títulos que representam investimentos estrangeiros, como é o caso dos BDRs. Alguns fundos também investem em ativos no exterior. E eles podem ser tanto de renda fixa, multimercados ou renda variável. Tem pra todo gosto.

Montando sua playlist de investimentos

O segredo do sucesso está na diversificação. Assim, você combina estratégias diferentes, de acordo com o grau de risco que você está disposto a correr, a fim de atingir seus objetivos. E é aí que entra o especialista. 

Ele define a melhor estratégia de alocação para você, isto é, quanto do seu dinheiro deve ser aplicado em cada classe de ativos e em qual momento. Tudo isso com base na sua análise de perfil de investidor e as perspectivas para o mercado. Aqui no BB, os especialistas, inclusive, sugerem os produtos mais indicados dentro de cada classe. 

Essas sugestões são feitas para quatro perfis de investidor diferentes: Conservador, Moderado, Arrojado e Agressivo, de acordo com um modelo criado para cada um deles, seguindo diversas regras e premissas e buscando o melhor equilíbrio entre risco e retorno. 

Resumindo, a Carteira Sugerida é a seleção de diversos ativos, distribuídos de acordo com estratégias específicas e definidas pelo especialista em alocação. É possível conhecê-las e acompanhá-las pela página Carteiras Sugeridas BB

Mas olha só, duas coisas superimportantes antes de sair por aí investindo. Primeira: confira se a sua Análise de Perfil do Investidor está em dia. Geralmente, à medida que você vai conhecendo mais sobre esse universo dos investimentos, é natural que o seu perfil possa mudar. Segunda: em caso de dúvidas, fale com o seu gerente! Ele pode ajudar a entender melhor como essas carteiras funcionam e se são a opção mais adequada para o seu perfil e seus objetivos! 

Curtiu? Então deixe o seu joinha e compartilhe com seus amigos que também querem criar aquela playlist completa de investimentos.  

Leia também:  

Palavra do Especialista: bolas de cristal x bússolas 

O papel dos pais na educação financeira dos filhos 

Escolha os melhores investimentos com a API do BB 

Descubra o que são e como investir em BDRs e ETFs 

Entenda o que são fundos espelho e saiba como investir neles 

O Senhor dos Anéis e a Sociedade da Diversificação dos Investimentos

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...