Imagine que você está sentado confortavelmente no sofá da sala, jogando GTA RolePlay, um dos jogos de videogame mais populares do mundo.
Nele, você dirige um carro-forte pela cidade, com o destino ao Banco do Brasil. Depois de abastecer o caixa eletrônico, você termina o dia passeando pela exposição Egito Antigo, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Imaginou? A novidade é que isso tudo já é possível. Afinal, estamos falando do metaverso, um ambiente de realidade paralela em que as ações do mundo real são transportadas para o virtual.
E que, agora, o Banco do Brasil faz parte.
Meta o quê?
A palavra meta vem do grego “metá”, e pode ser traduzida como “além” ou “em seguida”.
Foi pensando nas possibilidades desse futuro não muito distante que, em outubro de 2021, Mark Zuckerberg, empresário norte-americano, anunciou que o grupo formado por redes sociais do qual ele é o CEO, dentre elas WhatsApp e Instagram, entrará com os dois pés no metaverso.
De acordo com ele, a primeira grande mudança vai chegar pelo nome de uma das redes sociais mais eminentes do planeta: o Facebook passará a se chamar Meta. E mergulhará progressivamente nos universos de 3D e realidade aumentada e virtual, oferecendo uma experiência nova e imersiva aos usuários.
Desde o anúncio de Zuckerberg, grandes marcas e empresas apressaram-se para participar desse novo mundo. Claro que o Banco do Brasil faz parte do grupo.
Por dentro do jogo
Inúmeros jogos de videogame já utilizam ambientes de metaverso. E um dos mais consagrados entre o público gamer é o Grand Theft Auto, ou como é conhecido, GTA.
Com a evolução da tecnologia, o jogo ganhou uma nova modalidade, o GTA RP (sigla de “roleplay”, que significa interpretação de papéis). Nele, os jogadores escolhem personagens, roupas e interações de acordo com o que é normatizado pelo servidor.
E um dos maiores servidores do famoso game GTA RP do País é o Complexo, onde agora o Banco do Brasil marca presença com dois edifícios virtuais, incluindo uma réplica do prédio da sede, em Brasília.
Você já viu como funciona?
BB no metaverso: uma experiência única
Durante o game, o jogador poderá aproveitar alguns serviços que o BB oferece, exatamente como na vida real.
Além de passear pelo universo criado pelo BB, o usuário pode realizar no mundo virtual operações que são trazidas para o mundo real, como abrir contas e receber benefícios.
E ainda pode se divertir atuando na função de um funcionário do Banco ou até mesmo, como citado acima, pilotando o carro-forte e abastecendo os caixas eletrônicos do BB. No caso, com dinheiro de mentirinha, sem valor fora daquele ambiente.
Isso não é incrível?
Além disso, a presença no Complexo da BB DTVM, empresa líder em gestão de fundos de investimentos, é bastante interessante. E abre possibilidades de interação até então impensáveis.
Com 35 anos de experiência, a companhia vai auxiliar os jogadores a organizar e gerir os fundos de investimento do Complexo e ainda a investir, de acordo com cada perfil.
Ou seja: são interações em um universo virtual que levarão a resultados bem reais! Inclusive para suas finanças.
Quem pode jogar?
Todo mundo que quiser. E pode começar agora.
Para participar, basta seguir os passos a seguir:
- acessar o Discord exclusivo do Complexo, por meio do link complexo.gg;
- cadastrar seu perfil na aba Whitelist do Discord e aguardar a aprovação;
- quando aprovado, baixar e instalar o FiveM (tendo o GTA V já instalado no computador);
- acessar o aplicativo, fazer o login com sua conta e selecionar o servidor do “Complexo”, para jogar.
Presente no futuro
O metaverso ainda está dando seus primeiros passos. Mas já começa a levar a organização e a estrutura do mundo real para quem experimenta esse ambiente digital.
É claro que o BB estaria entre os pioneiros dessa nova tecnologia.
Quanto ao usuário, sendo um jogador experiente ou apenas um amante de novidades, vale a pena mergulhar nesse universo e conhecer um pouquinho do que o futuro nos reserva.
Agora, que tal aproveitar e conhecer as últimas novidades do BB nos esportes eletrônicos?
Live sobre inovação e transformação
No dia 27 de janeiro o Espaço Conceito BB RJ recebeu Monica Magalhães, que é empreendedora, palestrante, educadora, especialista em inovação e transformação. Formada em Harvard, IMD e Maryland, eleita “Mulheres do Agora” pelo prêmio Startse 2021, Monica é uma das maiores referências no Brasil em inovação disruptiva.
Monica apresentou a palestra “Transformação digital e Metaverso”, e usou de pesquisas, projeções e reflexões para falar sobre esse movimento que veio chegando aos poucos, ganhou força com a pandemia e faz cada vez mais parte do nosso dia a dia.
Confira no Canal do Youtube do BB
Comentários:
Carregando Comentários...