Conteúdo atualizado em 16 de maio de 2023.
Jorge Lucas é um personagem fictício. Mas a sua história é construída a partir de diversos relatos de pessoas reais que já foram vítimas de algum golpe.
E como as fraudes eletrônicas ficam cada vez mais sofisticadas e frequentes, é muito provável que você conheça algum caso bem semelhante.
Jorge Lucas é bastante ativo em suas redes sociais. No Instagram publica fotos de jantares, viagens e conquistas. No LinkedIn, cita promoções, projetos e contatos, claro. E-mail e telefone, para o caso de alguma sondagem profissional.
No início da semana, Jorge recebeu um SMS do banco informando que sua conta seria bloqueada. Pior, na véspera de uma viagem. Mais que depressa, clicou no link, informou dados como CPF, agência, conta e endereço. Alívio, pois tudo parecia certo.
Na semana seguinte, Jorge recebeu um e-mail da fabricante do seu carro, convidando para o evento de lançamento de um novo modelo. Público exclusivo, dizia a mensagem. Lá, ele poderia entrar na lista de futuros compradores, com um excelente desconto. Para isso, ele precisava responder uma pesquisa sobre seu padrão de vida, faixa salarial e investimentos. Uma ótima oportunidade, já que ele queria mesmo trocar de carro.
Mais alguns dias se passaram e Jorge recebeu a ligação do seu banco. Havia uma compra no seu cartão com valor bem alto e queriam confirmar se ele mesmo tinha feito. Não, ele não tinha feito aquela compra. A atendente então solicitou alguns dados para que o lançamento fosse bloqueado de imediato. Jorge informou os dados do cartão e a senha da conta.
Você já imagina como acaba essa história, não é? O SMS do banco, o e-mail do fabricante de carro e o contato telefônico eram de remetentes falsos e foram usados para capturar as informações de que o criminoso precisava.
As ações isoladas, além de não causarem suspeitas em Jorge, ainda o induziram a informar os dados sigilosos da sua conta, que foram usados no golpe.
Como se proteger de fraudes eletrônicas?
A situação descrita acima ocorre, na prática, com poucas diferenças, em muitas tentativas de golpes. Uma característica comum é que os golpistas fazem a lição de casa. Em perfis abertos das redes sociais, conseguem descobrir facilmente onde a vítima trabalha, em que escola o filho estuda e qual seu padrão de vida.
Apesar de ser uma informação relevante para quem presta um serviço ou pode estar aberto a novas oportunidades de trabalho, o número de telefone pessoal é um dado sensível, que muitas vezes está exposto nas redes sociais.
Além dos cuidados com senhas e credenciais, nas redes sociais é preciso resguardar um certo sigilo sobre dados pessoais. Por isso, é importante prestar atenção às configurações de privacidade. Evite deixar públicas informações como e-mail, endereço, telefone ou CPF.



Quais os tipos mais comuns de fraudes eletrônicas?
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em setembro de 2022 e divulgado em dezembro mostrou que 8,4 milhões de brasileiros sofrem algum tipo de golpe nos doze meses anteriores.
O principal golpe foi a clonagem de cartão de crédito ou débito, com 8%. A transferência de dinheiro para alguém que se passou por familiar ou amigo representou 4%.
Transações bancárias feitas sem autorização do titular, como pagamentos, transferências e saques, também registraram 4%, mesma porcentagem de financiamentos feitos por terceiros com documentos falsos, roubados ou obtidos de maneira ilegal.
Gostou dessas dicas de segurança digital? Sabe onde você pode encontrar muitas outras como essas? No podcast BB Segurança em Rede, aqui mesmo no Blog BB: de um jeito leve e descomplicado, abordamos temas como o golpe da falsa central, os benefícios da biometria, os perigos do phishing, os cuidados com as senhas e dicas para manter a conta segura e muito mais.
Então aproveite para ouvir e compartilhar com amigos e parentes. Você pode ajudar muita gente assim. A informação é sempre a melhor forma de evitar golpes.
Para outras dicas valiosas, você também pode consultar o Guia de Segurança do BB.
Gostou desse conteúdo? Dê um like nessa matéria e fique por dentro!
Leia também:
Solicitação para instalação ou atualização do Módulo de Segurança? Não caia nesse golpe!
Gamers na mira de cibercriminosos: como se proteger?
Dados pessoais: veja dicas de como proteger as suas informações na internet
Caiu na rede, pode ser golpe: o uso das redes sociais para aplicar fraudes na internet
Saiba como instalar o Módulo de Segurança do BB
Comentários:
Carregando Comentários...
Miriam da silva santos:
18/01/2024 14:14
Valor. Fatura de cordo
APARECIDA FERNANDES GUELA:
12/01/2024 19:58
Já fui vítima de vários golpes
Lena mara da silva jesus:
29/12/2023 11:41
Foi ótimo obrigada
Osmarildo santos oliveira:
28/12/2023 11:05
Proteção 100 por cento massa
João Jairo Bonanomi:
28/12/2023 05:23
é constante receber telefonemas do BB DDD variado com nº 400440001, e, 0800 729 0001. Irei também contatar a agência da minha conta corrente e agência daqui no bairro kobrasol de São José, SC. Atenciosamente
BlogBB:
02/01/2024 10:49
Isso mesmo, João. É sempre bom estar atento! 👀 Se desconfiar que é golpe, acione um dos nossos canais oficiais de atendimento: http://www.bb.com.br/atendimento 💛💙
Lembrando que o número de contato da Central de Relacionamento BB, o 4004-0001, não efetua ligação em nenhuma situação. O número, no entanto, é utilizado de maneira ativa para envio de mensagens SMS e para contato via WhatsApp (DDD 61), caso o cliente tenha habilitado os serviços.
Erivania:
27/12/2023 19:11
Oi
Angela:
27/12/2023 15:47
Fui vítima destes golpes semana passada.
BlogBB:
02/01/2024 10:50
Lamentamos pelo ocorrido, Angela 😕 Caso precise de auxílio, por favor, chame a gente pelas páginas oficiais do BB no Facebook (Messenger) ou Instagram (Direct), enviando #atendimentoBB, ou contate o SAC (0800 729 0722) para verificarmos seu caso.
Viviane Silva das Santos:
16/01/2023 06:25
Não consegui mais ter acesso à minha conta faz muitos anos queria conseguir novamente usar
BlogBB:
20/01/2023 12:26
Oi, Viviane! Por favor, chame a gente pelas páginas oficiais do Banco do Brasil no Facebook (Messenger), Twitter (DM) ou Instagram (Direct), enviando #atendimentoBB, ou contate o SAC (0800 729 0722) para verificarmos seu caso e a melhor forma de te auxiliar.
Luana Barboza dos santos:
14/06/2022 06:28
Presizo do número da minha conta e da agência. Perdi o celula e não anotei os números.
Como Fasso pra consegui entra no App no célula.
Meu cartão ainda não chegou pois meu CP ficou errado
BlogBB:
15/06/2022 10:48
Olá Luana! Envie a #atendimentoBB pela nossa página oficial no Facebook (via Messenger) ou Twitter (via DM) que verificamos a melhor forma de lhe ajudar. Caso prefira também estamos à disposição através do SAC BB no número 0800-729-0722.
Antônio Souza:
12/06/2022 10:19
Quero um cartão
BlogBB:
15/06/2022 10:56
Oi Antônio! Você pode pedir o seu cartão pelo App BB, se você já tiver conta aqui com a gente é só acessar ela pelo App BB e clicar no menu “Cartão > Solicitar Cartão de Crédito” e se você não tiver a conta é só instalar o App BB no seu celular e clicar na opção “Produtos para mim”.