Já imaginou ter um único aplicativo no smartphone capaz de acessar as informações sobre todos os seus cartões de crédito, independente da bandeira e do banco?

E se fosse possível realizar operações em diferentes contas bancárias, tudo no mesmo lugar?

Com o Open Banking, esse futuro está mais próximo do que se imagina.

O novo sistema financeiro aberto, o Open Banking, utiliza APIs (Interface de Programação de Aplicação ou, em inglês, Application-Programming Interface) como forma de padronizar o trânsito de dados entre instituições distintas, como bancos, fintechs e outras empresas não bancárias.

Em outras palavras, são aplicações que permitem a comunicação e integração de diferentes sistemas.

Um exemplo bastante comum do uso de APIs está no site que compara preços de hotéis.

Esse site busca as informações detalhadas acessando as APIs dos sites hoteleiros e compila as respostas.

No caso do Open Banking, um conjunto de instruções orienta a criação das APIs para que elas funcionem de acordo com o objetivo, que, no caso dos bancos e de outros participantes do sistema, é desenvolver soluções e serviços integrados e inovadores, oferecendo aos correntistas mais conveniência e autonomia na utilização do seu histórico financeiro.

Publicidade

Portal Developers BB: APIs para o Open Banking e muito mais      

O Portal Developers BB é um ambiente desenvolvido pelo Banco do Brasil e dedicado ao atendimento aparceiros, desenvolvedores e consumidores de APIs bancárias.

Implementado em 2017, foi a primeira operação estruturada de Open Banking a ser lançada no mercado brasileiro, antes mesmo de as discussões sobre o assunto serem iniciadas pelo Banco Central.

O Portal conta hoje com mais de dez mil usuários cadastrados e já possui mais de quatro mil aplicações em produção.

São soluções de integração, pagamento e cash utilizadas por uma gama variada de parceiros, dentre eles PicPay, Equatorial, Software Express e governos do Estado de São Paulo e Paraná.

As informações e o material de apoio sobre a utilização das APIs e a integração de soluções estão disponíveis no portal e o usuário também tem à sua disposição um time de especialistas para prestação de atendimento e suporte.

Dessa forma, desenvolvedores de softwares e em empresas podem criar ferramentas e funcionalidades para a troca de informações bancárias, gerando mais oportunidades de negócios e novos produtos que vão oferecer aos clientes mais liberdade e autonomia sobre sua vida financeira, empoderando-os e proporcionando-lhes condições mais adequadas para tomar melhores decisões.

Banking as a Service (Baas), oportunidades para empreendedores

As APIs também oferecem vantagens muito interessantes aos empreendedores.

A partir do Banking as a Service (BaaS), que, em tradução literal significa “banco como serviço”, uma empresa passa a oferecer serviços que não teria autorização ou recursos para desenvolver sozinha.

Sendo assim, é possível firmar parcerias com instituições especializadas, como o Banco do Brasil, e utilizar a sua expertise com o objetivo de oferecer produtos financeiros aos seus clientes, de forma personalizada e eficiente.

Com a implementação do BaaS, as empresas podem embarcar funcionalidades financeiras do BB em suas plataformas de forma fácil, rápida e escalável, provendo uma experiência completa e fluida aos seus clientes, o que gera fidelização e maiores taxas de conversão na hora da compra.

Assim, a empresa que se torna parceira do BB nesse modelo pode oferecer a seus clientes produtos financeiros como cartões de crédito, empréstimos, diferentes opções de pagamento em seu checkout.

Tudo sem precisar investir tempo e capital no desenvolvimento dessas soluções. Algumas já estão prontas e disponíveis para consumo no Portal Developers BB.

Com as APIs de pagamento, por exemplo, é possível realizar transferências, pagamentos de boletos e de guias de consumo, além de consultas diversas.

Tudo é feito de forma integrada ao ambiente web da empresa (ou ao seu software de gestão próprio, o ERP), sem necessidade de conciliação manual, espera por processamento ou troca de arquivos.

Ou seja, além de ganhar competitividade no mercado oferecendo uma melhor experiência para seus clientes, essas empresas ganham também eficiência operacional em seu dia a dia, economizando tempo e recursos com a automatização de rotinas.

Além disso, ao oferecer soluções financeiras, é fundamental estar em conformidade com as leis que governam o mercado financeiro e ter a certeza de que está oferecendo a seus clientes toda a segurança necessária, com soluções baseadas em criptografia, autenticação de dois fatores, entre outras.

Nesse momento, ter um parceiro com a expertise a solidez do BB faz toda a diferença.

Quer saber mais sobre as APIs do BB e o Open Banking? Clique aqui e continue acompanhando as nossas publicações!

Este conteúdo foi útil

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...