Você já parou para pensar se os seus objetivos são de curto ou longo prazo? Os conceitos podem parecer complicados, mas não são.
Por exemplo, um jovem adulto que investe parte do salário pensando na aposentadoria tem um objetivo de longo prazo, já que ainda vai demorar muitos anos para se aposentar.
Já um casal que planeja viajar para a Europa no próximo ano, possui uma meta de curto prazo, uma vez que o momento pode acontecer em alguns meses.
O tamanho do objetivo também influencia no prazo, já que metas maiores exigem mais planejamento e organização.
Mas, na prática, quais são as diferenças entre metas de longo e curto prazo? Confira abaixo as principais diferenças no conceito de cada um:
Curto prazo
Os objetivos de curto prazo são aqueles que, geralmente, serão concretizados nos próximos 3 a 12 meses. Ou seja, estão há um ano de distância do momento em que começa o planejamento.
Um bom planejamento de curto prazo, por exemplo, diz respeito às contas de começo de ano, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar.
Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), mostra que, apenas 11% dos brasileiros têm condições de pagar as despesas sazonais deste período.
Ao se planejar é possível prever essas despesas e não se endividar logo no início do ano.
Longo prazo
São considerados de longo prazo os objetivos que deverão se concretizar em 3 ou 5 anos, mas não necessariamente possuem um prazo máximo. Por exemplo: aposentadoria, aquisição de um imóvel, ter filhos, entre outros.
Esses planejamentos, além de mais tempo, também precisam de quantias maiores de dinheiro.
Por isso, é importante fazer um cronograma, definir o valor que será economizado todo mês, apontar os gastos previstos e ter um orçamento.
Definir pequenas metas ao longo do caminho também ajuda a identificar o que precisa ser ajustado.
Os objetivos financeiros de longo prazo têm os investimentos como grandes aliados.
A estratégia correta e uma assessoria de confiança pode gerar uma rentabilidade diferenciada que encurte o caminho para você alcançar sua meta.
E, para isso, nossa dica é ter uma carteira de investimentos diversificada, sempre respeitando o seu perfil.
Conte com a assessoria especializada do Banco do Brasil.
Conheça nossas sugestões de investimentos em bb.com.br/carteirasugerida. É #PraTudoQueVoceImaginar!
Comentários:
Carregando Comentários...