A terceira fase do Open Banking está prevista para começar ainda neste mês, a partir de 29/10.
Além de compartilhar dados cadastrais de contas, cartões de crédito, empréstimos e financiamentos de forma segura, será possível pagar contas e fazer transferências bancárias fora do internet banking ou do aplicativo do banco por meio do serviço de iniciação de transação de pagamento.
É importante relembrar que o compartilhamento das suas informações é opcional, e somente você pode solicitá-lo.
Além disso, cada consentimento vale apenas para a troca de dados específicos, aqueles escolhidos por você, que também tem autonomia para definir a finalidade e o prazo de validade a cada compartilhamento.
Mas você deve estar pensando: onde eu verifico os consentimentos que já realizei? Assim como todas as operações no Open Banking, essa também é muito simples.
As instituições participantes do Sistema Financeiro Aberto desenvolveram ambientes em que o usuário pode encontrar as informações referentes aos seus compartilhamentos de dados, ativos ou expirados.
No internet banking ou no aplicativo do Banco do Brasil, por exemplo, essas informações estão no menu Open Banking. Nesse espaço, os clientes têm acesso à seção Meus Compartilhamentos, na qual é possível ver os dados recebidos e transmitidos pelo BB, bem como os seus respectivos detalhes.
Lá o Banco do Brasil também oferece total autonomia na gestão dos seus compartilhamentos por meio de opções de renovação e revogação para você exercer plenamente o seu poder sobre os seus dados. Tudo muito prático, com a transparência e segurança merecidas!
Nova fase, inúmeras possibilidades
A chegada da terceira fase do Open Banking abrirá as portas para que as instituições financeiras iniciem uma interação ainda mais direta com os clientes.
Conforme o Open Banking avança, quem compartilhou dados com o BB receberá propostas de crédito, de investimentos e de outros serviços ainda mais personalizadas, além de condições aderentes ao seu perfil e momento de vida.
E se você tem um negócio, já sabe que as empresas também se beneficiarão dessas vantagens. Ao utilizar o serviço de iniciação de pagamentos do BB, que será disponibilizado em breve, as opções para receber o pagamento dos clientes que não usam cartão de crédito serão ampliadas.
Os seus clientes poderão realizar compras debitando à sua conta em qualquer banco, com mais facilidade e uma jornada fluida, que tende a trazer um índice de conversão muito melhor que o de um boleto, por exemplo.
Outra perspectiva gerada pelo Open Banking é a de reunir, em um único aplicativo, os dados das contas que o cliente tem em diferentes bancos. Assim, as informações são consolidadas, e o consumidor acessa uma visão agregada e completa da sua vida financeira.
Em breve, essa funcionalidade também estará disponível no app do Banco do Brasil e no BB Digital PJ, com duas versões da solução: uma desenvolvida sob medida para a sua gestão pessoal e outra especialmente pensada para otimizar a gestão das empresas.
Um verdadeiro gerenciador financeiro estará à sua disposição. Nele, será possível administrar e manter o controle das finanças de forma muito mais fácil, independentemente de onde está o seu dinheiro.
Você poderá, por exemplo, acompanhar o seu orçamento mensal, todos os lançamentos dos seus cartões de crédito e das suas contas de diferentes bancos, inclusive movimentando recursos entre elas.
Tudo em uma só tela, com lançamentos classificados em grupos por finalidade de consumo segundo o seu perfil de consumidor. E isso é só o começo das novas soluções que o BB está desenvolvendo para você!
Gostou das novidades sobre o funcionamento do Open Banking no Brasil? Fale pra gente a sua opinião sobre as novas possibilidades e o que gostaria de ver por aqui!
Comentários:
Carregando Comentários...