Nos últimos anos, o TikTok se tornou uma verdadeira febre. A plataforma de vídeos curtos, amplamente reconhecida pelas coreografias e músicas que fazem sucesso nas redes sociais, é a mais utilizada por 34% dos jovens brasileiros entre 9 e 17 anos.
O que algumas pessoas ainda não sabem é que o TikTok vai muito além das danças divertidas. A plataforma oferece uma série de conteúdos educacionais, desde dicas de livros até informações sobre carreiras, passando por educação financeira.
Quer saber mais? Então confira oito dicas que o Blog BB preparou para você poder explorar o máximo dessa rede.
Oito universos para explorar no TikTok
1. O FinTok e a geração Z
De acordo com Hargreaves Lansdown, empresa britânica da indústria financeira, 46% dos jovens na faixa etária de 18 a 34 anos demonstraram mais interesse em investimentos em 2021. Entre eles, um em cada cinco atribuiu esse novo entusiasmo ao TikTok. Na plataforma, a comunidade interessada em aprender sobre finanças e assuntos relacionados é apelidada de FinTok.
Já uma pesquisa da Octolab e da MindMiners para o TikTok apontou que a geração Z desenvolveu uma relação mais ativa com o dinheiro. Para 55% dos zoomers, o real significado de educação financeira é saber investir. Além disso, enquanto 40% estão preocupados e se organizam para fazer uma reserva de emergência, 56% afirmam realizar buscas ativas na internet para adquirir mais conhecimento.
O perfil @bancodobrasil é um bom exemplo para quem procura ampliar o conhecimento. Lá é possível encontrar vídeos e tutoriais que auxiliam os jovens com idades entre 13 e 17 anos a aproveitarem a conta BB Cash da melhor forma possível.
Também é possível encontrar dicas sobre a melhor forma de utilizar o cartão de crébito e de como começar a investir. Além disso, os seguidores ainda podem aproveitar conteúdos sobre carreira, esportes, games e muito mais.
2. Booktok
O BookTok é uma comunidade formada por usuários do TikTok que compartilham dicas e resenhas de livros. Os booktokers utilizam muita criatividade para criar conteúdos capazes de chamar a atenção de até mesmo quem não tem o hábito de ler, e fazem sugestões de obras que abrangem os mais diferentes estilos, como fantasia, suspense, romance e ficção. O fenômeno também tem influenciado diretamente o mercado editorial, já que é comum os livros mais comentados da plataforma chegarem ao topo das listas de mais vendidos, e as livrarias dedicarem prateleiras exclusivas aos “livros do TikTok”.
3. Dicas de estudo
Já que a maioria dos jovens passa horas navegando na internet, alguns perfis no TikTok se dedicam a oferecer valiosas dicas de estudo. Os conteúdos são variados e vão desde macetes para resolver problemas matemáticos até dicas de gramática e curiosidades sobre ciências. Há também vídeos dedicados especialmente à preparação de alunos que vão prestar vestibular e realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Basta buscar por hashtags como #estudos e #dicasdeestudos para ter acesso a materiais simples, dinâmicos e fáceis de compreender.
4. Dicas de carreira
Um dos nichos mais procurados do TikTok é o de perfis que oferecem dicas para entrevistas de emprego, formulação de currículos e até como mudar de carreira. Pessoas com experiência na área de recrutamento e recursos humanos demonstram o que fazer e o que deve ser evitado na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. A hashtag #careeradvice (conselho de carreira, em tradução para o português) já tem 3,1 bilhões de visualizações e ganha cada vez mais espaço na plataforma.
5. Empreendedorismo feminino
Pensando em se tornar uma plataforma que impulsiona cada vez mais as empreendedoras brasileiras, a empresa lançou recentemente o TikTok Para Elas, uma série de encontros para ajudar pequenas empresas e organizações comandadas por mulheres a alavancarem suas vendas. O objetivo das palestras é incentivar empresárias e microempresárias e explorarem ao máximo a capacidade da plataforma. Atualmente, a hashtag #empreendedorismofeminino já conta com mais de 2,8 bilhões de visualizações na rede social.
6. Limpeza e organização
Os amantes das dicas de limpeza e de como organizar armários têm um lugar garantido no TikTok. Enquanto a hashtag #limpeza tem 4,6 bilhões de visualizações, o termo #casaorganizada já foi visto mais de 211 milhões de vezes. Além de dicas sobre como limpar cômodos, pisos, e diversos itens de uma residência, os usuários encontram vídeos que ensinam hábitos sobre como manter a casa arrumada, quais são os melhores utensílios para cozinha e como organizar as compras em geladeiras, por exemplo. É um verdadeiro deleite!
7. Turismo
É cada vez maior o número de pessoas que decidem o próximo destino de viagem após assistir a um vídeo no TikTok. Atualmente, o aplicativo conta com quase de 5 bilhões de visualizações na hashtag #turismo, mais de 81 milhões na #turismobrasil e mais de 2 milhões na #tiktokturismo. Na plataforma há diversos criadores de conteúdo mostrando locais que merecem ser visitados no Brasil e no mundo, além de dicas de passeios, restaurantes e exposições.
8. Idiomas
Utilizar o TikTok para aprender e treinar um outro idioma também é possível. Professores compartilham conteúdos que facilitam o aprendizado sobre pronúncia, fonética e gramática de línguas como inglês, espanhol, francês, alemão e japonês. Além disso, a plataforma oferece a facilidade necessária para que o processo de falar e compreender outro idioma seja espontâneo, pois existem legendas e recursos que permitem dublar vídeos, realizar duetos e cantar.
Dicionário do TikTok
O TikTok, assim como outras redes sociais, tem uma espécie de dialeto próprio. São palavras ou abreviações usadas para se comunicar, criando um universo que nem todo mundo consegue compreender. Os termos mais famosos são:
Trend – Significa “tendência” e dá nome aos conteúdos que se tornam muito populares e ganham adesão de muitas pessoas.
FY – Sigla para se referir à página ‘for you’ (para você, em português) do TikTok.
IB – A abreviação de ‘inspired by’ (inspirado em, em português) é utilizada para atribuir os créditos de um vídeo a alguém.
POV – A sigla significa ‘point of view’ (ponto de vista, na tradução para o português) é utilizada para mostrar a visão de alguém ou de algo dependendo da situação.
GRWM – O termo ‘get ready with me’ (sigla em inglês para arrume-se comigo) é destinado aos vídeos nos quais internautas mostram as suas escolhas de roupas para diversas ocasiões.
E aí? Gostou do conteúdo? Você curte algum nicho específico no TikTok? Conte nos comentários! Aproveite e conheça também os conteúdos de Educação Financeira do Blog BB.
Saiba mais:
Como melhorar minhas finanças?
Entenda o que é resiliência financeira e saiba como alcançá-la
Intercâmbio: saiba como se organizar financeiramente para estudar no exterior
Comentários:
Carregando Comentários...