Imagine um cenário paradisíaco, com praias deslumbrantes, piscinas naturais, vida marinha abundante, reserva ecológica, lagoa e ainda com muito conforto e diversão para toda a família. Essa é a Praia do Forte, no litoral norte da Bahia, que é considerada uma opção completa para pais e filhos de todas as idades aproveitarem as férias.
A vila, distrito da cidade Mata de São João, a 70 km de Salvador, possui muitas praias e para todos os gostos. Para quem busca águas tranquilas e piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos, as melhores são a Praia do Lord, a Praia do Papa Gente, a Praia Pedra do Chapéu, a Praia do Portinho e a própria Praia do Forte, que dá nome à vila.
Já quem prefere um mar com ondas, tem a Praia do Portinho de Baixo (Praia do Tivoli) e a Praia do Ibero, além de um trecho de mar aberto na Praia do Papa Gente. Ainda tem a Praia da Barrinha, onde tem o encontro do rio com o mar, e o trecho quase deserto de 5 km entre a Praia do Ibero e Imbassaí.
Vida marinha
Um dos passeios obrigatórios a fazer com a família, principalmente crianças, é a visita ao Projeto Tamar, que funciona de terça a domingo, das 11h às 17h em julho. A iniciativa atua pela preservação das tartarugas marinhas e reúne, em tanques e aquários, 750 mil litros de água salgada com quatro das cinco espécies que ocorrem no Brasil e outros exemplares da fauna marinha da região.
Há atividades interativas para conhecer mais de perto o trabalho das equipes do projeto, como alimentação das tartarugas, peixes e tubarões e atividades de enriquecimento ambiental, realizadas a partir das 14h30. E pode agendar a participação no Biólogo por Um Dia. Para grupos pequenos de crianças de 6 a 12 anos, a atração promove experiências mais lúdicas, realizadas durante uma manhã ou uma tarde e elas ainda ganham um kit. Para adultos e adolescentes, as atividades duram 1h30. E também tem contação de histórias, apresentações culturais e shows, inclusive à noite.
Além disso, de julho a outubro, é possível curtir de perto o espetáculo das baleias jubarte, que vêm ao litoral da Bahia anualmente no período da reprodução. Os passeios são realizados pelo Instituto Baleia Jubarte, em parceria com agências parceiras na cidade e em outras localidades. E, na sede da organização, há caminhada educativa, passando por um esqueleto completo de baleia jubarte no jardim, réplicas em tamanho natural e um anfiteatro com computadores interativos.
Mais natureza
Outro passeio para fazer em família é passar um dia em contato com a natureza na Reserva de Sapiranga. São mais de 600 hectares de Mata Atlântica, com grande diversidade de flora e fauna. É possível explorar de buggy, quadriciclo, bicicleta, caiaque e em trilhas a pé e tomar banho no Rio Pojuca ou no Rio Sapiranga. Para aproveitar tudo que o espaço oferece, é indicado contratar um guia ou agência de turismo.
Já o Parque Klaus Peters, aberto todo dia das 6h às 18h, é um dos lugares favoritos para atividades físicas e observar a fauna e flora local. São 3,6 km de percurso cercado pela Lagoa Timantube, com placas de identificação das atrações em todo o caminho.
E a Lagoa de Aruá fica a apenas 5 km da Praia do Forte, também no meio da Mata Atlântica. A atração, que não é muito conhecida por turistas, tem poucos restaurantes, casas e pousadas em sua volta e permite tomar banho de água doce e momentos em meio à natureza para observação de pássaros e flora.
Fim de tarde
A Casa da Torre de Garcia D’Avila, também conhecida como Castelo Garcia D’Ávila, é uma das surpresas para quem visita a Praia do Forte. É uma das construções mais antigas erguidas pelos portugueses no Brasil, sendo a primeira fortificada. Protegida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1937, além das ruínas, ainda permanece em pé a Capela de São Pedro dos Rates.
Ao final da tarde, as colunas de pedra se destacam em meio ao pôr do sol, aumentando a beleza do local. A visita pode ser feita quarta e quinta, das 10h às 17h, e de sexta a domingo, das 10h às 18h.
Depois do anoitecer, a Alameda do Sol é o ponto de encontro. Nela, estão as principais lojas, restaurantes e o agito noturno. A vila em si é uma atração. A sinalização das ruas e praças contam um pouco da história local. E a própria população gosta de contar mais sobre cada um dos moradores que foram homenageados.
Na vila, ainda é possível conhecer a Igreja de São Francisco de Assis, que marca a orla, comer um acarajé à beira-mar, experimentar uma tapioca feita na hora e até negociar um drink dobrado nas barracas com vista para a Praia do Portinho.
Onde se hospedar na Praia do Forte
Praia do Forte tem boa oferta de hospedagem, que vão de resorts a hostels, passando por pousadas, casas de veraneio e hotéis que cabem em todos os bolsos, gostos e desejos. A vila concentra a maior quantidade de pousadas e hotéis. Mas existem opções para ficar nas praias, como pousadas próximas à Praia Pedra do Chapéu, com caminhada mais curta até as piscinas naturais da Praia do Lord.
Para ficar à beira mar, existem algumas pousadas, resorts e casas de aluguel. Os resorts, apesar de possuírem preços maiores que uma hospedagem normal, reúnem serviços que podem ser úteis, como café, almoço e jantar (ou café e jantar, caso de meia pensão), piscinas, opções de lazer, cadeiras de praia, guarda-sóis, entre outros.
Vantagens que só cliente Ourocard tem
Para ajudar seus clientes a terem férias tranquilas com a família, o Ourocard tem o Parcelamento de Compras à Vista. É mais barato à vista? O estabelecimento permite parcelar apenas em poucas vezes ou nem permite? Aproveite que clientes Ourocard têm tudo e podem parcelar compras à vista acima de R$ 100 em até 12 vezes.
Para usar, é fácil.
Basta entrar no App BB antes de fechar a fatura, acessar o menu Cartões > Consultar fatura > Parcelar compras à vista e selecionar o cartão em que a compra foi feita. Aí, é só selecionar o que deseja parcelar e em quantas parcelas (de duas a 12) e digitar a senha. Simples assim.
Comentários:
Carregando Comentários...