Conteúdo atualizado em 14 nov. 2022
Assim, de bate-pronto, você consegue dizer o nome de 10 pessoas que talvez nunca tenham comprado online? Difícil, né? Hoje em dia é uma tarefa quase impossível encontrar alguém que não tenha aproveitado as facilidades de uma compra a um clique de distância. Em especial, no momento em que estamos vivendo.
Não à toa, o comércio eletrônico nacional cresceu 73,88% em 2020. Isso de acordo com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net). Curiosamente, apesar desse crescimento, o número de fraudes teve uma leve queda, em relação a 2019, e foi de 2,52% para 2,07% das transações, segundo a Konduto, empresa especializada em monitoramento de fraudes online.
Eu compro, tu compras, geral tá comprando
E o que já passou pelo seu carrinho de compras online? Um novo smartphone, um videogame ou coisinhas pra enfeitar a casa? Talvez um conjunto de hashis, aqueles pauzinhos de comida japonesa, no formato de sabre de luz? Ah, aposto que é roupinha pro bebê que tá chegando…
Enfim, nesse mundo que é a internet, não falta opção. Não importa quais são os seus gostos pessoais ou o que você quer comprar. O que importa é que você tenha segurança na hora de comprar online. E isso é o que você não pode esquecer, mesmo com promessas de economia e agilidade ou comodidade na entrega.
Sabendo que tem um pessoal por aí bem rápido em encontrar novos jeitos de tirar proveito de quem compra na internet, reunimos aqui alguns toques pra ninguém cair nas cilad@s da vida online.
Olha o golpe!
É muito comum golpistas “testarem” o uso ilegal do seu cartão. Imagine que, de alguma forma, conseguiram os dados do seu cartão. Antes de realizar alguma compra grande, podem tentar algo de pequeno valor. Se rolar, vão seguir comprando até você bloquear o cartão.
Então, seja qual for o valor, se não reconhecer a compra, entre em contato imediato com a Central de Atendimento do seu cartão. Se você é cliente BB, pode bloquear na hora pelo próprio app. Ou ligar para 4004 0001 ou 0800 729 0001, e solicitar o bloqueio do cartão junto da contestação da compra.
Mantenha-se atento à sua fatura e aos avisos de compra por SMS ou pelo app.
Proteção redobrada
O seu banco e as bandeiras de cartão têm um papel fundamental na segurança das compras online. O Banco do Brasil, por exemplo, foi o primeiro na América Latina a implementar o último protocolo de segurança para pagamentos online 3 DS 2.0. O nome, que até lembra um robô de Star Wars, significa 3 Domínios de Segurança – do receptor (vendedor), do emissor (comprador) e da internet. Sua função é reduzir os riscos de fraudes ao autenticar a identidade do titular do cartão e melhorar a experiência de compra online, porque agiliza a operação.
Para garantir ainda mais a sua segurança, também existe o cartão virtual. Com ele, é como se você pudesse gerar um cartão novo para cada compra na internet – inclusive para pagar aquela assinatura das plataformas de streaming de vídeo e áudio que você curte. Isso porque ele tem um número e um código de segurança próprios, o que ajuda a preservar os dados do seu cartão principal.
No BB, o cartão virtual atende pelo nome Ourocard-e, que pode ser solicitado direto no app.
Ah, uma coisa bem importante que você pode e deve fazer é denunciar. Se você descobrir algum perfil ou página falsa de e-commerces em geral, vendedores isolados ou marketplaces nas redes sociais, avise na mesma hora! Essa denúncia é feita na própria plataforma ou rede. Assim você ajuda mais pessoas a evitarem os golpes.
Veja a segurança dos sites no Google Transparency Report e confira o seu CPF no Serasa Consumidor. Fique de olho!
Os golpes estão cada vez mais elaborados, né? Quer saber como se proteger da nova armadilha referente aos valores a receber do Banco Central? E se o seu celular for roubado? Sabe o que fazer para não ter mais prejuízos? Aqui no Blog BB, tem uma editoria só sobre Segurança Digital para ajudá-lo a se proteger das fraudes e dos golpes que estão cada vez mais comuns.
Comentários:
Carregando Comentários...