Já ouviu falar em balanço patrimonial? O termo, normalmente relacionado ao mundo dos negócios, pode ser extremamente útil ao seu planejamento financeiro pessoal. Por isso o Blog BB preparou um conteúdo para explicar o que é e qual a importância de você fazer um.
O que é balanço patrimonial?
Em termos simples, é a demonstração de como está a sua situação financeira em um determinado momento, apresentando os ativos, os passivos e o seu patrimônio líquido.
Os ativos compreendem as posses com valor econômico, por exemplo dinheiro na conta corrente, investimentos, imóveis, veículos, entre outros. Já os passivos são as obrigações financeiras, como dívidas, empréstimos e contas a pagar.
O patrimônio líquido é, basicamente, o restante ao subtrair as dívidas e as obrigações financeiras dos ativos. É o que você de fato tem no bolso após pagar o devido. Em suma, é como se fosse a sua “riqueza líquida”, mostrando quanto dinheiro sobra ao quitar as suas responsabilidades financeiras.
Se o patrimônio líquido for positivo, é sinal de uma boa saúde financeira e estabilidade. Caso seja negativo, pode indicar a necessidade de uma reorganização nas finanças.

Como fazer um balanço patrimonial?
Pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista, mas, na realidade, é bem simples. Os passos a seguir podem ajudá-lo.
1 – Liste os seus ativos
Comece elencando os ativos. Isso inclui todos os bens que tenham valor econômico, por exemplo:
– Dinheiro em conta corrente e poupança.
– Investimentos, como ações, fundos de investimento e títulos.
– Imóveis, incluindo a sua casa e as propriedades de investimento.
– Veículos, como carros e motocicletas.
– Outros itens de valor, como joias, colecionáveis etc.
2 – Enumere os passivos
Em seguida, liste todos os passivos. Esses são os seus compromissos financeiros, ou seja, as suas dívidas, e podem incluir os seguintes itens.
– Empréstimos pessoais.
– Saldo devedor de cartões de crédito.
– Financiamentos de veículos.
– Empréstimos estudantis.
– Financiamentos imobiliários.
3 – Calcule o patrimônio líquido
Depois de listar todos os ativos e passivos, basta calcular o patrimônio líquido. Para isso, subtraia o total dos passivos do total dos ativos. Desta forma:
Patrimônio líquido = total dos ativos – total dos passivos
O resultado é a sua riqueza líquida, isto é, quanto você realmente possui após pagar o que deve.
4 – Organize e documente informações
Reúna os dados coletados em um formato legível e de fácil entendimento. Utilize uma planilha ou até mesmo papel e caneta, caso prefira. Lembre-se de documentar todos os valores de forma precisa e atualizada.
5 – Faça a atualização periodicamente
O balanço patrimonial não deve ser visto como algo estático, afinal, a vida e situação financeira podem mudar. Então, não se esqueça de fazer uma revisão periódica e atualizar os valores sempre que for necessário.
6 – Analise e tome decisões
Quando o balanço patrimonial estiver completo, reserve um tempo para analisá-lo. Observe de que forma os ativos e passivos estão distribuídos e como o patrimônio líquido está evoluindo ao longo do tempo. Use essas informações para tomar decisões financeiras informadas e ajustar o seu plano financeiro, se houver necessidade.
Por que fazer um balanço patrimonial?
Você terá uma visão clara e detalhada da sua situação financeira atual. Esse conhecimento é indispensável ao tomar decisões financeiras informadas e planejar o seu futuro financeiro.
Além disso, o balanço também serve como uma ferramenta para avaliar a saúde financeira. Analisando os ativos e passivos, você pode identificar as áreas em que está tudo bem e aquelas que podem precisar de atenção.
Por meio dessas informações, há um entendimento claro da situação financeira, facilitando a decisão de certos passos. Se estiver pensando em fazer um grande investimento, por exemplo, é possível analisar o balanço patrimonial e determinar se os recursos necessários estão disponíveis ou se seria melhor esperar e acumular mais ativos primeiro.
E o cumprimento de metas também se torna mais fácil. Imagine que o seu objetivo é aumentar o patrimônio líquido. Ao realizar um balanço, você pode traçar estratégias para aumentar os ativos ou reduzir os passivos e ainda consegue monitorar o progresso das metas ao longo do tempo.

E aí, gostou de saber mais sobre balanço patrimonial? Conte aqui nos comentários se você já está pronto para fazer o seu. Aproveite e compartilhe este conteúdo com amigos e familiares!
Leia também:
Como melhorar minhas finanças?
Como organizar gastos mensais e planejar o orçamento? Conheça o Minhas Finanças
Economizar dinheiro para realizar sonhos
Comentários:
Carregando Comentários...