Fundos de investimento. Ok. Para quem não é íntimo do mercado financeiro, o nome não diz lá muita coisa.

E, se há algum tempo, você já vinha querendo aprender sobre o assunto, chegou a hora.

Um fundo de investimento é uma forma de aplicação financeira formada pela união de vários investidores.

Pense em um grupo de pessoas, no mesmo lugar e com o mesmo objetivo.

Pensou? Agora pega esse exemplo pra ajudar a entender como isso funciona na prática.

Sabe esses sites de compra coletiva? Em geral, neles você encontra bens de consumo e viagens com preços abaixo da média. Isso se dá exatamente por conta do “coletivo”, pois há uma combinação de preço diante de um número mínimo de compradores.

Assim é o investimento em fundos, mas com a vantagem de ter acesso aos títulos que, possivelmente, sozinhos não teriam. 

Isso significa que você vai investir junto com outros aplicadores, todos com o mesmo objetivo, que é buscar lucro a médio ou longo prazo.

Por que escolher fundos?

Com os fundos de investimento você pode aplicar nos diversos ativos disponíveis no mercado financeiro com apenas um único movimento.

Os fundos de investimento podem ser uma excelente oportunidade para diversificar seus investimentos de forma rápida e prática.

E quem toma conta dos fundos?

Quem toma conta dos fundos de investimentos são as instituições financeiras que possuem autorização do Banco Central (Bacen).

Elas fazem a gestão, administram e oferecem essas aplicações.

É importante destacar, que os gestores de fundos de investimento são especialistas que acompanham o mercado bem de pertinho e buscam as melhores oportunidades disponíveis no mercado financeiro nacional e internacional.

Como escolher um fundo de investimento?

Antes de escolher quais fundos investir é importante você saber qual o seu perfil de investidor.

Você pode ser conservador, moderado, arrojado ou agressivo, de acordo com o momento. A partir disso, fica melhor escolher em quais fundos investir.

Não sabe qual é o seu perfil de investidor? Você pode descobrir no seu app do BB. É só ir na área de investimentos e responder um questionário rapidinho.

Nós vamos falar mais sobre os tipos de fundos em uma próxima conversa, mas vale deixar aqui uma listinha dos principais para você saber.

Principais tipos de fundos de investimento

Fundos de renda fixa

Fundos de ações

Fundos multimercado

Fundos cambiais

• Fundos Imobiliários

• Fundos de investimento no exterior

Ah, se você já é cliente BB, pode até aproveitar e conferir quais são os fundos disponíveis para investimento, além disso, também pode acessar as carteiras sugeridas para ajudar na sua decisão ou consultar o seu gerente de relacionamento. 

E o dinheiro vira cota nos fundos de investimento

Quando você opta por um fundo de investimento para aplicar o seu dinheiro, ele se transforma em cotas.

As cotas de um fundo são como fatias de um bolo. Na sequência, o montante de cotas é distribuído entre todos investidores ou cotistas. Essa “fatia do bolo” depende da quantia investida, de forma proporcional.

O valor da cota é atualizado diariamente. O seu saldo é igual a multiplicação desse valor pelo número de cotas que possui. Mas pode ficar tranquilo, pois todo esse cálculo o Banco que faz e mostra tudo pra você no extrato da aplicação. 

Olha a dica!

Antes de fazer qualquer investimento, é fundamental você buscar informação e orientação. Vale a máxima do “perguntar não ofende”.

Boa parte das instituições que oferecem fundos como opção de investimento estão de portas, ou melhor, de canais abertos para atender a todos os interessados.

Além disso, é cada vez mais comum encontrar plataformas online de Educação Financeira que apresentam tutoriais, explicações e análises para quem quer investir, seja em fundos, ações ou em outras opções.

Aqui no BB você encontra os Podcasts Gestão Em Foco disponíveis no Youtube e Spotify e o InvesTalk, vídeos do BB sobre investimentos. Assim, você vai ficar por dentro das reuniões do Copom, das perspectivas de mercado e, é claro, dos fundos de investimento.

Tudo em um papo superlegal e sem economês, com gente que sabe tudo do assunto. Mas vale a máxima do “perguntar não ofende” e se você tiver alguma dúvida, entre em contato com seu gerente de relacionamento ou com os especialistas em investimentos do Banco do Brasil.

Este conteúdo foi útil

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...