O uso de tecnologia no campo não é recente. Das evoluções dos equipamentos às novas técnicas de manejo, os agricultores sempre utilizaram os avanços a favor deles.

Mas, com a chegada da internet 5G ao Brasil, muitos profissionais da área se perguntam quais serão as influências dela no ambiente rural e como aproveitar as vantagens que ela proporcionará em termos de competitividade e não ficar para trás no mercado.

Se você também tem dúvidas sobre o assunto, este artigo vai esclarecer o que a tecnologia no campo proporciona, como o 5G beneficiará a agricultura digital e a tornará mais acessível e em quanto tempo os produtores poderão sentir os impactos.

O que a tecnologia no campo proporciona?

Antes de entender as influências do 5G no Brasil, é importante ter clareza sobre as inovações tecnológicas no campo e como elas já beneficiam os agricultores do país. Trata-se da era da Agricultura 4.0, que é impulsionada pelos avanços da transformação digital.

Ela diz respeito ao emprego da digitalização em prol da alta performance nas lavouras. Trata-se da integração de softwares e equipamentos de última geração que permite trocar tarefas manuais por processos mais inteligentes e automatizados.

Ainda que muitos avanços sejam restritos aos grandes produtores, a conectividade no campo deve ser democratizada com o 5G. Isso quer dizer que, cada vez mais, os pequenos e médios produtores poderão aproveitar benefícios, como:

Automatização e praticidade

Com sistemas interligados ao maquinário, a automatização vira realidade. Isso reduz esforços físicos e permite aos agricultores uma atuação mais estratégica.

Diminuição de desperdícios

Uma vez que os softwares lidam com a ação do maquinário, os esforços repetitivos são eliminados. Por exemplo, as máquinas desligam sozinhas quando passam por áreas já trabalhadas. Isso também vale para a otimização dos estoques, insumos e assim por diante.

Assertividade de decisões

Ao mesmo tempo que orientam os equipamentos, os sistemas coletam dados e geram relatórios. De forma prática e precisa, os resultados são monitorados em tempo real. Mais que diminuir desperdícios, isso permite estipular melhorias e tomar decisões com total assertividade.

Ganho de produtividade

Processos automatizados, gargalos reduzidos e decisões orientadas a um melhor aproveitamento da lavoura. As novas tecnologias do campo e a Agricultura 4.0 resultam em economia de tempo, minimização de custos e aumento da produtividade.

Alinhamento às tendências

A era da transformação digital é marcada por inovações constantes. À medida que avança, a tecnologia se torna mais acessível. Isso também ocorre com a tecnologia no campo. Ou seja, cada vez mais, as tendências serão aproveitadas por agricultores de todos os portes.

Como a tecnologia 5G vai impactar o ambiente rural?

Como você pôde ver, a tecnologia rural evolui com a Agricultura 4.0 e proporciona, por si só, benefícios muito marcantes. Com a internet 5G, a tendência é que ela seja cada vez mais difundida e acessível. Isso impactará um número crescente de produtores.

Para entender as influências e o que você pode esperar desses avanços, é fundamental ater-se à realidade atual da conectividade no campo. Saber como ela será transformada pelo 5G e as aplicações práticas que as inovações terão a partir disso.

A realidade da conectividade no Brasil

Mesmo que a Agricultura 4.0 já seja uma realidade, a abrangência de conexão ainda é pequena no Brasil. Ou seja, ainda existem muitos locais sem acesso de qualidade à internet, isso acaba restringindo o que há de melhor em tecnologia aos agricultores.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, apenas 23% das zonas rurais brasileiras têm conectividade. Hoje, há somente 4.400 torres e antenas dedicadas a essas áreas.

De acordo com o estudo do ministério, se essa cobertura fosse dobrada, o valor bruto de produção no país aumentaria em cerca de R$ 47 bilhões. Já com uma ampliação de 15 mil antenas, que resultaria em 90% de conectividade, o crescimento do retorno financeiro para o campo atingiria aproximadamente R$ 100 bilhões. 

As possibilidades oferecidas pelo 5G

A conectividade no campo é uma grande demanda do setor rural, e a chegada da tecnologia 5G ao Brasil vai contribuir muito para a expansão dela. Já existe até um calendário para que seja implementada, como você poderá ver mais à frente neste post.

Isso porque as empresas que participaram do leilão para trazer essa tecnologia têm como meta ampliar as áreas de conexão no país. Com a expansão, mesmo nos locais em que o 5G demorará para chegar, haverá melhorias prévias na infraestrutura de sinal.

Dessa maneira, cada vez mais produtores poderão adotar sistemas conectados à internet, ainda que com tecnologias anteriores, como o 4G. Portanto, este é o início da democratização da Agricultura 4.0 e da difusão dos benefícios dela.

Quanto ao 5G propriamente dito, na medida em que ele chegar aos agricultores, os ganhos serão enormes. Isso porque permitirá conectar ainda mais equipamentos simultaneamente e com maior velocidade.

Os benefícios que ele levará ao campo

O 5G tornará a tecnologia no campo mais acessível e democrática. Permitirá elevar os níveis de produtividade, inteligência de dados e economia de recursos nas propriedades, independentemente do porte dela.

Hoje em dia, quando uma colheitadeira mapeia uma área de plantio, quase sempre é preciso coletar os dados posteriormente em um pen drive. Só depois desse processo, é possível mandar as informações para o sistema.

Da mesma forma, se um drone captura imagens de uma lavoura para identificar possíveis pragas, os dados são tratados com certo atraso. Assim, o sistema acaba demorando para indicar quais são os defensivos necessários e onde aplicá-los. 

Como a transmissão das informações ocorre em tempo real, a conectividade rural potencializa o acesso a conhecimento. Isso significa que as ocorrências são detectadas imediatamente. Logo, a tomada de decisão é muito mais rápida. Ou seja, haverá mais recursos otimizados, e os desperdícios serão eliminados.

Com a difusão dessas inovações, existirá infraestrutura para implementar tais melhorias. Afinal, os produtores terão mais consciência e acesso à digitalização. Isso ajudará as pequenas propriedades a ganharem escala.

Mesmo quem tem poucos recursos terá condições de adquirir equipamentos, como drones ou softwares, com o apoio de cooperativas ou associações, por exemplo. De maneira geral, o grande trunfo do 5G é beneficiar a estrutura de conexão ao mesmo tempo que amplia a cultura digital na lavoura.

Quando o 5G será implementado no Brasil?

O leilão que definiu as empresas com direito a explorar o 5G no Brasil ocorreu em dezembro de 2021. Para usufruir dos benefícios econômicos, essas organizações ficaram imbuídas de algumas obrigações definidas pela Anatel.

Isso diz respeito à instalação da infraestrutura necessária, a qual dependerá de muito mais antenas do que há atualmente no país. As empresas também deverão seguir o calendário de implementação, o qual prevê que as capitais recebam o 5G até julho de 2022.

Entretanto, a meta final de uma Estação de Rádio Base a cada 10 mil habitantes só está prevista para julho de 2025. Depois, a implementação seguirá gradativamente. Em dezembro de 2029, 100% dos municípios com até 30 mil habitantes terão a conexão.

Mesmo que a cobertura total ainda demore para chegar, a conectividade e o uso da tecnologia no campo devem crescer nos próximos anos. E você, está pronto para aproveitar as oportunidades do setor? Deixe um comentário e nos conte as suas percepções sobre o assunto.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...