Você já ouviu falar em SCR? O Relatório de Empréstimos e Financiamentos (SCR) é um dos relatórios do sistema Registrato fornecidos pelo Banco Central (Bacen) e nele você pode consultar suas dívidas com bancos e financeiras e visualizar se essas dívidas estão em dia, vencidas e em prejuízo, além de outros compromissos financeiros como crédito a liberar, coobrigações e limites de crédito.
As informações que aparecem no relatório são registradas no SCR pela instituição financeira (IF) onde você contratou a operação de crédito, obedecendo a resoluções e normativos do Bacen. Portanto, o BB tem a obrigação de informar os dados das dívidas, individuais ou somadas, acima de R$ 200,00. Além disso, o banco também é responsável pelas inclusões, correções, exclusões e registros especiais sobre a dívida.
O Banco do Brasil, assim como outras IFs, pode consultar seu relatório apenas com a sua autorização expressa. Nesse documento há uma cláusula sobre o SCR, que informa a você que seus dados serão enviados ao Bacen entre outras informações, em todos os contratos de operações de crédito que você contrata no BB. Para consultar as cláusulas gerais dos contratos, acesse o site BB, nas abas “Pra você”, “Pro seu negócio”, “Agronegócios” e “Setor Público”.
Para consultar o seu relatório SCR no sistema Registrato do Bacen, é necessário fazer o login usando sua Conta Gov.br com os níveis prata ou ouro. Entenda melhor o que é o SCR e como consultá-lo com o guia de perguntas e respostas que o Blog BB preparou.
Qual a diferença entre SCR, Serasa e SCPC?
O SCR é um banco de dados sobre as operações financeiras de pessoas físicas e empresas, que o Bacen compila para ajudar no controle da estabilidade do Sistema Financeiro Nacional.
Já o Serasa e SCPC são bureaus de crédito, ou seja, são empresas que coletam, organizam e fornecem informações sobre o histórico de empréstimos e o comportamento financeiro de consumidores e empresas. Essas informações são utilizadas por instituições financeiras, empresas de serviços públicos e outras entidades para avaliar o risco de conceder um valor a um indivíduo, seja ele CPF ou CNPJ. Por isso, Serasa e SCPC são também conhecidos como órgãos de proteção ao crédito.
O SCR é restritivo?
Não. O relatório traz todo o histórico de operações que você já teve e reflete a situação daquela operação no último dia do mês de referência, estando a dívida em dia, vencida ou em prejuízo. Ou seja, mesmo que um valor apareça em atraso no seu relatório, não significa que ele continua nessa situação na data de consulta.
Paguei minha dívida e já saiu do Serasa, por que ainda tá no SCR?
Porque os prazos de atualização são diferentes. Enquanto Serasa e SCPC devem atualizar os dados referentes às operações negociadas ou quitadas em até 5 dias, o SCR é atualizado apenas uma vez por mês, após o fechamento contábil mensal das instituições financeiras. Por isso que, quando você tira um extrato do seu SCR, ele sempre tem como data base o mês anterior.
Por que meu histórico não fica limpo?
As informações que compõem o SCR representam como que fotografias da situação das operações no último dia de determinado mês. Como as informações são enviadas mensalmente, não há alteração do que foi enviado em meses anteriores.
Como faz para tirar o nome do SCR?
Enquanto você tiver operações de crédito em qualquer instituição financeira, seu nome constará no SCR. A partir do momento em que você encerra o relacionamento com determinado banco ou financeira, estes deixarão de enviar dados relacionados ao seu CPF ao Bacen e eles deixarão de constar no seu Registrato.
Com relação às operações contratadas, estas deixarão de constar quando forem quitadas ou então quando atingirem o limite de 60 meses de inadimplemento. Lembrando que o histórico permanece sem alterações, em qualquer um dos casos.
Como ler o relatório SCR?
No seu relatório SCR, há vários campos que precisam ser observados com atenção, mas é preciso redobrá-la quando se olha para o campo do endividamento.
Na primeira linha do cabeçalho, junto à informação “Mês de referência”, estão os valores somados de todas as IFs, em todas as colunas de situação, não representando, obrigatoriamente, que aquele valor foi informado pela primeira instituição que aparece na linha logo abaixo. Para saber qual IF informou e a que operação se refere, basta fazer um cruzamento entre coluna e linha, como abaixo:
Abaixo, detalhamos o que é cada campo, para você não ficar mais confuso quando olhar para seu relatório:
O detalhamento das operações (quadro verde acima) aparece apenas nos últimos 24 meses. Para períodos anteriores, constam apenas a instituição, o valor e a situação, como apresentado na tabela:
OBSERVAÇÃO: Os bancos conseguem visualizar apenas os últimos 24 meses de informação no SCR e é com base nestes meses que é feita a avaliação de risco do cliente. No BB, a análise de crédito tem por base os últimos 6 meses do SCR e é um dos componentes da sua análise. Outros aspectos também são considerados.
Saiba mais informações na página do BB e no site do Banco Central – Relatórios de Empréstimos e Financiamentos (SCR) e no canal da instituição no Youtube .
Comentários:
Carregando Comentários...