No período de entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), mensagens falsas, nas quais golpistas se passam pela Receita Federal e indicam links maliciosos, se multiplicam. As quadrilhas usam todo tipo de armadilha. As mensagens falsas chegam por e-mail, SMS, redes sociais e até cartas.
Os temas são variados e tentam chamar a atenção dos contribuintes informando problemas na declaração, intimações, números de protocolos de entrega, links de download do programa, entrega de recibos ou notificações de débitos e, até, oferecendo mais restituição de imposto.
As mensagens são sempre acompanhadas de um link falso. Quem abre esse link, entra no site dos golpistas. O objetivo é forçar o contribuinte a informar dados confidenciais ou baixar e executar um programa cuja finalidade é roubar seus dados pessoais, bancários e fiscais.
Os golpistas tentam tornar as mensagens o mais convincentes possível, com logotipos da Receita, cabeçalhos, rodapés e um design muito similar ao original. Em alguns casos, os criminosos usam até o nome de um auditor-fiscal, cuja assinatura é falsificada. A Receita Federal informa que a regra básica para não cair em golpes é prestar atenção a um detalhe: os e-mails do órgão não contêm link para acesso.
Como se proteger do golpe
– Nunca clique em links mesmo que esteja escrito o nome da Receita Federal. Exclua imediatamente a mensagem.
– Nunca abra arquivos anexados. Normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais.
– Para verificar se há alguma pendência no CPF ou Imposto de Renda, acesse o portal do contribuinte (e-CAC), com login e senha.
– Para consultas, download de programas, alterações de informações, esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, acesse a página da Receita Federal ou procure uma unidade de atendimento.
E aí, já começou a fazer sua declaração? Se pintar alguma dúvida, o Blog BB pode ajudar você. Aqui tem guias sobre quem precisa declarar, como declarar pela primeira vez, de que maneira declarar investimentos e como obter informe de rendimentos.
Quer mais informações sobre golpes e fraudes? Fique ligado nos posts da editoria Segurança Digital. Sempre tem conteúdo relevante e útil por aqui.
Leia também:
Golpe da falsa central de atendimento ganha nova versão: saiba como se proteger
Foi vítima de um golpe? Veja o que fazer e saiba como se proteger
Solicitação para instalação ou atualização do Módulo de Segurança? Não caia nesse golpe!
Gamers na mira de cibercriminosos: como se proteger?
Como ensinar as crianças a se protegerem na internet?
Comentários:
Carregando Comentários...