O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa, do segundo semestre, de grande relevância para os negócios, sobretudo para as micro e pequenas empresas.
De acordo com o Sebrae, as MPEs representam 99% das companhias no Brasil e respondem por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional.
Em 2022 as vendas tiveram alta de 11,7% na comparação com o mesmo período de 2021, segundo o Índice Cielo Varejo Ampliado (ICVA). O estudo mostrou ainda que o faturamento aumentou 9,2% nas lojas físicas e 33,9% no e-commerce e tudo indica que as expectativas são boas para 2023, principalmente nas vendas on-line, como aponta editorial publicado pela E-commerce Brasil.
O que as pessoas querem comprar?
Um estudo do Google detalhou as intenções de gastos dos consumidores no ano passado. Os números trazem um panorama útil para quem empreende poder se planejar, além de quais serviços e produtos devem ser destacados nas ações de Dia dos Pais. Os itens em destaque em 2022 foram:

Comércio eletrônico pode ser a chave para bons resultados
Seja qual for o seu negócio, ter presença online é fundamental para alcançar públicos, exibir produtos e trabalhar a identidade da marca.
Cabe ao empreendedor avaliar direitinho em que investir tempo e dinheiro na internet. Para o tipo de produto ou serviço vendido é melhor criar um website ou uma conta numa rede social? Em quais plataformas você vai apostar e por quê? Vai ser possível abastecer esses espaços de conteúdos com que frequência?
Qual tipo de pai “dá match” com a sua empresa?
Em datas comemorativas, diversificar é decisivo para alavancar resultados e bater metas. Mesmo que a sua empresa já tenha um público bem definido e fidelizado, abra os horizontes e tente se comunicar com outros círculos.
Comemorações como o Dia dos Pais são ideais para tentar sair um pouco da bolha. Vamos visualizar alguns desses perfis?
– Pai Tecnológico
É sempre bom abrir aquela caixa de eletrônico novo, não é?! Celulares, notebooks, fones de ouvido “diferentões” ou até mesmo uma televisão nova. Está aí um setor que tem tudo para faturar e bem com o Dia dos Pais
– Pai pra toda obra
Sim, muitos pais ainda gostam de fazer aquela pequena reforma ou conserto por conta própria. Ferramentas são sempre um bom presente para aquele pai que gosta de botar a mão na massa, por exemplo.
– Pai tradicional
Calça ou bermuda jeans ou de sarja, sapato, cinto, camisa social, terno, gravata, relógio…o pai tradicional nunca sai de moda, portanto, os setores de vestuário e acessórios masculinos são muito procurados nesta época. Prepare seu estoque!
– Pai aventureiro
Dos esportes mais comuns aos mais radicais, com certeza o pai aventureiro vai gostar daquele tênis novo para trilha ou caminhada, aquela chuteira para o futebol, aquela bike para praticar o “pedal” de todo dia.
– Pai gastronômico
Tem o que ama sair almoçar ou jantar – será uma ótima data para desfrutar de um bom restaurante com a família – e o que gosta de ser o “chef”. Restaurantes, eletrodomésticos ou kits para cozinha estarão em alta.
Qual desses perfis combina mais com o público do seu negócio? Que tal montar kits ou ter um produto específico para cada um desses estilos? Gostou deste conteúdo? Deixe o seu like, diga o que achou nos comentários e acompanhe o Blog BB para outros posts sobre datas comemorativas e empreendedorismo
Comentários:
Carregando Comentários...