A presença de qualquer tipo de negócio nas redes sociais é tão significativa para as vendas quanto a tradicional loja física. Se antes da pandemia de covid-19 o cenário digital já exercia fator decisivo para quem empreende, agora, o e-commerce deu uma guinada no período de crise sanitária e incerteza econômica. Até por uma questão de sobrevivência financeira.
Em 2022, com a normalidade voltando aos poucos, o comércio na internet segue ocupando um espaço insubstituível no dia a dia das empresas. O mundo virtual universaliza serviços e produtos e encurta pequenas e grandes distâncias. Mas, para se sair bem online, é preciso se informar e se organizar.
Vamos aproveitar a Semana do Cliente, alusiva ao Dia do Cliente (15 de setembro), para pensar estratégias de como usar as principais redes sociais em benefício dos negócios?
WhatsApp: como usar a rede social mais querida do Brasil?
É tão popular no Brasil que já ganhou apelidos próprios por aqui, como o inconfundível Zap. A ferramenta, voltada para a troca de mensagens instantâneas, é usada por 84% dos pequenos negócios que vendem serviços e produtos online, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).
Três dicas para utilizar o Zap nos negócios
– Valorize a conversa: uma vez no WhatsApp Business, é fundamental formular respostas automáticas para o início do atendimento. Na etapa seguinte, preze por um contato mais próximo com o cliente, mas sem exagerar na quantidade de mensagens. Tire dúvidas, seja paciente e, se possível, ofereça condições especiais. Não hesite em elaborar listas de transmissão para divulgar ações a clientes já fidelizados.
– Organize a vitrine: a conta Business permite criar uma vitrine virtual de produtos e serviços. Não deixe esse espaço desatualizado. O catálogo online precisa ser um espelho do que você exibe na loja física ou em outras redes sociais. Pode ser interessante, a depender da época do ano, como datas comemorativas, destacar ofertas especiais à venda apenas nesse espaço.
– Associe o WhatsApp a outros perfis na internet: apesar de ser a rede social favorita dos brasileiros, a ferramenta é voltada principalmente para a troca de mensagens e não fornece a tradicional timeline (linha do tempo), por exemplo. Aproveite esse potencial comunicativo imediato para linkar o WhatsApp a outros ambientes online nos quais a empresa está presente, como Instagram e Facebook, espaços em que o cliente poderá acompanhar outras facetas customizadas do que você oferece.
Instagram: como explorar a vitrine de produtos, comportamentos e tendências
Das fotos de comida e viagens aos Reels encharcados de filtros e músicas do momento, de Stories aos carrosséis de memes – patrocinados ou não. A variedade de conteúdos oferecida pelo Instagram é uma das razões para o sucesso da rede social entre todos os públicos, de usuários comuns a influenciadores e marcas.
Tanto que, de uns tempos para cá, vários negócios passaram a substituir o site oficial pelo perfil no Insta. Pesquisa do Facebook, dono do IG, mostra que 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa na rede. E 81% dos perfis recorrem à plataforma na hora de procurar algum produto ou serviço.
Três dicas para usar o Insta na sua empresa
– Explore os anúncios personalizados: você já deve ter topado com anúncios aleatórios enquanto navega pelo aplicativo, certo? Esse é um espaço valioso da plataforma. Por isso, procure orientação para tirar o melhor proveito dele, direcionar os públicos que você quer alcançar e não desperdiçar dinheiro e tempo.
– Planeje o conteúdo: conheça a fundo o Instagram Shopping e como personalizar o seu portfólio de produtos e serviços. Ao mesmo tempo, não se restrinja ao catálogo. Valorize a conexão com as pessoas e conte histórias que transcendam o que você deseja comercializar. Contextualize posts pensados para diferentes públicos e épocas do ano. As contas Profissional e de Influenciador permitem consultar métricas para verificar quais apresentações de conteúdo (Stories, Reels, Feed) mais se encaixam com o seu perfil e a sua audiência.
– Não se preocupe apenas em vender: quem não ama abrir o app do Instagram e dar de cara com um vídeo divertido ou um meme que parece resumir perfeitamente uma situação cotidiana? As pessoas ficam horas nas redes sociais em busca de distração, alívio, respiro e até inspiração. Não pense nos seguidores como meros clientes. Defina a sua persona – a representação fictícia do cliente ideal – e pense em conteúdos que traduzam experiências, vontades, comportamentos e tendências.
TikTok: como aproveitar a rede mais jovem do momento nos negócios?
Dancinhas que transformam músicas em hits da noite para o dia, influencers de diversos perfis e lugares do mundo com milhões de seguidores e vídeos ou desafios que extrapolam a plataforma e viralizam em outras redes sociais.
O TikTok cresceu absurdamente durante a pandemia, ultrapassando 1 bilhão de usuários em 2021. E a audiência é majoritariamente jovem: 43% do público tem entre 18 e 24 anos.
Três dicas para adaptar o TikTok ao seu negócio
– Conheça o TikTok Ads: bem como outras redes sociais, o TikTok fornece aos usuários um espaço para as marcas rodarem os seus anúncios (com duração de 5 segundos a 1 minuto). Antes de qualquer coisa, conheça bem o Gerenciador de Anúncios da rede e consulte o próprio blog da rede social para definir a sua estratégia.
– Aposte no visual e no som: nada de apenas reutilizar conteúdos de outras redes, como Instagram, e repostar. O TikTok tem um ecossistema próprio de filtros, músicas e legendas para a personalização de vídeos. Vá atrás de hashtags que possam melhorar a distribuição do seu conteúdo.
– Busque referências, mas seja autêntico: veja como outras marcas se posicionam no TikTok e de que maneira elas se colocam na rede para apresentar produtos e serviços. Mas fuja de imitações. Use as referências como forma de encontrar uma voz própria. O principal desafio da plataforma talvez envolva adaptar a linguagem do seu negócio à ferramenta. Por isso, não tenha medo de experimentar e ousar.
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