Subindo ou descendo, a taxa Selic é sempre notícia. Afinal, ela tem impacto direto na vida de todos nós.
Os investimentos, o cheque especial, o rotativo do cartão de crédito e os preços de produtos e serviços acompanham o movimento da taxa básica de juros.
Na última reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), a Selic chegou a 6,25% ao ano, e o mercado já indica a tendência que chegue à marca de 7,25% em outubro.
Para o final de 2021, o time de economistas do Banco do Brasil projeta que a taxa Selic chegue ao patamar de 8,25% ao ano.
.
Por que a Selic está subindo?
O Copom considera que esse ritmo de ajuste da taxa de juros é o mais adequado para conter a alta da inflação.
Segundo Vinicius Zanchi, especialista em cenários econômicos do Banco do Brasil, embora o ambiente inflacionário continue desafiador, o Copom preferiu manter o ritmo de elevação dos juros básicos, como já indicado na reunião anterior.
.
Como ficam os investimentos com a Selic alta?
Com isso tudo, será que é hora de rever sua carteira de investimentos? Você já conferiu aqui com a gente no Blog BB um artigo sobre isso.
Neste momento de tendência de alta da Selic, os holofotes novamente se voltam à renda fixa. O que é natural.
Quando observamos o mercado financeiro ao longo do tempo, vemos investimentos que passam a ser os queridinhos e os não tão queridos assim, dependendo de cada momento.
A própria renda fixa pós fixada esteve nesse segundo papel bem recentemente, quando a Selic atingiu a marca de 2% ao ano.
Por isso, nossa dica permanece a mesma: a diversificação dos seus investimentos.
Tendo uma carteira equilibrada, de acordo com o seu perfil de investidor e momento de vida, você se protege e também busca aproveitar as oportunidades a cada movimentação do mercado, como a que estamos vendo.
Quer saber como ter uma carteira de investimentos equilibrada? O BB te ajuda.
Na página bb.com.br/carteirasugerida,você encontra as sugestões dos nossos especialistas, sempre pensando no que é melhor pra você alcançar os seus objetivos.
.
Perdeu a Live InvesTalk?
Após a última reunião do Copom, no dia 22 de setembro, os especialistas do BB se reuniram em mais uma Live InvesTalk.
Eles analisaram os principais pontos da decisão do Comitê, avaliaram os rumos da economia, os impactos nos investimentos e indicaram caminhos e oportunidades.
As dicas são de Lucia Lo Prete, gerente-geral da Gerência de Assessoria em Investimentos no BB e de Vinicius Vizzotto Zanchi, especialista na área de Assessoramento Econômico do BB. A live foi conduzida pelo Especialista em Investimentos do BB, Pedro Westphalen.
Comentários:
Carregando Comentários...