Desde muito cedo, tem-se em mente que o Brasil é um país diverso em todos os sentidos.
A mistura de raças e culturas, a variedade gastronômica e de sotaque e, em especial, a diversidade da fauna e flora transmitindo encantos por todas as cinco regiões do país.
Quando o assunto é meio ambiente, a natureza brasileira dá um show à parte.
Quer um exemplo? A Mata Atlântica é dona de um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo e está presente em 17 estados brasileiros.
Entender a importância dos recursos naturais e conscientizar a população dos impactos negativos que a exploração ambiental pode causar às futuras gerações é uma forma de garantir que boas medidas possam ser tomadas a fim de assegurar um futuro com desenvolvimento sustentável para todos.
A necessidade de conscientizar a população e buscar alternativas de consumo sustentável tem sido um tema de extrema importância e vem sendo debatido por lideranças mundiais há muitos anos.
As mudanças climáticas já podem ser sentidas em todas as partes do mundo, e as suas consequências estão presentes nos longos períodos de seca severa, nas inundações, nas ondas de calor, nas alterações do nível do mar e também na perda de habitat natural de vários animais.
O Dia Mundial do Meio Ambiente, 05/06, é um convite à reflexão sobre como a sociedade está conduzindo as suas formas de exploração da natureza de maneira exagerada e catastrófica.
Além disso, a data de hoje dará início a uma importante etapa de ações em prol da conservação ambiental: A Década pela Restauração de Ecossistemas (2021–2030).
A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou esse período com o intuito de acelerar as metas já existentes relacionadas à restauração global dos ecossistemas.
Esse trabalho contribuirá para que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) possam ser alcançados. A ação ajudará os países a encarar os impactos causados pelas mudanças no clima e as perdas da biodiversidade.
A ação global visa reverter a destruição causada ao meio ambiente para que a sociedade continue tendo as suas necessidades atendidas sem prejudicar as funcionalidades ecológicas da Terra.
A meta é andar de mãos dadas com a sustentabilidade a fim de cumprir as demandas que implicam nas mudanças climáticas, na erradicação da pobreza, na segurança alimentar e na conservação da água e biodiversidade.
E, por falar em sustentabilidade, há 30 anos, o Banco do Brasil firma o seu compromisso em ações que promovem transformações sociais relevantes às pessoas e ao país, entre elas, o cuidado com o meio ambiente.
Desta forma, o BB criou programas de impacto na sociedade, nos negócios e no planeta.
Todos com ênfase nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), uma agenda mundial adotada por vários países para ser atingida até 2030. Vamos conhecê-los?
1 — Fomento à Energia Renovável
Quando se pensa em solução, o BB não perde tempo. Unindo isso às causas ambientais, pode ter a certeza de que o apoio vem forte! O programa de financiamento auxilia empresas e Pessoas Físicas a investirem em alternativas limpas.
2 — Incentivo à Agricultura Sustentável
Crédito para fortalecer o plantio e a colheita de agricultores de forma sustentável. Apoiar a agricultura familiar a fim de gerar o desenvolvimento econômico do país sem prejudicar o meio ambiente.
3 — Fomento ao Empreendedorismo
De metas o BB entende. Por isso, até 2025, o intuito é alcançar 1 milhão de clientes empreendedores com orientação financeira para investir nos negócios, porque sustentabilidade é pensar no amanhã.
4 — Ampliação da Eficiência Estadual e Municipal
Apoiar projetos de investimentos ou aquisição de bens e serviços para a administração pública a fim de proporcionar melhorias na gestão, na eficiência energética, na saúde, na educação, no esporte, na cultura, no lazer, no meio ambiente, na mobilidade urbana, entre outros.
5 — Ampliação de Fundos ASG (Ambiental, Social e de Governança)
Investir em empresas que aplicam as melhores práticas voltadas à sustentabilidade a fim de gerar negócios positivos para o meio ambiente e a sociedade.
6 — Originação de Títulos Sustentáveis
Mostrar aos clientes a possibilidade de investir em projetos sustentáveis que tragam resultados financeiros e impactos socioambientais positivos na sociedade e no meio ambiente.
7 — Aumento do Cuidado Ambiental
Adoção de metas para diminuir os impactos ambientais. Uma delas é que, a partir deste ano, o BB compensará 100% das emissões diretas de Gases de Efeito Estufa e reduzi-las até 2030. Neste eixo menos poluente, também obterá 90% da sua energia de fontes renováveis até 2024.
8 — Valorização da Diversidade
Todas as pessoas merecem ser tratadas com o mesmo valor e respeito. Por isso, o Banco do Brasil adota ações que impulsionam a equidade de gênero e raça em cargos de liderança para promover a inclusão social.
9 — Ampliação da Maturidade Digital
Investir em soluções digitais que tragam mais comodidade, facilidade e praticidade aos seus clientes. A meta é alcançar 17 milhões de pessoas conectadas até 2025 para poderem usufruir dos seus produtos e serviços por meio dos seus canais digitais.
10 — Contribuição à Sociedade
A Fundação BB irá investir, até 2030, R$ 1 bilhão na educação, no cuidado com o meio ambiente, nas ações de inclusão socioprodutiva, nas campanhas de incentivo ao voluntariado e no desenvolvimento de tecnologias sociais.
Não é à toa que o Banco do Brasil é considerado uma das instituições bancárias mais sustentáveis do mundo segundo o ranking global 100 da Corporate Knights.
Cuidar das pessoas e do futuro do planeta é um compromisso de quem tem solução para tudo que você imaginar e acredita em dias melhores.
5 de junho — viva o Dia Mundial do Meio Ambiente!
Comentários:
Carregando Comentários...