Qual é o maior desafio de ser uma mulher empreendedora? Provavelmente, você conseguiu pensar em vários, mas um obstáculo muito comum enfrentado pelas empreendedoras brasileiras é conseguir impulsionar o crescimento dos negócios. Afinal, iniciar um empreendimento é apenas o primeiro passo, e a jornada para se consolidar e crescer pode ser complexa e bastante trabalhosa.
Com a intenção de ajudar você a superar essa barreira, o Blog BB preparou um conteúdo com dicas de como impulsionar o seu negócio de forma eficiente para que a sua empresa alcance o sucesso e se mantenha no topo. Confira!
Como saber se chegou o momento de expandir os negócios?
Se há grande demanda pelos seus produtos ou os seus serviços estão sendo muito requisitados, você está recebendo feedback positivo dos clientes e já está com dificuldade de atender às demandas, essas situações podem ser um sinal de que chegou o momento de expandir e impulsionar o seu negócio para o próximo nível.
Porém, mais do que focar somente na expansão dos negócios, é necessário entender como fazer isso de maneira organizada e planejada, para a sua empresa se manter sólida e lucrativa. E, assim como nas finanças pessoais, o caminho rumo ao sucesso começa com um bom planejamento, adoção de boas práticas, controle e estratégias adequadas.
Para Patrícia Marins, educadora financeira e gerente de relacionamento do Banco do Brasil, se organizar e ter plano estratégico é fundamental a quem está tentando impulsionar a empresa. “Para conseguir identificar oportunidades e aproveitá-las, você precisa fazer um alinhamento da sua estratégia. Quando você coloca a estratégia para funcionar, você aproveita as oportunidades que chegam.”
Dicas práticas para aplicar no seu negócio
No intuito de desenvolver a sua empresa economicamente, é preciso levar algumas coisas em consideração para que isso seja sustentável a curto, médio e longo prazo. Além disso, é importante aliar as suas expectativas e metas com o cenário atual do seu negócio.
Segundo Patrícia, é preciso compreender que o compromisso com o trabalho é fundamental. “As mulheres, muitas vezes, vêm de uma jornada dupla, às vezes tripla. Então o compromisso com o trabalho é muito importante. Também é essencial entender que a empresa não vai começar no lucro e que o dinheiro deve ser reinvestido no negócio para que esse lucro seja obtido”, ressalta.
Por isso, algumas estratégias podem fazer toda a diferença nessa jornada. Veja algumas a seguir.
• Conheça o seu plano de negócios – o seu plano de negócios está atualizado? As suas metas, estratégias e atividades são realistas? Procure mantê-lo alinhado com as suas necessidades e expectativas, pois esse planejamento guiará os passos da sua empresa.
• Faça um panorama – como anda a sua empresa? Sabe quais são os pontos fortes ou fracos do seu negócio? Liste e identifique esses aspectos para compreender melhor quais são as oportunidades que você pode aproveitar e se atentar às possíveis ameaças.
• Defina metas – você sabe aonde quer chegar? Assim como no planejamento financeiro pessoal, é importante estabelecer metas a curto, médio e longo prazo que sejam claras e realistas com o dia a dia da sua empresa.
• Conheça ainda mais o seu público – continue a entender o seu público-alvo. Quais são as necessidades e preferências? É importante se manter atualizada sobre as tendências do seu setor e ficar atenta às mudanças no comportamento do consumidor para identificar oportunidades de inovar e se diferenciar dos demais.
• Invista em marketing – quem não é visto não é lembrado. Por isso, desenvolva e execute uma estratégia de marketing eficaz para aumentar a visibilidade da sua marca e atrair novos clientes. Isso pode incluir marketing digital, eventos de networking, parcerias estratégicas, anúncios em rádio e TV, e muito mais.
• Procure oportunidades – a sua empresa pode oferecer mais? Identifique oportunidades de expansão de mercado com uma pesquisa detalhada. Você pode ofertar novos produtos ou serviços, incrementar algo a mais nos produtos já existentes, expandir para uma região ou estado diferente, começar a vender na internet ou até melhorar a sua presença online.
• Use a tecnologia a seu favor – se você pudesse economizar 15 minutos por dia em uma tarefa utilizando apenas a tecnologia, isso seria muito bom, né? A boa notícia é que diversas ferramentas otimizam processos e podem ajudar você a economizar tempo e dinheiro.
Um exemplo é o Painel PJ do BB. Lá dentro, você tem acesso a diversos serviços, como auxílio à gestão do fluxo de caixa, informações sobre vendas, boletos, planejamento financeiro para as micro e pequenas empresas e muito mais. Tudo isso de forma simples e intuitiva.
• Busque parcerias estratégicas – conhece alguma outra empresa alinhada com a sua? Que tal propor parceria? Colaborar com outros negócios pode trazer vantagens para você e os seus clientes. Fique sempre de olho no que os outros empreendedores estão fazendo.
• Invista em capacitação – outra dica é olhar para dentro. Procure formas de capacitar os seus colaboradores. Assim, todos desenvolvem habilidades que podem ajudar no impulso da empresa. Você trabalha sozinha? Então invista em cursos e treinamentos com o intuito de se aprimorar ainda mais.
• Mantenha-se atenta – esteja preparada para se adaptar às mudanças do mercado e às necessidades dos clientes. As coisas mudam e evoluem. Por isso, procure ser ágil e ajuste as suas estratégias conforme o necessário com a intenção de alcançar os objetivos de crescimento traçados.
Como medir o progresso e saber se está dando certo?
Identificou o momento de crescer, aplicou algumas estratégias e agora quer saber se está dando certo? Para isso, existem algumas métricas e indicadores-chave de desempenho (KPIs) que podem ajudar você a monitorar o progresso do seu plano de ação.
Mas, antes de tudo, estabeleça metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (conhecidas como metas SMART) para ter uma base e conseguir avaliar o progresso de seu empreendimento.
Além disso, mantenha os dados sempre atualizados para que os resultados colhidos sejam confiáveis. Esses números vão ajudar você na hora de tomar decisões, identificar o que deve ser melhorado, corrigir gargalos e definir qual caminho seguir.
Veja, a seguir, algumas métricas que você pode utilizar.
– Faturamento: é usado para avaliar o desempenho financeiro da empresa. É considerado o valor total das vendas durante um período, sem considerar os custos. É com esse número que você poderá calcular o valor da sua receita líquida e da margem de lucro.
– Retorno sobre o Investimento (ROI): essa métrica é utilizada para determinar o ganho da empresa com determinado investimento. Com fórmula própria, esse indicador determina se algumas aplicações feitas pela empresa estão valendo a pena. O ROI, geralmente, é usado para medir o retorno dos investimentos em ações de marketing, por exemplo.
Para calcular o ROI, você precisa de duas informações.
1 – Quanto dinheiro você ganhou com o investimento, isto é, a receita.
2 – Quanto dinheiro você gastou para investir, ou seja, o custo do investimento.
A fórmula básica é: ROI = (Receita – custo do investimento) X 100%
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀custo do investimento
Então, se gastou R$ 100 em publicidade nas redes sociais, e isso gerou R$ 500 em vendas adicionais, o cálculo seria: ROI = (500 – 100 ÷ 100 x 100%), que é igual a 400%. Ou seja, para cada R$ 1 investido em publicidade, você obteve R$ 4 de retorno em vendas.
– Custo de Aquisição de Cliente (CAC): quer saber quanto custa para a sua empresa adquirir um novo cliente? O CAC ajuda você com isso. O cálculo é feito somando o investimento em marketing e em vendas, e dividindo pelo número de novos clientes.
A fórmula básica fica assim: CAC = investimento total com marketing e vendas
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀número de novos clientes conquistados
Para que o cálculo seja mais efetivo, escolha um período de análise (pode ser um mês, trimestre ou ano), some todos os custos associados ao marketing e às vendas, e, por fim, confira a quantidade de novos clientes adquiridos durante esse tempo.
Para um exemplo prático, imagine que a sua empresa gastou R$ 10 mil em marketing e vendas durante um mês e adquiriu 100 novos clientes nesse mesmo período. O cálculo do CAC seria 10.000 ÷ 100, que é igual a 100. Ou seja, em média, o seu negócio gasta R$ 100 para obter um novo cliente.
– Índice de Satisfação do Cliente: nada melhor do que saber se o seu cliente está satisfeito com os seus serviços, certo? Você pode medir esse índice por meio de avaliações dos clientes na internet e de pesquisas de satisfação. Entender a necessidade do seu cliente vai ajudá-la na hora de montar um plano de ação sustentável.
Conheça a plataforma Mulheres no Topo
A vontade de Patrícia Marins de voltar a empreender veio depois de 30 anos. Ela queria ajudar outras pessoas. No começo, foi por meio da criação de uma rede de apoio para a doação de cestas básicas. Depois, conectou aqueles que precisavam de serviços domésticos com quem buscava trabalho. Agora ela empreende ajudando as pessoas a entenderem melhor as finanças pessoais e as dos negócios. Assim, nasceu a Mulheres Pretas Finanças em 2021. “Normalmente a maioria das mulheres tem três ou quatro pessoas que dependem dela. Quando a gente pensa nisso e entende que o que eu faço pode ajudar outras pessoas, eu consigo trazer mais pessoas comigo e consigo ajudar melhor.”
Hoje a Mulheres Pretas Finanças conta com outras pessoas que a ajudam nessa missão de impulsionar os negócios de empreendedores e promover a educação financeira. “Eu escolho trabalhar com empreendedores porque o empreendedor é aquela pessoa sem carteira assinada, que trabalha em casa, que entende que não tem patrão e que pode fazer o que quer na hora que quer. E não é bem assim. É preciso compromisso e responsabilidade. E eu quero ajudar essas pessoas.”
E, se você, assim como a Patrícia, é uma empreendedora e quer ajuda para chegar ao topo, conheça a plataforma Mulheres no Topo. Essa ação do Banco do Brasil busca apoiar mulheres nos mais diversos aspectos das suas necessidades por meio de conteúdos, produtos, serviços e ferramentas, para que elas continuem empreendendo e ampliando os negócios.
Na plataforma, você encontra tudo o que precisa para chegar aonde quiser. O BB oferece soluções exclusivas, informações e tutoriais sobre o Painel PJ, acesso direto à editoria Mulheres Empreendedoras da Liga PJ, que contém dicas e oportunidades a quem deseja ter o próprio negócio ou já iniciou e quer expandi-lo. Além disso, diversas ofertas impulsionam e incentivam você e os seus negócios. Dê uma olhada aqui e saiba mais.
Tem alguma dica de como impulsionar os negócios de forma estratégica? Deixe o seu comentário aqui embaixo e lembre-se de compartilhar este conteúdo com as suas amigas e os seus familiares.
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