Quem ganha dinheiro com criatividade é artista. Certo? Certo. Mas não são apenas eles. Existe um conceito mais amplo que explica a relação entre a criatividade, a inovação e a geração de renda. É a Economia Criativa, tema do segundo episódio da série Futuro do Trampo.
Se a Economia Criativa fosse um grande guarda-chuva, embaixo dela caberiam o conjunto de negócios que conectam atividades relacionadas à moda, ao design, à indústria cinematográfica, aos games, ao artesanato, só para citar algumas delas.
Aliás, conexão é uma palavra-chave para entender um pouco mais sobre o tema. “Uma das características principais desse setor é a colaboração, que permite que os resultados das transformações econômicas e sociais dos projetos alcancem um número maior de pessoas”, destaca o professor Fábio Mariano Borges.
Fábio é um dos convidados para o bate-papo desse segundo episódio do Futuro do Trampo.
O especialista em comportamento do consumidor e tendências divide a conversa com a modelo, performer e diretora, Aisha Mbikila. Juntos, em uma conversa leve e sem aqueles jargões técnicos complicados da economia, eles explicam como a Economia Comportamental chega para desconstruir as fronteiras dos mercados mais tradicionais.
“Lembrando que desconstruir não é destruir. É procurar novos limites, ampliar, agregar alternativas ao que já existe”, ressalta Fábio.
E aí, partiu maximizar conhecimentos com o segundo episódio do Futuro do Trampo? Ou, como diz a Aisha, “mergulha nisso, porque até o fim da vida a gente tem que estudar”.
Aproveite também pra compartilhar esse conteúdo com todo mundo que está na batalha pelo primeiro emprego, ou cheio de dúvidas sobre o que cursar na facul.
E para você que já está na universidade, outra superdica é a BB Conta Universitária: 100% digital*, simples e descomplicada.
Sabe do melhor? Não precisa comprovar renda. Também é possível fazer tudo pelo App BB, ganhando tempo para aproveitar a sua vida de estudante e planejar o seu futuro profissional. Você ainda tem direito a um cartão de crédito internacional com um bom limite de até R$ 1.500.
*A abertura digital contempla somente os estudantes acima de 18 anos. Os menores de idade devem comparecer à uma agência do BB acompanhados de um responsável.
Alguns números sobre a Economia Social
Segundo a Organização da Nações Unidas (ONU), a Economia Criativa contribui com cerca de 6% do Produto Interno Bruto (PIB), na média, ao redor do globo. Ainda de acordo com as estimativas da ONU, as indústrias ligadas a esse setor geram receitas equivalentes a mais de dois trilhões de dólares e empregam aproximadamente 50 milhões de pessoas.
Assista aqui o segundo episódio completo:
Não deixe de acompanhar os outros vídeos da série:
Ep.4 – Tecnologia da Informação
Ep. 5 – Planejamento Financeiro
Ep. 6 – O Futuro da Engenharia
Ep. 8 – Inteligência Artificial
Comentários:
Carregando Comentários...