A vida cotidiana é cheia de imprevistos que precisam ser resolvidos quanto antes, como um problema no carro, um vazamento no banheiro e cuidados médicos inesperados. Mas o que fazer quando a sua renda mensal não consegue cobrir gastos extras?
É possível tomar algumas decisões e evitar que a sua renda fique completamente comprometida, mantendo uma gestão financeira mais equilibrada. Por isso, o Blog BB separou algumas dicas para você enfrentar situações emergenciais sem impactar o seu orçamento por muito tempo. Confira!
O que é segurança financeira?
Inicialmente, é preciso fazer um exercício de reflexão com o intuito de compreender o significado de segurança financeira. Esse tipo de tranquilidade não tem nada a ver com ganhar em uma loteria, se tornar milionário da noite para o dia e gastar como quiser.
Segurança financeira está relacionada à capacidade de passar por momentos de gastos inesperados sem comprometer as suas finanças e/ou o seu patrimônio acumulado ao longo da vida. Ou seja, é saber que uma despesa pode surgir amanhã, e você estará preparado para pagá-la sem que isso tire o seu sono e exija grandes readequações no seu modo de vida.
Alcançar essa segurança é um dos principais objetivos das dicas de educação financeira. E existem alguns caminhos práticos que você pode seguir para conquistar a estabilidade perene nas finanças, como os listados a seguir.
1 – Conheça todas as suas despesas
O primeiro passo a ser dado por quem deseja maior segurança financeira é ter uma noção clara das principais receitas e despesas do orçamento familiar.
Uma das maneiras mais eficientes de ter esse controle é anotar todas as entradas e saídas da conta. No entanto, você também pode utilizar soluções que proporcionam essa visão completa de forma bastante intuitiva e simples, como o Minhas Finanças, funcionalidade gratuita do App BB. Essa ferramenta apresenta um panorama unificado, simples e organizado das finanças pessoais.
Com isso, é possível definir metas destinadas a manter o controle financeiro e evitar despesas além do planejado, criar categorias de gastos no intuito de entender melhor como você utiliza o seu orçamento, bem como configurar um calendário para ficar de olho no seu planejamento financeiro.
Se você compartilhar os seus dados via Open Finance, ainda pode reunir as movimentações de todas as suas contas e dos seus cartões de outros bancos em um só lugar. Isso torna a organização do seu orçamento ainda mais eficaz.
2 – Tente reduzir gastos não essenciais
Gastos não essenciais são aqueles dispensáveis, permitindo às pessoas manter a qualidade de vida. Portanto, agora que já conhece todas as suas despesas, busque identificar e cortar as desnecessárias.
Considere, por exemplo, trocar planos de serviços, como internet e TV a cabo, por opções mais econômicas. Aproveite também para revisar as suas assinaturas de serviços, por exemplo streamings, academias, entre outros, e cancele as que você não utiliza regularmente.
Ao adotar essas práticas, você cria uma relação ainda melhor com o seu dinheiro e consegue economizar para cobrir despesas inesperadas.
3 – Conheça os benefícios do seu cartão de crédito
Conhecer os benefícios oferecidos pelo seu cartão de crédito pode ajudar, e muito, a lidar com surpresas. A maioria dos cartões tem programas de recompensas e até cashback, e isso auxilia bastante. Há também os benefícios de bandeiras, como seguros diversos e descontos em parceiros, que podem ajudar na economia do seu orçamento.
Os cartões Ourocard, por exemplo, são cheios de vantagens e perfeitos para todos os momentos e necessidades. Uma delas é que você escolhe se, ao pagar a fatura do cartão de crédito, quer receber cashback de um percentual das suas compras direto na sua conta corrente. Nesse caso, é possível utilizar o dinheiro em algum gasto fora dos planos.
Mas, se preferir, também pode ter esse valor aplicado diretamente em um fundo de investimentos de renda fixa, que procura acompanhar a taxa Selic, ou, então, é possível acumular pontos Livelo ou trocar por Dotz.
Você define o benefício ideal ao seu momento de vida e pode trocá-lo sempre que precisar. Acesse www.bb.com.br/useourocard e saiba mais.
4 – Considere solicitar um empréstimo
Se a despesa que surgiu não puder ser adiada e você não dispor de um fundo de emergência, considere solicitar um empréstimo.
Primeiramente, busque uma instituição financeira de confiança, como o Banco do Brasil. Depois identifique quais opções de crédito estão disponíveis. As mais comuns são empréstimo pessoal, empréstimo consignado, antecipação do Imposto de Renda ou saque-aniversário, e crédito com garantia, em que você pode colocar o seu imóvel ou carro como garantia do valor emprestado.
Em seguida, faça várias simulações e escolha a opção mais adequada às suas possibilidades de pagamento. Por fim, analise as condições estipuladas para o empréstimo e certifique-se de entender as taxas que formam o Custo Efetivo Total (CET).
Se já for cliente BB, pode aproveitar as facilidades de um atendimento digital para garantir crédito extra com facilidade, comodidade e de onde estiver. Simule e contrate um empréstimo diretamente pelo App BB e garanta condições especiais, como o pagamento da primeira parcela em até 180 dias e a possibilidade de flexibilizar o cronograma de pagamento, incluindo um ou dois meses sem pagar a parcela. Confira!
5 – Organize-se para criar uma reserva de emergência
Uma das melhores formas de lidar com despesas de última hora é ter uma reserva de emergência. Como o próprio nome sugere, esse recurso deve estar à disposição para superar eventualidades que possam apertá-lo, seja uma obra, seja um acidente, ou qualquer coisa fora do radar do seu orçamento.
Especialistas recomendam que o valor guardado seja equivalente a, pelo menos, seis meses de despesas essenciais, incluindo moradia, alimentação, saúde e outros custos fixos. Por isso, após fazer ajustes no orçamento, tente se organizar com esse objetivo em mente.
Além disso, busque revisar e ajustar a quantia periodicamente, levando em consideração mudanças em despesas e na situação financeira pessoal, garantindo que o valor permaneça adequado às circunstâncias atuais. Dessa forma, a reserva de emergência se torna uma ferramenta valiosa no enfrentamento de imprevistos sem o comprometimento do equilíbrio financeiro.
Para uma imersão completa sobre reserva de emergência, dê uma olhada no episódio Grana para emergências, da série Deseconomês, no YouTube do BB.
Blog BB Recomenda
Que tal conhecer outras formas de lidar com as despesas inesperadas? A curadoria do Blog BB separou conteúdos muito legais para você.
A Gilmara Oliveira mostra quatro formas de estar preparado para lidar com imprevistos e não se enrolar.
Já a Nathália Ardizzone conta onde é melhor guardar o dinheiro separado para imprevistos.
E a Amanda Gomez dá uma dica super prática a quem quer guardar dinheiro, mas não consegue.
E aí, se sente mais preparado para enfrentar despesas inesperadas agora? Conte para a gente, nos comentários, que tipo de dica você achou mais útil.
Leia também:
Saiba como o crédito pode ajudar você a realizar os seus sonhos
Financiamento: entenda como funciona o sistema de juros
Como empréstimos podem ajudar na organização financeira
Financiamento de veículos: tudo o que você precisa saber
Comentários:
Carregando Comentários...