As próximas etapas do WSL 2022 estão chegando ao litoral brasileiro. Esta é a oportunidade perfeita para você acompanhar a elite mundial do surfe enquanto aproveita algumas das praias mais paradisíacas do país.

No Banco do Brasil, o apoio ao esporte é um dos pilares mais importantes. Nos mares, não é diferente: das seis etapas da WSL que vão acontecer no país, a instituição é patrocinadora oficial do circuito de Ubatuba e da Challenger Series em Saquarema.

Neste artigo, o Blog BB vai compartilhar quatro dicas de destinos incríveis para curtir o Mundial de Surfe 2022. Além dos principais detalhes sobre o calendário WSL que você precisa saber a fim de acompanhar as competições com os pés na areia. Confira!

WSL 2022 no Brasil: etapas e datas

Antes de apresentar as cidades que vão receber a WSL Brasil e os seus melhores destinos turísticos, vamos explicar como funcionam as diferentes etapas da competição no país.

Para começar: WSL é a sigla de “World Surf League”. Como o próprio nome sugere, trata-se da liga oficial do surfe, responsável pela organização do campeonato mundial.

A premiação do melhor surfista do mundo é definida no Championship Tour (CT). Trata-se de uma espécie de primeira divisão, composta por 50 surfistas (34 da categoria masculina e 16 da feminina) com as melhores pontuações do ranking global.

Contudo, para que a disputa seja realmente justa em nível internacional, a agenda da WSL conta com diversas categorias intermediárias. Nessas séries, centenas de outros atletas competem a fim de acumular pontos e definir quais serão os próximos a fazer parte do seleto grupo de elite.

Aqueles que estão começando a sua caminhada rumo ao Championship Tour devem, primeiro, competir nas etapas WSL conhecidas como Qualifying Series (QS). Depois, nas Challenger Series (CS).

No começo, os surfistas participam das etapas QS 1000, qualificatórias e valem mil pontos cada. Os melhores partem para as QS 3000 e 5000, que valem mais pontos no ranking.

Os melhores colocados vão para a próxima etapa WSL, a Série Desafiante. As vitórias na CS valem dez mil pontos. Os dez primeiros colocados são convidados, então, a participar do Championship Tour e buscar o sonhado título mundial.

Além dessas, ainda há outras categorias paralelas, como o Longboard Tour e as disputas dos juniores. A seguir, entenda mais detalhes sobre cada uma e veja quais competições da WSL 2022 vão acontecer no Brasil.

Oi Rio Pro: de 23 a 30 de junho

Local:

● Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil

Etapas:

● Men’s Championship Tour
● Women’s Championship Tour

No Championship Tour, os principais surfistas competem nas melhores ondas, em busca do principal título mundial do esporte. A WSL é a primeira liga internacional a equalizar os seus prêmios. O campeonato paga os mesmos valores nas premiações masculinas e femininas.

Circuito Banco do Brasil de Surfe: de 25 a 28 de agosto

Local:

● Praia de Itamambuca, Ubatuba, São Paulo, Brasil

Etapas:

Women’s Qualifying Series
Men’s Qualifying Series

Os eventos das Qualifying Series reúnem talentos aspirantes dos sete cantos do globo. América do Sul, África, Ásia, Austrália/Oceania, Europa, Havaí/Tahiti e América do Norte têm as suas próprias qualificatórias para o Championship Tour.

Alagoas Surf Pro Francês Longboard Pro: de 6 a 11 de setembro

Local:

● Praia do Francês, Alagoas, Brasil

Etapas:

Men’s Longboard Tour
Women’s Longboard Tour
Men’s Junior Tour
Women’s Junior Tour

O Longboard Tour é dedicado aos pranchões a partir de 9’. A categoria celebra uma das expressões mais tradicionais do surfe, constantemente atualizada com novas abordagens pelos competidores que buscam o título de campeão mundial de long.

Saquarema Surf Festival: de 19 a 25 de setembro

Local:

● Praia de Itaúna, Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil

Etapas:

Men’s Longboard Tour
Women’s Longboard Tour
Men’s Junior Tour
Women’s Junior Tour

Já a Junior Tour é composta por jovens talentos do surfe. Eles competem, regionalmente, por uma vaga no WSL Junior Championship. Os vencedores do mundial de juniores se juntam aos campeões anteriores em convites especiais para as etapas da Challenger Series.

Corona Saquarema Pro: de 1º a 8 de novembro

Local:

● Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil

Etapas:

Men’s Challenger Series
Women’s Challenger Series

As Challenger Series funcionam como uma plataforma de lançamento da liga WSL para o Championship Tour. Nelas, a próxima geração de talentos de elite compete contra surfistas estabelecidos por 15 vagas especiais no mundial (dez masculinas e cinco femininas).

Destinos incríveis para você aproveitar e assistir às etapas da WSL ao vivo

Ficou empolgado para acompanhar a WSL 2022? Visite os destinos brasileiros que vão receber a tour da World Surf League neste ano e aproveite, bem de perto, todas as emoções da elite do surfe.

A seguir, preparamos um breve compilado de informações sobre as cidades e praias que vão receber as etapas do campeonato. Saiba mais sobre cada uma e comece o planejamento da sua viagem.

Rio de Janeiro (RJ)

O Rio de Janeiro dispensa apresentações. A capital fluminense recebe turistas de todo o mundo, atraídos pelo clima quente, pela alegria do seu povo e pelas paisagens incríveis que dão à metrópole o título de Cidade Maravilhosa. Entre os pontos turísticos mais procurados, estão:

● Cristo Redentor
● Pão de Açúcar
● Jardim Botânico
● Maracanã
● Museu do Amanhã

A WSL 2022 vai acontecer na Prainha, localizada na Praia do Recreio, Barra da Tijuca. Trata-se de um dos principais paraísos do surfe carioca. A pequena faixa de areia, a Mata Atlântica nos morros e o mar exuberante criam uma paisagem de tirar o fôlego.

Ubatuba (SP)

Com mais de 100 praias, diversas trilhas e excelentes atrativos histórico-culturais, Ubatuba é perfeita para quem deseja descansar, praticar esportes, mergulhar, passear de barco ou conhecer ilhas paradisíacas. Os pontos preferidos dos turistas incluem:

● Ilha das Couves
● Castelo dos Arautos
● Rua Guarani
● Ilha Anchieta
● Ruínas da Lagoinha

Situada a 16 km do centro de Ubatuba, a Praia de Itamambuca é uma das mais famosas da cidade e receberá a WSL 2022. Além das ondas perfeitas para os surfistas, o local também é ótimo para os visitantes, com infraestrutura a quem deseja passar o dia ou se hospedar.

Legenda: Ubatuba, São Paulo, Brasil

Marechal Deodoro (AL)

Considerada Patrimônio Histórico Nacional, Marechal Deodoro se diferencia pela riqueza histórica, com enorme acervo de casas coloniais preservadas. Há também os atrativos naturais, em que se destacam as suas lindas praias. Os pontos turísticos mais famosos são:

● Igreja Santa Maria Madalena
● Praia do Saco
● Casa Natal de Marechal Deodoro da Fonseca
● Centro Histórico
● Mercado das rendas

A Praia do Francês é uma das mais belas do litoral alagoano. Visitada por pessoas de todo o mundo, ela conta com uma grande barreira de corais, que formam uma piscina natural ótima para banhistas. No outro canto, oferece ondas perfeitas aos surfistas da WSL 2022.

Legenda: Praia do Francês, Alagoas, Brasil

Saquarema (RJ)

Se o Brasil é o país do surfe, Saquarema é a Capital Nacional do esporte. Situada na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, fica a cerca de 110 km da capital. As ondas agitadas chegam a três metros de altura e se tornam um paraíso aos surfistas. Para os turistas, vale conhecer:

● Mirante Morro da Cruz
● Praia da Barrinha
● Cachoeira do Roncador
● Sítio Arqueológico Sambaqui da Beirada
● Lagoa de Saquarema

Legenda: Saquarema, Rio de Janeiro, Brasil

A WSL Saquarema 2022 tem etapa em Itaúna. As suas ondas a tornam uma das melhores praias de surfe do país. Enquanto isso, a larga faixa de areia garante espaço excelente aos visitantes que desejam curtir o local e conferir o campeonato.

Gostou de saber mais sobre a WSL 2022 e conhecer os seus melhores destinos? Agora é só arrumar as malas, curtir a viagem e torcer pelos seus atletas favoritos. Clique aqui e veja sobre os esportes patrocinados pelo Banco do Brasil.

Se gostou do conteúdo do Blog BB, deixe o seu 👍e coloque nos comentários para quem vai sua torcida neste campeonato.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...