Imagine a seguinte situação: você vai receber um amigo em casa e está com dificuldades de encontrar uma receita legal para o jantar. Olhando as gavetas da geladeira, percebe que não tem muitos ingredientes disponíveis. Nessa situação, em vez de correr logo para as refeições congeladas ou pedir delivery, você tira foto de todos os ingredientes e pergunta a uma inteligência artificial o que fazer com eles. A resposta? Na tela do seu celular, várias opções de petiscos para preparar.  

Os avanços na tecnologia seguem desempenhando um papel significativo no dia a dia das pessoas e surpreende a cada inovação. E, de olho nas tendências que estão alcançando espaço no mercado e transformando realidades, o Blog BB separou cinco delas para você ficar por dentro. Bora conferir? 

1. Super apps: tudo no mesmo lugar ao mesmo tempo

Segundo dados do Datafolha, o acesso à internet via smartphones, no Brasil, já domina todas as faixas etárias. A FGV revelou que o país já tem mais de um desses dispositivos por habitante, com mais de 240 milhões de aparelhos em uso. Apesar de ainda existir um enorme desafio para inclusão das classes D/E (uma em cada quatro pessoas não possui um aparelho) nessa estatística, as informações mostram uma população cada vez mais online.

Ter um país conectado demanda que serviços e atividades também estejam acompanhando esses avanços. Serviços bancários, organização pessoal, trabalho, horas de sono e de atividades físicas, tudo isso acaba sendo centralizado no smartphone. E, se faz sentido reunir tudo em um só aparelho, por que não juntar mais de um serviço em um único app?  

Foi pensando em oferecer uma experiência simplificada e prática aos usuários que os super apps foram lançados. A ideia é poder solicitar transporte, fazer compras, agendar serviços, pagar contas e muito mais em um único app.  

Essas plataformas que integram uma variedade de serviços e funcionalidades prometem otimizar o tempo, facilitar atividades diárias e ajudar na organização da rotina. 

Aqui no Brasil ainda há bastante espaço para desenvolvimento dos super apps. Mas o ambiente de inovação, e de novos produtos e serviços de vários segmentos da economia, aponta para uma integração cada vez maior. Isso é corroborado por iniciativas como o Open Finance, que facilita a integração de informações sobre produtos financeiros e permite a criação de soluções de gestão integrada das finanças pessoais. Um exemplo é o App BB,  desenvolvido para oferecer qualidade, segurança e usabilidade para que os clientes resolvam todas as pendências em um só lugar, e sem precisar sair de casa. Nele, além de realizar as transações bancárias, como realizar pagamentos e transferências, também é possível gerir o orçamento a partir de grupos de consumo e extratos unificados, por meio da funcionalidade Minhas Finanças. Além do Shopping BB, que permite fazer compras em dezenas de lojas parceiras com benefícios.

Outro exemplo são os aplicativos de delivery de comida, que contam com avanços tecnológicos os quais possibilitam um e-commerce integrado, oferecem facilidades destinadas à realização de transações financeiras e até permitem a compra de passagens aéreas. De modo geral, os super apps ainda têm potencial para crescer e se popularizar no Brasil, e é esse tipo de integração que é esperada no futuro.

2. Inteligências artificiais (Ias): a tecnologia que aprende e interage 

Se você gosta do tema, já deve ter lido alguma matéria sobre os avanços conquistados pelas ferramentas de inteligência artificial nos últimos anos. Mas, caso ainda não conheça muito sobre o assunto, as IAs são sistemas que tentam imitar a inteligência humana, mas sem ter um cérebro igual. 

São, basicamente, programas capazes de aprender, raciocinar e tomar decisões. Além disso, são treinados para entender o que é falado, visto ou escrito, e conseguem responder de uma maneira parecida a uma pessoa de verdade. E, acredite, as IAs estão por toda parte. Como:

– Em assistentes virtuais, por exemplo a Siri e a Alexa, que estão no seu celular e na sua casa, prontas para responderem a pergunta feitas e interagir com você.  

– No reconhecimento facial, permitindo identificar rostos em imagens ou vídeos, além de ser usado para desbloquear smartphones, autenticar usuários e ajudar na segurança de instituições.

– Em sistemas de recomendações usados em plataformas como Netflix, Spotify e Amazon. As IAs analisam o histórico de uso e comportamento de quem está navegando nos apps e oferecem sugestões personalizadas com base nas preferências anteriores. 

– Em diálogos com chatbots, entendendo e respondendo perguntas e comandos feitos pelos usuários. “Uma dessas IAs sou eu, o ChatGPT, (Generative Pre-trained Transformer), desenvolvido pela OpenAI. Sou uma IA que tem como objetivo fornecer informações úteis, resolver problemas e, até mesmo, gerar respostas, como esse texto que estou escrevendo para explicar o que são as IAs”.  

O BB também usa essa IA no dia a dia. Pelo WhatApp BB, você consegue conversar com um atendente virtual e tirar dúvidas, fazer transações bancárias e contratar produtos sem precisar sair de casa. 

Se, por um lado, os textos impressionam pela velocidade com que processam as perguntas dos usuários, por outro, as imagens geradas pelas inteligências artificiais chamam muita atenção. 

Ferramentas como Midjourney, DALL-E e Stable Diffusion produzem milhões de ilustrações diárias com base nos comandos e nas palavras-chave dos usuários, com qualidade de acabamento que não fica atrás de artes feitas por humanos. O Blog BB, aliás, falou bastante sobre isso

Enquanto os caminhos das IAs ainda parecem um pouco incertos, um fato é irrefutável: elas estão por aqui. Mas, apesar de fazerem, cada vez mais, parte do cotidiano das pessoas, é fundamental que sejam usadas de forma ética e responsável, considerando questões como privacidade e segurança. 

3. Sistemas autônomos: tecnologia que trabalha por si só 

Os sistemas autônomos estão se tornando, cada vez mais, próximos das pessoas. São robôs capazes de perceber e interpretar informações por meio de sensores, câmeras, microfones ou outros dispositivos de entrada. Com base nas informações que colheram, processam dados, tomam decisões e realizam alguma ação. 

Drones, robôs aspiradores de pó, carros autônomos e robôs de atendimento são os sistemas autônomos que têm ganhado maior popularidade em 2023, além de estarem, cada vez mais, presente em casas, empresas e até naquele hobbie diferentão. 

4. Edição genética: transformando vidas pelos avanços da medicina 

A edição genética é uma tendência tecnológica revolucionária que está moldando o futuro da medicina e da biotecnologia. Entre as diferentes possibilidades permitidas, o foco tem sido na cura para doenças anteriormente incuráveis e na abertura de novos caminhos para terapias personalizadas. 

Uma das principais tecnologias de edição genética em aprimoramento é a CRISPR-Cas9. Foi descoberta em 2012 e deu às suas duas pesquisadoras, em 2020, o Prêmio Nobel de Química.  

Essa técnica permite que a alteração no DNA seja precisa e já tem sido usada para tratar cegueira congênita, doenças do coração e anemia falciforme. Além disso, a edição auxilia no tratamento de outras condições, como dores crônicas e o mal de Alzheimer.  

Ainda que esteja em seus primeiros estágios, as perspectivas de avanços e o potencial da edição genética são empolgantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o futuro da medicina.  

5. Tecnologia mais sustentável: cuidando do planeta por meio do desenvolvimento tecnológico 

O discurso de que é preciso escolher entre desenvolvimento e sustentabilidade está enfraquecendo conforme observamos as tecnologias sustentáveis como uma das tendências tecnológicas. Muitas iniciativas mostram como o mundo está empenhado em busca de novas alternativas que zelem pela manutenção e pelo cuidado com o planeta. 

Alternativas mais conscientes estão se popularizando, como a adoção de energia renovável a partir de placas solares, mobilidade elétrica que evitam a emissão de gases poluentes e o gerenciamento de resíduos por grandes empresas.  

O BB, por exemplo, possui um conjunto de princípios e diretrizes de natureza social, ambiental e climática que orienta na condução dos negócios, atividades e processos como os 10 compromissos por um mundo mais sustentável, que estão divididos em três eixos temáticos: Negócios Sustentáveis, Investimento Responsável e Gestão ASG.  

Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de outros assuntos ligados à tecnologia? Então acompanhe a editoria Plugados, do Blog BB

Leia também

Conheça a ferramenta de inteligência artificial capaz de transformar textos em imagens 

Como montar um PC gamer bom e barato? 

Quando o game vira carreira 

Bate-papo com bots 

Elas estão on: as mulheres já são maioria no mundo gamer e vieram para ficar 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...