Se uma das suas metas para 2023 é investir para ter mais tranquilidade no futuro, o novo título do Tesouro Direto pode ser exatamente o que você está procurando. Lançado pelo Tesouro Nacional, o Tesouro RendA+ tem como objetivo ser um complemento para a aposentadoria.
Além de permitir investimentos a partir de R$ 30, o RendA+ oferece a opção de escolha de um ano, dentre oito opções, para que você comece a receber 20 anos de aposentadoria programada. Legal, né?
Pra você ficar por dentro do assunto, reunimos as 10 principais características dessa nova modalidade que pode te ajudar a se programar para o futuro.
1 – Aposentadoria programada
A nova modalidade tem dois momentos distintos: Um período de acumulação, em que o investidor aplica e acumula recursos para aposentadoria; e um período de conversão, quando ele passa a receber 240 meses (20 anos) de aposentadoria programada (amortizações).
Na prática, o investidor escolhe o título relacionado ao ano em que deseja começar a receber sua aposentadoria e, nele, faz os investimentos ao longo dos anos até a data escolhida.
2 – Taxa zero!
Os investidores que levarem os títulos do Tesouro RendA+ até a data do vencimento terão isenção da Taxa de Custódia da B3. É importante entender que a data de vencimento do título é diferente da data de conversão (aquela em que a aposentadoria se inicia). O título vence 20 anos após essa data, no final dos pagamentos programados.
Mas tem uma exceção: Se o valor dos pagamentos mensais ultrapassarem 6 salários mínimos, haverá cobrança de 0,10% a.a. sobre o que exceder esse limite.
3 – Taxa de custódia regressiva em caso de resgate antecipado
Caso seja necessário recalcular a rota e realizar um resgate antecipado, a taxa de custódia será regressiva, de acordo com a regra abaixo:
4 – Rentabilidade
Durante a fase de acumulação, o título será corrigido pelo IPCA + taxa prefixada, garantindo assim ganho real para o investimento. Além disso, no período de conversão, o valor seguirá corrigido pelo índice de inflação, o que irá preservar o poder de compra nessa fase.
5 – Variedade de escolha
Os papéis serão negociados pela data de conversão, ou seja, o ano que o investidor começará a receber os 240 pagamentos mensais. São oito opções com data de conversão entre 2030 e 2065, sempre variando de 5 em 5 anos. A princípio, as datas disponíveis são:
Dessa forma, se você planeja se aposentar em 2040, por exemplo, deve comprar o título RendA+ 2040. Quando esta data chegar, você passará a receber uma renda mensal até 2060.
6 – Resgate antecipado permitido
Assim como os demais títulos, o Tesouro RendA+ conta com a garantia de recompra pelo Tesouro Nacional, inclusive no período de conversão. No entanto, tem carência para resgate de 60 dias após a compra do papel.
Aqui é bom ficar ligado pois o preço do título vai oscilar em função das negociações do mercado, do mesmo jeito que já acontece com as opções atuais. A nossa velha conhecida Marcação a Mercado – nós também já falamos sobre ela aqui no BlogBB.
7 – Facilidade na simulação e contratação
Qualquer brasileiro interessado em incrementar a aposentadoria pode adquirir os títulos do Tesouro RendA+, incluindo os trabalhadores autônomos. No BB, a aplicação pode ser feita pelo portal investimentos.bb.com.br ou app Investimentos BB. Com a calculadora do Tesouro RendA+, disponível no site do programa, os investidores podem simular quanto precisariam investir, e por quanto tempo, para atingirem suas metas de renda no futuro.
8 – Não substitui a previdência oficial ou privada
De acordo com uma pesquisa do Tesouro Nacional, grande parte dos respondentes acredita que vai precisar de uma renda igual ou superior à atual para cobrir os gastos durante a aposentadoria.
Os títulos do Tesouro RendA+ foram criados justamente para democratizar o planejamento dessa renda extra. Por isso, não importa se você vai se aposentar como beneficiário do INSS, ou se já tem uma previdência privada, o RendA+ pode dar um upgrade no rendimento que você receberá todos os meses.
9 – Tributação
Os títulos do Tesouro RendA+ seguem as mesmas regras da tabela regressiva do Imposto de Renda para outras aplicações de renda fixa, e o recolhimento é feito somente sobre os rendimentos:
10 – Criação inspirada em Nobel de Economia
O Tesouro RendA+ foi inspirado nos estudos dos professores Arun Muralidhar e Robert C. Merton, este último foi ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 1997. Os trabalhos apresentam o conceito de produtos financeiros que facilitam o processo de poupar para uma previdência complementar.
E aí? Gostou dessa novidade? Aproveite e assista ao episódio Tesouro Direto, da série Deseconomês, que trata sobre o tema de forma leve e divertida.
Leia também:
Tesouro Direto: o que é e como começar a investir
Previdência privada é para todos
Aposentadoria: como planejar o futuro
Investimentos: como vencer as crenças limitantes
Comentários:
Carregando Comentários...