O sistema financeiro brasileiro evoluiu em diversos aspectos nos últimos anos, principalmente no que se refere à implementação de novas tecnologias. Uma delas é o Banking as a Service (BaaS), que permite que qualquer empresa, independentemente do seu ramo de atuação, ofereça serviços financeiros: além de contribuir para ampliar seu portfólio de serviços, o BaaS oferece benefícios muito interessantes, como redução de custos operacionais e fidelização de clientes.  

Neste terceiro texto da série sobre o Banking as a Service, o Blog BB explica quais são as vantagens dessa tecnologia e como ela pode elevar seus negócios a outro patamar. Confira!  

Como o Banking as a Service funciona?  

O Banking as a Service é uma estrutura digital usada para conectar instituições que já oferecem serviços financeiros, como bancos e fintechs, às empresas que desejam ampliar seu portfólio e oferecer “serviços de banco” aos clientes, como conta digital, cartão de crédito, pagamento de boletos e transferências. 

Dessa forma, qualquer solução desenvolvida por um banco é integrada, por meio de uma API (Interface de Programação de Aplicações, em português), ao sistema da empresa que disponibilizará determinados serviços e produtos bancários aos seus clientes.   

Imagine que uma rede de supermercados integra ao seu sistema uma API de cartão de crédito desenvolvida por um banco. Com essa nova solução, os clientes poderão ter acesso a uma nova forma de pagamento, um cartão do próprio mercado, que oferece benefícios como limite especial para compras nas unidades da rede, descontos em produtos selecionados, programa de acúmulo de pontos, dentre outros.  

Assim, ao utilizar o BaaS para disponibilizar um meio de pagamento mais vantajoso aos consumidores, a rede de supermercados também implementou uma nova ferramenta que dá insights valiosos sobre as preferências de consumo dos clientes. Além de reforçar a marca desse supermercado, uma vez que no BaaS o banco ou a fintech oferecedora do serviço não precisa aparecer para o usuário final.  

Por que uma empresa deve aderir ao Banking as a Service (BaaS)? 

A resposta para essa pergunta é simples: para fortalecer a fidelidade dos clientes e gerar mais receitas. Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, o crescimento das taxas de retenção de clientes em 5% pode aumentar os lucros de uma empresa de 25% a 95%. Ou seja, a fidelização de clientes impacta diretamente o faturamento dos negócios.  

E o Banking as a Service é a tecnologia perfeita para ampliar a fidelização de consumidores, já que, ao oferecer serviços bancários, as empresas têm, além de entregar benefícios aos seus clientes, a possibilidade conhecê-los melhor e reunir dados sobre preferências, hábitos de compra e necessidades financeiras.  

Com todas essas informações, as organizações podem ir além da criação de ofertas personalizadas e aperfeiçoar soluções que entreguem exatamente o que os clientes desejam. Dessa forma, é muito mais fácil para os consumidores continuarem aproveitando as conveniências dos serviços e produtos oferecidos, além de recomendá-los a outras pessoas.  

E quais são as vantagens do Banking as a Service?  

Você já sabe que ampliar a fidelidade dos clientes é um excelente benefício do BaaS, mas essa tecnologia também oferece vantagens, como:  

Redução de custosAo utilizar aplicações e infraestruturas de outras instituições, é possível reduzir custos e ampliar o foco na implementação da solução que será oferecida aos clientes. Além disso, as empresas que aderem ao Banking as a Service podem escolher quais serviços e produtos financeiros serão oferecidos aos clientes. Como não é preciso contratar todos os serviços de uma instituição financeira, basta adicionar aqueles que são considerados indispensáveis para atender as demandas dos consumidores. Essa personalização permite o investimento certeiro de tempo e dinheiro nas operações.   

Segurança das operaçõesAs instituições provedoras de soluções do BaaS, como bancos e fintechs, por exemplo, costumam adotar medidas robustas de segurança para proteger dados e informações confidenciais dos clientes. Ao utilizar aplicações de parceiros confiáveis, as empresas garantem que tanto as operações quanto os clientes estarão seguros, porque, claro, irão compartilhar de toda essa proteção.  

EscalabilidadeAs soluções oferecidas por meio do Banking as a Service são totalmente escaláveis. Isso significa que elas são preparadas para fornecer novos produtos e serviços conforme a empresa vai crescendo.   

Melhoria da experiência do usuárioTodas as vantagens anteriores também resultam em uma melhor experiência final do usuário, já que os produtos e serviços oferecidos contam com tecnologias rápidas e confiáveis, que permitem uma usabilidade mais consistente e intuitiva, independentemente do canal ou dispositivo utilizado.  

Geração de novas receitas – A adoção do BaaS pode ainda otimizar os processos de vendas, aumentar a eficiência e acelerar o ciclo de vendas. Com essa abordagem as empresas podem melhorar significativamente sua taxa de conversão e impulsionar o crescimento das receitas, alcançando assim resultados expressivos no cenário altamente competitivo dos negócios atual. 

Portal Developers BB  

E foi pensando justamente no desenvolvimento de soluções que estreitam a relação entre empresas e clientes, que o Banco do Brasil se tornou um grande incentivador do BaaS e criou o Portal Developers BB.  

O Portal, que oferece soluções de integração para que empresas consigam utilizar as funcionalidades financeiras do BB em suas plataformas de forma fácil, rápida e escalável, já conta com mais de 30 mil usuários cadastrados e tem mais de 23 mil aplicações em produção.  

Além disso, oferece as informações e o material de apoio sobre a utilização das APIs, e conta com um time de especialistas para prestação de atendimento e suporte.  

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