A cada 38 minutos, uma pessoa morre de câncer de próstata no Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença é a causa da morte de 28,6% das pessoas com próstata que porventura desenvolvam tumores malignos.
O papo é sério. E a informação, o debate e a prevenção são o caminho. Por isso, durante esse mês, ocorre a campanha Novembro Azul, de conscientização da importância do diagnóstico precoce no combate a essa doença.
O que é a próstata
Quem se impressiona com os números talvez não tenha noção de que algo tão preocupante esteja relacionado a um pedaço muito pequeno do sistema reprodutor masculino.
Isso porque a próstata é uma glândula do tamanho de uma castanha, e pesa em torno de 20 gramas.
Ela está localizada logo abaixo da bexiga, na frente do reto, envolvendo a parte superior da uretra. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir um líquido que nutre e protege os espermatozoides.
No entanto, um aumento no tamanho e no peso dessa glândula são indícios de que alguma coisa não anda bem. E é melhor investigar.
Sintomas do câncer de próstata
Na fase inicial, o câncer de próstata é, em geral, assintomático. Por isso, é fundamental incluir exames de prevenção e consulta com urologista em sua rotina de saúde.
Conheça alguns dos sintomas que podem indicar a doença:
● dores ao urinar;
● vontade de urinar com frequência;
● demora em começar ou terminar de urinar;
● diminuição na vazão do jato de urina;
● presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
● dor óssea.
Se você está sentindo algum deles, procure atendimento médico.
Fatores de risco
Como qualquer doença, existem fatores que podem influenciar as chances de desenvolvimento do câncer de próstata.
O primeiro é a idade: de acordo com o Inca, no Brasil, a cada 10 indivíduos diagnosticados com a doença, nove têm mais de 55 anos.
O histórico na família é outro sinal de alerta.Pessoas cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos fazem parte do grupo de risco.
Estudos médicos indicam ainda maior risco para pessoas fumantes, sedentários, obesos, que abusam do consumo de bebidas alcoólicas e/ou se alimentam de maneira desequilibrada.
Prevenção e tratamento
Como falamos no início: a prevenção é o melhor caminho.
Por isso, é importante manter um estilo de vida saudável, focando tanto na saúde física quanto na saúde mental. Bons hábitos alimentares e exames em dia também fazem parte da prevenção.
É verdade que alguns pacientes têm preconceito contra o exame de toque retal, que é indolor e realizado por um urologista. Desse modo, acabam deixando de investigar aquele que poderia ser o primeiro sinal da doença. É importante ressaltar que o toque retal é rápido e indolor.
Outro exame a ser realizado é o de medição do antígeno prostático específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem indicar câncer ou outras doenças da próstata.
Por isso, para um diagnóstico exato, é preciso fazer uma biópsia, retirando pedaços muito pequenos da glândula para análise em laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
Faça parte da campanha Novembro Azul. Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares e, claro, se estiver no grupo de risco, faça seus exames.
Live BB Seguros Primeiros Passos
Nesta 4ª feira, 10 de novembro, a partir das 20h, a BB Seguros estará realizando a live “Novembro Azul”.
A conversa girará em torno da conscientização e da prevenção à doença, e trará como convidado o Dr. Fransber Rodrigues, urologista e coordenador do treinamento em Cirurgia Robótica do Hospital Brasília/Dasa.
O papo será guiado por Gisele Padovan, comunicóloga, fundadora do Espichei e moderadora oficial das lives do projeto Primeiros Passos.
Você pode acompanhar a discussão diretamente no canal BB Seguros do You Tube!
Siga o BB nas redes sociais para ficar por dentro dos nossos conteúdos!
Comentários:
Carregando Comentários...