Baby boomers, X, Y, Z, Alpha. Pode ser que, ao ler essa sopa de letras, você imagine que caiu em um post sobre como fazer senhas fortes para os seus apps. Não é o caso (embora você também possa encontrar esse conteúdo aqui no Blog).
Baby boomers, X, Y, Z, Alpha representam as gerações de nascidos em uma determinada época, e que, por essa razão, compartilham algumas características de comportamento comuns. Entre elas, por exemplo, o que importa para eles quando o assunto é trabalho.
E como será que a Geração Z, ou os zoomers, o maior desses grupos em número de pessoas, se encaixa em relação aos sonhos, às expectativas e aos projetos na hora de escolher um lugar ao sol no mercado de trabalho?
Principais características da geração Z
Se você nasceu entre 1996 e 2010, você faz parte da famosa geração Z. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a galera que faz parte da Gen Z (também pode chamar de iGeneration, plurais ou centennials!) já é maioria e forma um grupo que corresponde a 32% da população mundial.
Chamados de nativos digitais por já terem nascido em meio ao avanço da internet e de tecnologias digitais de conectividade. Além de possuírem grande facilidade em assimilar informações de forma rápida, estão sempre conectados às famosas trends das redes sociais. Eles são incrivelmente engajados em pautas sociais como a luta contra o racismo e a homofobia.
A verdade é que que esses jovens entendem a real necessidade de mudar o mundo, e enxergam o local de trabalho como ferramenta para alcançar esse objetivo.
O que a geração Z busca no mercado de trabalho?
A Gen Z dá grande valor à qualidade de vida, por isso,se o emprego oferece um bom salário, mas não traz satisfação pessoal, esquece! É claro que a remuneração ainda importa, mas não está mais no topo de prioridades:
Pretensões da geração Z no mercado de trabalho
– Flexibilidade de horário
– Autonomia e liberdade para contribuir com ideias e projetos
– Oportunidade de crescimento pessoal e progressão na carreira
– Salários atrativos em posições estratégicas
– Feedbacks constantes
– Bons benefícios
– Integração com equipes
Em quais carreiras investir?
Se a geração X e os millennials consideravam medicina, advocacia e engenharia como áreas de atuação imprescindíveis para o sucesso profissional, os zoomers já demonstram interesse em outros caminhos.
É o que mostrou um estudo para identificar quais são os empregos mais bem avaliados pela geração Z, realizado pela Glassdoor, que é considerada uma das maiores plataformas de disponibilização de vagas e recrutamento em todo o mundo. Confira o ranking:
5 – Gerente de produto
Um profissional que identifica necessidades de clientes, elabora planos de negócios e implementa soluções. Esse profissional também pode planejar o ciclo de produtos de uma empresa levando em consideração previsões financeiras e mercadológicas. É necessário ter conhecimentos em UX Design, tecnologia e negócios.
4 – Cientista de dados
O cientista de dados, ou data scientist, é um profissional com habilidades técnicas e muito capacitado para interpretar e fazer com que os dados, sejam eles quais forem, se comuniquem entre si e ganhem valor agregado para tornar produtos valiosos para uma empresa. Podem ser dados sobre clientes ou produtos, por exemplo.
3 – Gerente de social media
O gestor de mídias sociais é quem planeja, operacionaliza, interage e analisa os resultados das ações de uma empresa nos canais digitais. Esse profissional, que é cada vez mais requisitado, também pode organizar diferentes atividades de marketing e relacionamento com outras mídias.
2 – Gerente de marketing
A segunda posição do ranking pertence aos profissionais que desenvolvem estratégias de marketing e identidade visual das marcas para promover a imagem institucional e aprimorar os negócios. O gerente de marketing é quem define o posicionamento de marcas, produtos e canais de comunicação específicos para cada público, além de analisar tendências e fatores econômicos e financeiros.
1 – Recrutador corporativo
O primeiro lugar da lista pertence ao recrutador, profissional que descobre talentos para todos os tipos de empresa. É uma posição muito importante, pois requer visão analítica e estratégica para contratar as pessoas mais aptas a cargos importantes. Quem deseja investir nessa área costuma se graduar em gestão em recursos humanos, administração, pedagogia, psicologia e serviço social.
Mas e o empreendedorismo?
Tem boas ideias e o desejo de empreender? Pode ficar suave porque tem oportunidade para você também! Um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostrou que, mesmo em uma situação de pandemia, o número de jovens empreendedores no Brasil cresceu 15% em 2020.
Então, se você é uma pessoa que não tem medo de arriscar, tem muita vontade de trabalhar, com capacidade para planejar e inovar, empreender pode ser um excelente caminho.
Só tem que ficar ligado, porque é muito importante ter dedicação para colocar a mão na massa, entender todos os processos e aprender de tudo um pouco, afinal, no início é mais complicado contratar uma equipe completa com funcionários que atendam cada função. Enfim, o importante é manter-se firme e buscar o máximo de conhecimento para que o seu negócio não flope antes mesmo de começar.
Para saber se você tem um perfil empreendedor, acesse o guia Perfil Empreendedor: como reconhecer se tenho ou não, elaborado pelo Sebrae. Aproveite e clique aqui para ler um post do Blog BB com dicas valiosas para quem pretende começar um negócio.
E a carreira de influenciador?
A chegada de redes sociais e plataformas como YouTube, Instagram e TikTok transformou o termo influenciador na profissão de milhões para muitos jovens.
A pesquisa Geração Z e o Marketing de Influência, realizada em 2021 pela INFLR, AdTech especializada em marketing de influência, apontou que 47% dos 3.100 jovens entrevistados consideram que ser youtuber ou tiktoker é a profissão dos sonhos. Além disso, 63% dos participantes mostraram que desejam ser influenciadores no ambiente digital devido aos retornos financeiros.
Mas atenção! A vida dos influencers não é feita somente de glamour, festas, viagens e contratos milionários. É preciso ter em mente que a profissão carrega uma grande pressão e a responsabilidade de, literalmente, impactar a vida dos seguidores ao motivar o seu comportamento e a sua decisão de compra.
Se você pretende investir nessa carreira, avalie se o seu conteúdo tem potencial de público e trabalhe bastante para criar relevância e engajamento. Ou seja, lide com temas que o público quer consumir. E lembre-se: não desista nas primeiras dificuldades!
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