Os eSports, ou esportes eletrônicos, vêm ganhando cada vez mais força, espaço e investimentos no mercado. Mas afinal… O que são os esportes eletrônicos?

De forma simples, pode-se definir os eSports como competições profissionais de jogos digitais nas quais atletas e equipes disputam a vitória. Um modelo muito parecido com o dos esportes convencionais. Apesar de também serem realizados em estádios e eventos presenciais lotados, grande parte do público acompanha os jogos em plataformas de streaming de games.

eSports: mercado em alta

Se isso ainda parece só uma brincadeira para você, confira alguns números desse segmento: de acordo com um relatório da Juniper Research, a projeção é que o mercado global de eSports movimente US$ 3,5 bilhões em 2025.

Já de acordo com a consultoria Alvarez & Marsal, o setor faturou cerca de US$ 1,1 bilhão em 2021, aumento de 14,5% na receita global em relação ao ano anterior, ultrapassando o crescimento da economia mundial (5,5%).

Assim como no futebol, existem clubes e times, sindicatos, torcidas apaixonadas, rivalidades e várias marcas inseridas, que é o caso do BB: o primeiro banco brasileiro a apoiar o segmento, desde 2018.

Stream Battle BB: time de influenciadores gamers

O Banco do Brasil, de lá para cá, vem investindo nos eSports e criando cada vez mais ações que impulsionam esse mercado no país. Algumas delas são o BB Game Series, os campeonatos amadores e profissionais de jogos digitais, e o Stream Battle BB, concurso que revelou algumas das feras que fazem parte do Squad BB, o time de influenciadores gamers do banco.

Não à toa, o Stream Battle acumulou números impressionantes. Foram 2.290 inscritos no concurso, que buscava seis criadores de conteúdo da Twitch para se juntarem a Pimpimenta, Ana Xisdê e David Tavares no Squad.

Para agarrar uma das vagas, os interessados precisaram passar por um longo processo de seleção, em que enviaram vários vídeos com o objetivo de cumprir as missões passadas pelo BB. Os 12 melhores participaram da decisão no dia 21 de novembro, em evento organizado em São Paulo.

A finalíssima ganhou contorno de épico hollywoodiano – quatro horas de duração – e atraiu mais de 212 mil votos do público.

O eSports também transforma vidas

Gustavo começou a fazer lives na adolescência, pois, segundo ele, não se adaptava aos padrões de profissão e estudo. No início da carreira de streamer, ele jogava MineCraft.

“Para mim, tudo na Stream Battle foi muito surreal. Até hoje, muitas coisas ali não fazem muito sentido na minha cabeça, porque não era o que estava no meu meio social, sabe? Na minha família, nunca se passou em passar em alguma coisa para ser criador de conteúdo. Tanto que ninguém nem sabia o que era. Chegar ali na final já foi uma descarga emocional bizarra. Eu tenho certeza de que ninguém na minha família esperava aquilo”, contou o influenciador.

Natural de Conceição de Coité (BA), GargulaEX tem origem humilde. A grande final do Stream Battle foi a sua primeira viagem longa.

“Foi muito doido ir pra São Paulo. Eu nunca nem tinha saído da Bahia, o mais longe que eu já tinha ido foi pra Salvador, uma vez que fui ver minha tia. Foi muito doido, muito doido”, descreveu Gargula.

Outro grande vencedor do concurso foi Allan Pinho, também conhecido como Turma do Cururu. O professor de matemática estreou na internet quando criou, em 2020, um canal no YouTube para falar do assunto de uma maneira menos formal. Em 2021, entrou no universo de lives junto do irmão, fazendo transmissões de jogos que sempre teve interesse. A pandemia acabou permitindo o pontapé inicial.

“Chamei o meu irmão, que na época estava desempregado, para fazer um canal para jogar. Como sempre fui um cara de grupo, pensei em chamar de Turma do Cururu, já que meu nick no videogame era Sapo Cururu”, contou Allan.

“No início éramos eu e meu irmão. Depois ele arranjou um emprego e eu continuei. De manhã, eu dava aula e, à noite, eu fazia as lives. Foi assim que eu entrei mesmo neste universo e passei a consumir esses conteúdos”, acrescentou.

Gustavo e Allan assinaram um contrato com o Banco do Brasil e se juntaram ao Squad BB, iniciando assim as suas carreiras profissionais dentro dos games. Os dois também ganharam um supercomputador para realizar as suas lives e criar conteúdo, além de viajarem por todo o Brasil com o intuito de participar de eventos do banco.

O BB fica ainda mais orgulhoso em propor e incentivar a busca pela realização do sonho de cada jovem que pretende imergir no universo dos gamers. Ei, não se esqueça! Seja no mundo digital ou no que você almejar: estaremos juntos. ❤️

Publicidade

Para ficar mais por dentro desse imenso universo de jogos eletrônicos e todas as ações que o BB está envolvido, acesse o portal Tamo Junto Nesse Game. Lá você encontra as novidades do BB nos eSports, produtos relacionados, descontos, cupons e muito mais.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...