Conteúdo atualizado em 5 de maio de 2023 

Possivelmente, você já utilizou o Pix para pagar ou receber dinheiro.

Esse serviço facilita a vida de milhões de brasileiros ao permitir que o pagamento de contas, as compras do dia a dia e as transferências bancárias sejam realizados de forma instantânea.

E se o Pix promoveu uma grande mudança e trouxe mais facilidade à vida de tantas pessoas, já imaginou o que vem por aí com o Open Finance?

Não é nenhum exagero defini-lo como uma verdadeira revolução no sistema financeiro brasileiro.

Especialmente porque os clientes passam a ter total controle sobre os dados bancários.

Publicidade

E, com isso, muito mais poder de escolha e decisão quando o assunto é os rumos do próprio dinheiro.

Antes chamado de Open Banking, o sistema evoluiu e mudou de nome para Open Finance justamente pela abrangência maior de produtos e serviços. Agora, também envolve integração de informações entre instituições financeiras das áreas de seguros (Open Insurance), investimentos (Open Investment) e câmbio. 

.

Empoderamento do consumidor

Embora o empoderamento do consumidor seja um assunto bastante discutido hoje, são poucas as iniciativas que colocam de fato o poder nas mãos do cliente como o Open Finance está fazendo, e essa é a fonte de grande parte do seu caráter revolucionário.

Mas, na prática, o que isso revela?

Empoderar significa dar poder a alguém. Nesse novo modelo, o cliente adquire controle porque passa a possuir os seus dados.

Isso é novidade, pois, antes do Open Finance, os dados relativos ao histórico financeiro eram da empresa que os coletou.

.

Entenda por que o cliente está no centro da tomada de decisões

O dono dos dados decide o que será feito com eles e poderá usá-los como quiser em seu benefício. Por isso, a propriedade é tão importante.

Entendeu agora por que o Open Finance colocou o cliente no centro de verdade?

Você ganha poder, autonomia, liberdade de escolha e pode usar tudo isso no intuito de cuidar melhor do seu dinheiro.

Pode ter acesso a diversas ofertas do mercado e se relacionar com instituições financeiras sem precisar abrir uma conta nem esperar um longo tempo pela formação de um histórico financeiro.

Agora o seu histórico é de fato seu para levá-lo aonde quiser. Dessa forma, o novo Sistema Financeiro Aberto também é sinônimo de liberdade.

Será possível contratar os produtos e serviços financeiros que desejar nas instituições bancárias da sua preferência.

Também poderá ter uma conta-corrente no banco A, uma operação de crédito na fintech B e um investimento no banco C, por exemplo.

E tudo isso de forma simples e transparente.

Esse empoderamento do cliente ainda incentiva a competitividade do mercado.

Também promete trazer inúmeras vantagens aos consumidores, como a aceleração da inovação das soluções financeiras, maior rapidez nos processos de contratação e portabilidade de produtos e serviços bancários, e redução das taxas e tarifas.

Outro ponto importante do Open Finance é a personalização.

Com o acesso a informações mais completas sobre o seu comportamento financeiro (somente aquelas que quiser compartilhar) e a ajuda da tecnologia, as instituições bancárias poderão criar ofertas específicas para as suas necessidades.

Sob a supervisão do Banco Central, a proteção das operações também entra na lista de benefícios do Open Finance.

Todas as instituições participantes devem seguir diretrizes e padrões elevados de segurança que garantam a proteção dos dados dos clientes.

Além disso, a jornada para o compartilhamento das suas informações só poderá ser realizada por você nos canais eletrônicos das instituições financeiras com as quais já se relaciona.

Conheça o Minhas Finanças 

Quer uma aplicação concreta do Open Finance no cotidiano? Então é hora de ficar por dentro do Minhas Finanças, funcionalidade gratuita do App BB.  

Por meio dessa ferramenta, você pode acessar, via sistema Open, um extrato multibanco com informações financeiras do BB e de outros bancos ou instituições. E vale lembrar que é você quem decide quais dados dividir e por quanto tempo deseja compartilhá-los.  

O Minhas Finanças, que já foi tema de post aqui no Blog BB, também permite categorizar gastos em grupos de consumo, como educação, lazer e saúde, programar compromissos futuros e criar objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo.  

Você pode personalizar essas metas com o que desejar: da criação de uma reserva de emergência a economias para aquela viagem dos sonhos. Tudo na palma da sua mão, ao alcance de poucos cliques. 

Encontre todas as explicações importantes do Open Finance aqui no blog. E pra saber quais são as vantagens e os serviços exclusivos a quem compartilha os dados com o BB, acesse a nossa página no portal.

Leia também

Open Banking é Open Finance 

Open Finance, APIs e BB, tudo a ver 

Como seus dados são protegidos no Open Finance 

Entendendo o mundo Open: benefícios e vantagens 

Este conteúdo foi útil

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...