A presença de qualquer tipo de negócio nas redes sociais é tão significativa para as vendas quanto a tradicional loja física. Se antes da pandemia de covid-19 o cenário digital já exercia fator decisivo para quem empreende, agora, o e-commerce deu uma guinada no período de crise sanitária e incerteza econômica. Até por uma questão de sobrevivência financeira.  

Em 2022, com a normalidade voltando aos poucos, o comércio na internet segue ocupando um espaço insubstituível no dia a dia das empresas. O mundo virtual universaliza serviços e produtos e encurta pequenas e grandes distâncias. Mas, para se sair bem online, é preciso se informar e se organizar.  

Vamos aproveitar a Semana do Cliente, alusiva ao Dia do Cliente (15 de setembro), para pensar estratégias de como usar as principais redes sociais em benefício dos negócios?

Gráfico, Gráfico de barras

Descrição gerada automaticamente

WhatsApp: como usar a rede social mais querida do Brasil?

É tão popular no Brasil que já ganhou apelidos próprios por aqui, como o inconfundível Zap. A ferramenta, voltada para a troca de mensagens instantâneas, é usada por 84% dos pequenos negócios que vendem serviços e produtos online, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Três dicas para utilizar o Zap nos negócios 

– Valorize a conversa: uma vez no WhatsApp Business, é fundamental formular respostas automáticas para o início do atendimento. Na etapa seguinte, preze por um contato mais próximo com o cliente, mas sem exagerar na quantidade de mensagens. Tire dúvidas, seja paciente e, se possível, ofereça condições especiais. Não hesite em elaborar listas de transmissão para divulgar ações a clientes já fidelizados. 

Organize a vitrine: a conta Business permite criar uma vitrine virtual de produtos e serviços. Não deixe esse espaço desatualizado. O catálogo online precisa ser um espelho do que você exibe na loja física ou em outras redes sociais. Pode ser interessante, a depender da época do ano, como datas comemorativas, destacar ofertas especiais à venda apenas nesse espaço. 

Associe o WhatsApp a outros perfis na internet: apesar de ser a rede social favorita dos brasileiros, a ferramenta é voltada principalmente para a troca de mensagens e não fornece a tradicional timeline (linha do tempo), por exemplo. Aproveite esse potencial comunicativo imediato para linkar o WhatsApp a outros ambientes online nos quais a empresa está presente, como Instagram e Facebook, espaços em que o cliente poderá acompanhar outras facetas customizadas do que você oferece.

Instagram: como explorar a vitrine de produtos, comportamentos e tendências

Das fotos de comida e viagens aos Reels encharcados de filtros e músicas do momento, de Stories aos carrosséis de memes – patrocinados ou não. A variedade de conteúdos oferecida pelo Instagram é uma das razões para o sucesso da rede social entre todos os públicos, de usuários comuns a influenciadores e marcas. 

Tanto que, de uns tempos para cá, vários negócios passaram a substituir o site oficial pelo perfil no Insta. Pesquisa do Facebook, dono do IG, mostra que 90% dos usuários seguem pelo menos uma empresa na rede. E 81% dos perfis recorrem à plataforma na hora de procurar algum produto ou serviço. 

Três dicas para usar o Insta na sua empresa

Explore os anúncios personalizados: você já deve ter topado com anúncios aleatórios enquanto navega pelo aplicativo, certo? Esse é um espaço valioso da plataforma. Por isso, procure orientação para tirar o melhor proveito dele, direcionar os públicos que você quer alcançar e não desperdiçar dinheiro e tempo. 

Planeje o conteúdo: conheça a fundo o Instagram Shopping e como personalizar o seu portfólio de produtos e serviços. Ao mesmo tempo, não se restrinja ao catálogo. Valorize a conexão com as pessoas e conte histórias que transcendam o que você deseja comercializar. Contextualize posts pensados para diferentes públicos e épocas do ano. As contas Profissional e de Influenciador permitem consultar métricas para verificar quais apresentações de conteúdo (Stories, Reels, Feed) mais se encaixam com o seu perfil e a sua audiência. 

Não se preocupe apenas em vender: quem não ama abrir o app do Instagram e dar de cara com um vídeo divertido ou um meme que parece resumir perfeitamente uma situação cotidiana? As pessoas ficam horas nas redes sociais em busca de distração, alívio, respiro e até inspiração. Não pense nos seguidores como meros clientes. Defina a sua persona – a representação fictícia do cliente ideal – e pense em conteúdos que traduzam experiências, vontades, comportamentos e tendências.

TikTok: como aproveitar a rede mais jovem do momento nos negócios?

Dancinhas que transformam músicas em hits da noite para o dia, influencers de diversos perfis e lugares do mundo com milhões de seguidores e vídeos ou desafios que extrapolam a plataforma e viralizam em outras redes sociais.    

O TikTok cresceu absurdamente durante a pandemia, ultrapassando 1 bilhão de usuários em 2021. E a audiência é majoritariamente jovem: 43% do público tem entre 18 e 24 anos.

Três dicas para adaptar o TikTok ao seu negócio

– Conheça o TikTok Ads: bem como outras redes sociais, o TikTok fornece aos usuários um espaço para as marcas rodarem os seus anúncios (com duração de 5 segundos a 1 minuto). Antes de qualquer coisa, conheça bem o Gerenciador de Anúncios da rede e consulte o próprio blog da rede social para definir a sua estratégia. 

Aposte no visual e no som: nada de apenas reutilizar conteúdos de outras redes, como Instagram, e repostar. O TikTok tem um ecossistema próprio de filtros, músicas e legendas para a personalização de vídeos. Vá atrás de hashtags que possam melhorar a distribuição do seu conteúdo.  

Busque referências, mas seja autêntico: veja como outras marcas se posicionam no TikTok e de que maneira elas se colocam na rede para apresentar produtos e serviços. Mas fuja de imitações. Use as referências como forma de encontrar uma voz própria. O principal desafio da plataforma talvez envolva adaptar a linguagem do seu negócio à ferramenta. Por isso, não tenha medo de experimentar e ousar. 

Gostou do nosso conteúdo? Fique por aqui e explore outras postagens do Blog BB para saber mais sobre tendências no mundo dos negócios 😉 

Leia também

E aí, sua empresa “tá on” nas redes sociais? 

Como millenials e zillenials lidam com dinheiro 

Como empreender? Dicas para começar um negócio 

Você está seguro para comprar online? 

Como abrir uma microempresa e começar seu negócio

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...