Open Banking é Open Finance

[bbnav nome=” A caminho do Open Finance“]

Conteúdo atualizado em 10 de julho de 2023

A quarta e última fase do Open Banking está a caminho. Muito mais do que uma etapa no cronograma, a mudança marca a entrada em um novo momento do sistema financeiro brasileiro: o Open Finance.

Será o começo do compartilhamento de dados sobre Investimentos, Seguros, Câmbio e Previdência.

Em outras palavras, é a reta final para que, em breve, você possa contar com produtos mais personalizados e condições mais aderentes ao seu perfil durante a contratação de serviços, inclusive aqueles comercializados por corretoras ou seguradoras, por exemplo, sempre com o seu total controle sobre com quem e quando compartilhar os dados.

Confira as mudanças que chegam com a quarta fase.

[bbnav nome=” Investimentos“]

Na primeira etapa dessa fase, você ainda não poderá compartilhar as suas informações pessoais em relação a esses produtos. As instituições financeiras que operam investimentos compartilharão as informações referentes aos respectivos portfólios. As informações tratam dos seguintes produtos: CDB, RDB, LCI, LCA, cotas de fundos de investimento, títulos do Tesouro Direto, ações, cotas de fundos de índices listados em bolsa, debêntures, CRI e CRA.

Entre os dados que serão compartilhadas estão as taxas de administração e de performance, por exemplo. São informações importantes que trarão mais transparência ao mercado e permitirão a comparação de portfólio e dos seus atributos entre as instituições participantes.

Ou seja, em breve, você terá muito mais clareza para avaliar, entre outros, se manter um investimento em uma corretora é vantajoso em relação ao portfólio disponível no seu banco de relacionamento, onde você já concentra operações bancárias.

Publicidade

.

[bbnav nome=”Câmbio”]

Quem precisa fazer a troca de moedas também será contemplado pelo Open Finance. Nesse primeiro momento, as empresas que operam no segmento compartilharão as informações sobre o Valor Efetivo Total (VET) e a taxa de câmbio praticada, além de tarifas e taxas de serviço para quem se cadastrar nessas empresas.

[bbnav nome=”Seguros“]

No mercado de seguros, a revolução também será grande. Inicialmente, as empresas que atuam no setor disponibilizarão os dados referentes aos canais de atendimento e os produtos disponíveis.

O compartilhamento de dados dos clientes, como cadastros e registros de produtos, está previsto para maio de 2022, assim como os demais produtos dessa fase Open Finance. Só depois a oferta de produtos e serviços mais personalizados deverá ocorrer.

A ideia é que o cliente possa compartilhar dados sobre os produtos e serviços já contratados entre as seguradoras, bem como realizar operações como a portabilidade de seguros, aumentar a agilidade na comunicação de eventos como o Aviso de Sinistro, realizar alterações de contrato, modificar os produtos contratados e outros.

O sistema também permitirá menores prazos para o pagamento de indenizações, quando ocorrerem. Essas inovações serão viabilizadas por etapas.

[bbnav nome=”Previdência“]

No caso da previdência complementar ou privada, nessa etapa inicial, as empresas do segmento compartilharão apenas as informações sobre os produtos e as tarifas praticadas.

E lá em maio de 2022, os clientes também poderão autorizar o compartilhamento das suas informações pessoais relacionadas a esse tipo de produto.

A partir daí você começará a perceber as vantagens do Sistema Financeiro Aberto, como mais agilidade nas operações de portabilidade de contratos e de migração de instituição.

[bbnav nome=”A nova fase do Open Banking”]

Com a entrada desses produtos financeiros, a integração do sistema financeiro terá uma amplitude muito maior e quem mais tem a ganhar é você. Conhecendo melhor o seu perfil, os bancos, as corretoras, as fintechs, as seguradoras e as demais instituições participantes conseguirão realizar ofertas mais aderentes às suas necessidades. Além disso, a abertura dos portfólios e das taxas praticadas tendem a estimular ainda mais a concorrência no setor, em que o principal decisor será você.

E aí, já está pronto para o Open Finance? Compartilhe os seus dados com o BB e aumente as suas chances de ter mais limites e benefícios.





Usamos cookies para segurança, melhor experiência e personalização de conteúdo de acordo com a nossa Política de Privacidade. Clique em "Configurar cookies” para gerenciar suas preferências.