Empreender exige coragem, paciência, capacidade de adaptação e muita resiliência. No contexto das mulheres, há elementos a mais que precisam ser considerados, como a dupla jornada e, muitas vezes, o preconceito por desbravar caminhos que antes não eram ocupados por elas.

Além de todos estes desafios, imagine abrir sua tão sonhada loja e, em menos de seis meses, ser surpreendida por uma pandemia, que exigiu uma grande capacidade de adaptação. Foi isso o que aconteceu com duas corajosas e simpáticas empreendedoras e mães: Francine e Vânia.

A história delas é também a da Flor do Cerrado, uma franquia da Natura que nasceu no bairro do Sudoeste, em Brasília.

Vamos conhecê-la.

Conectando a paixão com a ideia do negócio

A decisão de empreender representou, para Francine e Vânia, a soma de dois fatores importantes, que também reflete o pensamento da maioria das mulheres que encaram esta jornada: a busca de flexibilidade de horário e retorno financeiro.

As duas se uniram graças a um elemento em comum: ambas gostam da conexão com as pessoas. Aliás, por isto, se identificaram com a proposta da Natura, que tem como marca a venda por relacionamento.

Francine explica a escolha pelo empreendedorismo, que para ela foi natural: “Eu já era consultora e gostava da interação com o cliente, da proposta da Natura de venda por relacionamento.” 

Já para Vânia, a resolução foi mais ponderada: “Nunca pensei em empreender, foi por incentivo do meu marido que acabei tomando a decisão. Mas, eu sempre gostei de me relacionar com as pessoas, de me conectar com suas histórias. E a Natura traz isto.” 

Desafios de empreender em sociedade

Empreender em sociedade pode ser um desafio a mais e até motivo de alguns desgastes. No entanto, para Francine, que já teve outra sócia antes da Vânia, enfrentar essa rota sozinha não estava nos planos: “Eu queria dividir o trabalho com alguém. Claro que tem momentos de correria e que não dá tempo de resolver tudo junto, mas estamos sempre conversando e apoiando as decisões uma da outra.”

Para Vânia, o segredo do sucesso da sociedade é respeito mútuo e bastante conversa: “É preciso ter um olhar atento sobre o diálogo, compreender que as pessoas têm opiniões diferentes e acabam se completando como uma família. E, a partir desse pensamento, encontrar um equilíbrio!”

Empreender em tempos de pandemia

Para as empreendedoras, a pandemia representou um divisor de águas no negócio. Foi necessário adotar medidas duras. Nas palavras de Vânia foi preciso “cortar na carne”, já que ambas reduziram o valor de retirada mensal.

“Demos férias para as funcionárias, investimos em divulgação, em vendas pelo WhatsApp e delivery e em mais cautela para fazer o gerenciamento do estoque”, conta Francine. Vânia complementa: “Apesar de todos os desafios, um elemento interessante na pandemia foi um olhar para dentro do país, que acabou beneficiando o comércio local. Então, nos preocupamos em dar visibilidade para o negócio e em trabalhar o modelo de relacionamento com o cliente”.

Aprendizados

Para ter sucesso, as empreendedoras precisaram se adaptar ao modelo de negócio de franquia e a fidelização de clientes. “Atuamos com um público muito exigente, então precisamos oferecer no mínimo um atendimento de excelência”, disse Vânia.

Já Francine destaca o desafio que é empreender: “Você entra com expectativa, mas o retorno não vem logo de início. É necessário investimento financeiro e de tempo. E, claro, conseguir pagar as contas.”

O que vocês diriam para as mulheres que querem empreender?

Para Vânia e Francine, o foco é fundamental para ter sucesso no empreendimento. Mas tem mais.

“Não desista dos seus sonhos. Se é o que você quer, corra atrás! Procure informação e capacitação. E o mais importante para sobreviver neste mercado é buscar parcerias. Faça aliança com outras mulheres que trabalham em algum segmento que possa agregar ao seu negócio. Pense sempre em como você pode agregar ao negócio de outra mulher. Mulheres ajudando mulheres”, finaliza Vânia. 

Francine vai no mesmo sentido. E prega a insistência: “Não desista! Siga em frete e mantenha o foco! E organize suas vidas profissional e familiar da melhor forma possível.”

Vânia e Francine comemoram três anos da loja

BB Franquias

Você sabia que o BB disponibiliza condições diferenciadas para o setor de franquias, por meio de um programa exclusivo para atender as necessidades desse setor? Conheça as soluções disponíveis aqui.

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...