Quem contrata qualquer tipo de empréstimo precisa ficar atento a uma série de fatores importantes, como o prazo de pagamento, o valor das parcelas, as taxas de juros e tudo mais que possa impactar a proposta, certo?
Imagine, então, que você fez todas as simulações e fechou um contrato com uma instituição financeira. A partir desse ponto, o mais comum – e esperado – é que as prestações sejam honradas mensalmente até o fim. Mas e se, no meio do caminho, você descobrir condições mais vantajosas e perceber que a sua dívida pode ficar menor? Existe algo a ser feito?
É claro que sim! Basta fazer uma portabilidade do empréstimo, operação autorizada pelo Banco Central desde 2006 e que busca oferecer condições mais vantajosas aos clientes na operação de crédito em andamento.
No intuito de apresentar todos os detalhes da portabilidade e informar como conseguir as melhores condições para o seu empréstimo, o Blog BB preparou um guia que vai esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto. Confira!
O que é portabilidade de empréstimo?
A portabilidade de empréstimo é um direito assegurado aos clientes de serviços financeiros que desejam transferir contratos de crédito, como empréstimos pessoais, empréstimos consignados ou financiamentos imobiliários , de uma instituição financeira a outra, buscando condições mais vantajosas.
Um exemplo prático: você solicitou um empréstimo no Banco A totalizando R$ 20 mil, com pagamento durante cinco anos. Um tempo depois, decide compartilhar os seus dados via Open Finance com o Banco B e descobre que ele oferece prestações e juros menores nessa mesma transação. Após fazer uma análise e perceber as vantagens da portabilidade, basta solicitar que o empréstimo da instituição A seja transferido para o estabelecimento B. Simples assim!
Quais são as vantagens da portabilidade de empréstimo?
Já viu que é possível trocar de instituição financeira no decorrer do contrato de um empréstimo e conseguir condições mais vantajosas, não é? Algumas das principais vantagens são as seguintes.
• Taxas de juros mais baixas: um dos principais motivos para optar pela portabilidade de empréstimo é a busca por taxas de juros mais atrativas. Se outra instituição financeira oferecer condições mais favoráveis, a portabilidade permite que você aproveite essas taxas e tenha uma economia significativa ao longo do tempo.
• Redução das parcelas: a portabilidade também pode permitir a redução do valor das parcelas mensais, algo vantajoso para quem busca aliviar o orçamento mensal.
• Facilidade e praticidade: a portabilidade de empréstimo é um processo relativamente simples e ágil. A documentação necessária costuma ser menor do que a exigida em uma contratação de crédito tradicional, tornando a transferência mais rápida e conveniente.
Lembre-se de que é muito importante analisar cuidadosamente as condições oferecidas pela nova instituição financeira. Aproveite para comparar, além das taxas de juros, se há outros custos associados ao empréstimo, como seguros e tarifas administrativas.
Como fazer a portabilidade de empréstimo?
O primeiro passo ao fazer uma portabilidade de empréstimo é levantar as informações do contrato já fechado anteriormente. Para isso, solicite um extrato, contendo informações como:
• Número da operação e do contrato
• Saldo devedor atualizado
• Prazo
• Valor das prestações
• Taxa pactuada
Com esses dados na mão, você pode analisar e revisar as condições e decidir se é hora de buscar uma portabilidade. Caso a resposta seja positiva, será possível levar essas informações a outra instituição financeira, e, assim, eles farão uma proposta. Se gostar das novas condições e decidir prosseguir, o banco de origem tem até cinco dias úteis para realizar a transferência.
E aqui cabe destacar como o Open Finance tornou todo o processo mais simples. Antes, você precisava levar esses dados até uma agência bancária, conversar com o gerente, analisar a proposta e, só depois, proceder com a portabilidade.
Agora é tudo muito mais simples: basta compartilhar os dados com a nova instituição, definir o período e pronto. As informações do seu contrato já podem ser analisadas.
No Banco do Brasil, por exemplo, esse processo é ainda mais simples, pois todo o acompanhamento ocorre pelo App BB, inclusive com simulações e avaliações, oferecendo toda a tranquilidade e praticidade, direto no seu celular.
Como funciona a portabilidade de empréstimo consignado?
Para quem tem um empréstimo consignado (ou seja, com desconto direto no contracheque), as regras gerais de portabilidade seguem a mesma lógica: você compartilha os seus dados com uma nova instituição, recebe uma proposta e decide ou não pela portabilidade. O prazo de conclusão da operação também é de cinco dias úteis, igual aos demais empréstimos.
Caso a empresa ou o órgão no qual você trabalha tenha convênio de empréstimo consignado com o Banco do Brasil, é possível simular e contratar a portabilidade no App BB de forma simples, fácil e rápida. Mas, se preferir, também há a opção de ir até a uma agência do Banco do Brasil e verificar as condições.
É possível desistir da portabilidade de empréstimo?
Você pode acabar recebendo uma contraproposta com novas taxas e parcelas menores para manter o seu empréstimo na instituição financeira de origem. Se isso acontecer, é possível permanecer com o contrato de empréstimo existente e aproveitar as novas condições, mais vantajosas. A escolha é sempre sua!
Blog BB Recomenda
Quer saber um pouco mais sobre a portabilidade de empréstimo? Então confira os conteúdos selecionados pela curadoria do Blog BB.
A Dina Prates faz uma explicação bem A Dina Prates faz uma explicação bem legal sobre o funcionamento da portabilidade.
Já o canal do Banco Central no YouTube tem um conteúdo muito interessante para explicar se existe mesmo troco na portabilidade.
Agora que já sabe tudo isso, que tal fazer uma simulação e ver como o BB pode ter condições exclusivas para você? Aproveite e compartilhe este conteúdo com familiares e amigos.
Leia também:
Saiba como o crédito pode ajudar você a realizar os seus sonhos
Financiamento: entenda como funciona o sistema de juros
Como empréstimos podem ajudar na organização financeira
Comentários:
Carregando Comentários...