No mundo conectado em que vivemos as redes Wi-Fi públicas são muito convenientes, pois oferecem acesso rápido à internet quando estamos fora de casa. Com elas é possível trabalhar ou socializar em cafés e restaurantes, comunicar-se com familiares em aeroportos, acessar a internet para estudar, trabalhar ou pesquisar em bibliotecas e espaços públicos, conectar serviços de streaming e redes sociais em hotéis, assim como aproveitar a conexão para se entreter ou comunicar em parques e praças públicas.

São muitas as possibilidades de uso das redes Wi-Fi públicas. Uma comodidade que pode facilitar muito quando não é possível ou se quer economizar a utilização de dados móveis.

É seguro conectar em Wi-Fi público?

Apesar do conforto ao utilizar o Wi-Fi público, você sabia que os dados enviados para esse tipo de rede são mais fáceis de serem interceptados por fraudadores?

Diferente das redes privadas, qualquer pessoa pode se conectar por meio de redes Wi-Fi públicas, uma vez que não é necessário se autenticar.

Redes abertas geralmente não criptografam os dados transmitidos, isso quer dizer que há a possibilidade de monitoramento das suas atividades online e de que qualquer informação enviada ou recebida possa ser interceptada por terceiros, como senhas, informações de cartão de crédito e comunicações pessoais, comprometendo sua privacidade. Existe ainda o risco de criminosos criarem uma rede Wi-Fi falsa, com nome similar a rede legítima, para atrair usuários desavisados e capturar suas informações.

Como evitar riscos à segurança em redes Wi-Fi públicas

Você pode aproveitar toda a comodidade e facilidade que as redes Wi-fi oferecem, mas sempre lembrando que é preciso ter cautela. Para te ajudar a se manter sempre seguro, o Blog preparou algumas dicas de segurança. Confira:

  • Use um aplicativo VPN (Virtual Private Network), ele criptografa suas informações tornando-as ilegíveis para terceiros.
  • Use sempre um antivírus. Apesar de não impedir a interceptação de dados pessoais da interceptação, pode proteger seu dispositivo de vários tipos de malwares.
  • Ative o firewall, ele pode salvar seu laptop de pacotes de dados suspeitos.
  • Mantenha seu sistema operacional, navegador e aplicativos de segurança atualizados.
  • Não compartilhe arquivos quando estiver utilizando redes abertas.
  • Desconecte-se da rede ao finalizar sua utilização (não use a conexão automática).
  • Cuidado com janelas de pop-up quando estiver utilizando uma rede Wi-Fi pública. Criminosos costumam criar janelas de pop-up falsas oferecendo atualizações de software, que ao serem clicadas podem instalar, sem que você perceba, um malware em seu equipamento.

Para mais orientações sobre segurança digital, acesse a Página do BB e conheça o Guia de Segurança do BB.

Leia também:

Golpe do falso e-mail: fique atento e proteja-se

Conheça os 10 sinais de um golpe digital 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...