Você se dedicou aos estudos por anos durante a faculdade, enfrentou desafios, venceu inseguranças e cresceu. 🎉 Agora, com o diploma na mão e o conhecimento técnico na bagagem, sente que está pronto para conquistar o seu lugar no mercado. 🏃
Mas você sabia que existem uma série de habilidades que não fazem parte da grade curricular do ensino superior e que também fazem toda a diferença nessa jornada?
Neste guia do Blog BB você vai entender melhor o que são as soft skills, por que elas são valorizadas pelas empresas e como você pode desenvolvê-las mesmo sem experiência formal. Bora nessa?
O que são soft skills e por que elas importam
Você se comunica com clareza, é empático, colaborativo ou se adapta com facilidade a mudanças? Então talvez já tenha desenvolvido algumas soft skills, mesmo sem perceber.
As soft skills são habilidades comportamentais e interpessoais presentes na forma como você se relaciona com outras pessoas e enfrenta os desafios do dia a dia. E no mercado de trabalho, elas fazem toda a diferença.
É por isso que, além do conhecimento técnico, as empresas valorizam profissionais que sabem trabalhar em equipe, ouvir com atenção, se organizar, se comunicar bem e aprender de forma contínua.

Qual a diferença entre soft skills e hard skills?
Todo o conhecimento e as habilidades técnicas que você adquiriu na faculdade são considerados hard skills. Isso inclui, por exemplo, técnicas de redação, programação, análise de dados, domínio de ferramentas específicas, entre outros. Algumas hard skills também podem ser desenvolvidas fora do ambiente acadêmico, como aprender um novo idioma ou fazer cursos livres.
Já as soft skills são habilidades comportamentais e emocionais que envolvem a forma como você se comunica, lida com pessoas e situações no dia a dia.
Um jeito fácil de visualizar essa diferença é pensar assim:
• hard skills mostram o que você sabe fazer.
• soft skills mostram como você faz.
As soft skills mais valorizadas pelas empresas atualmente
Unir o saber fazer com o como fazer é sucesso na certa! Entender o que as empresas estão buscando e mapear as soft skills que você já tem (ou pode desenvolver) ajuda a direcionar melhor seus esforços e aumenta suas chances de se destacar nos processos seletivos.
O Blog BB reuniu a seguir algumas das soft skills mais valorizadas pelas empresas atualmente, segundo a pesquisa Leadership Outlook 2025 do Evermonte Institute.
Olha só.
🤗Comunicação e escuta ativa
🧠Pensamento crítico
❤️🩹Inteligência emocional
🤝Tomada de decisões
💪Resiliência
🤸Flexibilidade
🏃Agilidade
🎨Criatividade
Como as soft skills impactam seu desempenho profissional
As soft skills contam (e muito) na forma como você trabalha e se relaciona com os seus colegas. Além de ter um impacto em diversas áreas da sua jornada profissional, inclusive nos resultados que você entrega, elas têm o poder de aumentar a sua performance e abrir caminhos para o crescimento na carreira.
Por exemplo, imagine uma pessoa que domina muito bem a parte técnica, mas tem dificuldade em ouvir ou se comunicar com clareza. Ou seja, sabe o que fazer, mas tem limitações no como. Isso pode comprometer o seu desempenho e suas relações no trabalho.
Agora imagine uma pessoa que, além de saber fazer, se comunica bem, escuta com atenção, encara desafios com inteligência emocional e está sempre aberta a aprender. Bingo! Essa pessoa além de entregar, colabora, inspira e contribui para um ambiente mais saudável e produtivo.

Exemplos práticos de aplicação das soft skills no trabalho
“Beleza, BB. Já entendi o que são soft skills, mas como isso se aplica no meu dia a dia no trabalho?”
Veja só:
😎Comunicando-se de forma clara e escutando atentamente. Expondo as suas ideias de forma objetiva e respeitosa.
🧠Exercitando o pensamento crítico, analisando formas mais eficientes de realizar uma tarefa que recebeu, identificando os processos e sugerindo melhorias.
⌛Organizando suas tarefas, definindo prioridades e aproveitando melhor o seu tempo.
🤸Sendo flexível. Cenários mudam o tempo todo. Quando isso acontecer, encare a mudança com flexibilidade, abertura e disposição para se ajustar ao novo.
Como desenvolver soft skills ainda na faculdade
A faculdade é um ambiente onde você acumula conhecimento técnico, mas também é onde faz amigos, vive experiências únicas e desenvolve, sem nem perceber, diversas habilidades interpessoais. Por isso, aproveite ao máximo esse momento.
Quer dicas de como desenvolver soft skills ainda na faculdade que vão te acompanhar por toda a carreira (e vida)? Veja só!
🤓Participe de trabalhos em grupo – em um único projeto, você exercita a comunicação, aprende a dividir responsabilidades, aplica seus conhecimentos na prática, apoia colegas que precisam de ajuda e aprende a lidar com diferentes perfis.
🧑💻Que tal apresentar aquele trabalho? Apresentações ajudam você a desenvolver sua oratória, organização e autoconfiança.
💼Faça parte de centros acadêmicos ou empresas juniores – essas práticas ensinam sobre liderança, responsabilidade, tomada de decisão e trabalho em equipe.
💻Que tal estagiar ou fazer um trabalho voluntário? Experiências práticas são ótimas oportunidades para aplicar e fortalecer suas soft skills no dia a dia, mesmo sem experiência formal.

Soft skills em processos seletivos: como demonstrar
Você aprendeu tudo sobre soft skills na faculdade e chegou o momento de participar de um processo seletivo. E agora? Como demonstrá-los, se destacar e conquistar a vaga dos sonhos?Aqui vão algumas dicas práticas para mandar bem:
- Organize-se: pesquisar sobre a empresa e a vaga traz segurança na hora de responder às perguntas do recrutador, além de mostrar preparo e interesse.
- Seja objetivo e proativo: demonstre entusiasmo pela oportunidade e vontade de contribuir com a empresa.
- Comunique-se com clareza: fale de forma simples, direta e mantenha a calma mesmo diante de perguntas difíceis.
- Escute com atenção: ouvir com empatia é uma habilidade valorizada e mostra que você sabe trabalhar em equipe.
- Use exemplos reais: ao falar sobre suas experiências, conte situações em que aplicou comunicação, colaboração ou resolução de problemas. Isso mostra que você vive as habilidades que diz ter.
- Valorize seus aprendizados: compartilhe desafios que enfrentou, como lidou com eles e o que aprendeu no processo.
- Seja positivo: atitude conta muito! Mostre leveza, disposição e vontade de crescer.
Curtiu saber mais sobre soft skills? Deixe um comentário aqui embaixo!
E se você está terminando a faculdade, começando um estágio ou dando os primeiros passos no mercado de trabalho, pode contar com o Blog BB! Aqui você encontra um monte de conteúdo sobre educação financeira, intercâmbio, viagens, vida universitária e muito mais.
Leia também:
Me formei. E agora? Saiba o que fazer depois da faculdade
Saiba como se organizar antes, durante e depois da faculdade
12 dicas de planejamento pessoal durante a faculdade
Invista em si mesmo: saiba como desenvolver hábitos saudáveis durante a faculdade
Conheça ferramentas que vão facilitar a sua vida na faculdade