Seria muito legal se existisse um lugar onde a gente encontrasse soluções tecnológicas para as mais variadas demandas sociais. Uma plataforma on-line que oferecesse informações superqualificadas para a resolver problemas socioambientais da nossa comunidade. Pois esse lugar existe! Só acredita vendo? Vem, que a gente te mostra!

A plataforma Transforma! funciona como um grande catálogo de iniciativas que contribuem verdadeiramente para a transformação social no Brasil. São metodologias que já foram colocadas em prática, deram certo e agora estão à disposição de quem deseja aplicá-las para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Essa grande rede de informações fica armazenada no portal da Transforma! 

Mas o que são Tecnologias Sociais?

Tecnologias Sociais são iniciativas desenvolvidas em interação com a comunidade, que contribuíram, de alguma forma, para a transformação social no seu meio. Simplificando, são as soluções que surgem quando misturamos dois ingredientes poderosos: sabedoria popular e ciência. Não tem como dar errado, não é verdade?

Funciona mais ou menos assim, imagine que você tenha identificado um problema com relação ao descarte correto do lixo no seu bairro e não tenha a menor ideia de como ajudar a resolver. Acessando a plataforma Transforma!, você pesquisa soluções que já tenham sido implementadas por outras pessoas, dentro daquela temática, e que podem ser adaptadas à sua realidade.

Tecnologia Social de Dessanilizador Solar
Dessalinizador solar. Foto: Divulgação

Quem me garante que é seguro?

Você deve estar se perguntando: quem garante que essas soluções realmente são eficazes e não vão me colocar em uma cilada? Pode ficar tranquilo! Para serem disponibilizadas na plataforma, todas as Tecnologias Sociais são cuidadosamente analisadas e certificadas pela Fundação Banco do Brasil.

E a oferta não é pequena! Os projetos passam por temas como alimentação, educação, energia, habitação, meio ambiente, recursos hídricos, renda e saúde. Dentro de cada assunto, há uma variedade de soluções. Quer um exemplo? Se estivermos falando de alimentação, é possível encontrar ações e alternativas contra a subnutrição infantil, além de informações sobre agricultura familiar, bancos comunitários de sementes, entre outras.

Não é à toa que a Transforma! é considerada a maior base de dados sobre Tecnologias Sociais do Brasil, com mais de 600 soluções certificadas, vindas de todas as regiões do país. É inovação que não acaba mais! E ainda é possível criar um perfil e interagir abertamente com outras pessoas que também desejam transformar vidas e compartilhar conhecimento.

Como compartilhar uma Tecnologia Social?

Agora que você já sabe como fazer para ter acesso a essa enorme rede de dados, vamos falar sobre o outro lado da moeda. Se você possui uma solução eficiente que já foi testada e que pode ser adaptada para outras realidades, precisa conhecer o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologias Sociais.

É este prêmio que, desde 2001, seleciona, reconhece e certifica as iniciativas que farão parte do Transforma! e que ficarão disponíveis para serem utilizadas por comunidades que estiverem precisando. Tem coisa mais gratificante do que ajudar a melhorar a vida das pessoas? 

A edição 2021, que comemora os 20 anos do prêmio, está com inscrições abertas até o dia 28 de maio e traz as seguintes categorias:

Destinada a identificar tecnologias sociais voltadas à melhoria da qualidade de vida nas cidades e nos assentamentos periurbanos.

Objetiva identificar o uso de tecnologias sociais como um instrumento pedagógico e interdisciplinar na educação de crianças e adolescentes.

Busca identificar tecnologias sociais que proporcionem a geração de trabalho e renda, alinhadas ao cuidado ambiental e à promoção de um país sustentável.

Busca identificar tecnologias sociais de base digital com potencial da inovação social, na perspectiva do desenvolvimento socioambiental.

Em 2021, o Prêmio Fundação BB de Tecnologia Social comemora 20 anos de história, reconhecendo, certificando e investindo em soluções inovadoras que transformam a realidade de milhões de pessoas.

As inscrições podem ser feitas pelo site e são abertas para instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos. É muito fácil se inscrever pelo portal e a premiação total pode chegar até 2 milhões de reais*. Mas o mais importante mesmo é que juntos estamos transformando realidades de norte a sul do país. Veja como se inscrever e fique de olho no regulamento.

O Brasil e o mundo precisam conhecer a sua solução para transformar vidas. Vem participar!

Acompanhe mais da Fundação BB no Linkedin e no Instagram.

*Valores em R$, vídeos exclusivos, troféus e certificação.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...