Além de inovação e muitas novidades, é natural que a chegada do Open Banking também gere algumas dúvidas.

Pra ajudar você a ficar cada vez mais por dentro do tema, preparamos um material especial com mitos e verdades sobre o assunto. Confira a seguir. 

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Os dados dos consumidores não estarão seguros: Fake

No Banco do Brasil, você está sempre seguro! O BB já conquistou a certificação FAPI OpenID, a qual garante que todos os padrões de segurança exigidos pela implementação do Open Banking estão sendo seguidos.

Toda a infraestrutura tecnológica do BB atua para proteger o seu sigilo bancário e a aplicação das orientações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Sendo assim, compartilhar informações com o Banco do Brasil é tão seguro quanto realizar uma transação por meio dos seus canais digitais.

No Open Banking, cada instituição participante é responsável por garantir a confiabilidade do compartilhamento de dados dos seus clientes e só participam do modelo as instituições autorizadas pelo Banco Central. 

E ainda tem mais. Um dos principais objetivos do Open Banking é aumentar a segurança das informações dos usuários.

Por isso, foram criados mecanismos para assegurar que as instituições participantes compartilharão os dados de forma criptografada e protegida por diferentes protocolos e camadas de segurança. 

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O consumidor deixa de ser proprietário das suas informações pessoais: Fake

Muito pelo contrário! A grande premissa do Open Banking é justamente o empoderamento do usuário.

Ou seja, cada cliente é dono dos seus próprios dados e livre para decidir se, e com quem, compartilhará o seu histórico financeiro.

Também é o consumidor quem define o período de duração e a finalidade específica que as suas informações serão usadas a cada compartilhamento. Ou seja, com o Open Banking, você passa a ter mais controle e autonomia. 

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Consumidores sem conta bancária também se beneficiarão com o Open Banking: Fato

As pessoas que não possuem conta-corrente, mas têm produtos financeiros, como, por exemplo, cartão de crédito ou seguro, também poderão ter o seu histórico compartilhado. 

Dessa forma, todos podem ter acesso a ofertas de produtos e serviços diferenciados e mais adequados às suas necessidades. 

Além disso, o Open Banking ampliará as opções na hora de pagar. Quem não tem conta nem cartão poderá pagar diretamente da sua carteira digital, por exemplo, por meio da iniciação de pagamentos.

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Será mais complicado gerenciar a conta bancária: Fake

Um dos objetivos do Open Banking é justamente facilitar o acesso dos consumidores aos serviços bancários.

E é aí que entra uma solução conhecida como Personal Financial Management (PFM), a qual o Banco do Brasil lançará ainda este ano e será oferecida no próprio aplicativo. 

Trata-se de uma ferramenta completa de gerenciamento financeiro que permite a consulta de extratos e a movimentação, em um só lugar, de todas as contas do cliente (incluindo as de outras instituições). 

Já imaginou usar o aplicativo do BB, um dos mais bem avaliados entre os bancos, para ajudar você a cuidar do seu dinheiro em qualquer conta?

As empresas também contarão com solução similar, a Business Financial Management (BFM), uma plataforma agregadora de contas que trará soluções diversificadas, a fim de ajudar o micro, pequeno e médio empresário a expandir o seu negócio de forma eficiente e sustentável.

Um dos principais objetivos do Open Banking é ampliar a quantidade e a transparência da oferta de produtos e serviços financeiros.

Por isso, já na sua primeira fase, o Open Banking levou as instituições financeiras a divulgar, de forma padronizada, o seu portfólio, facilitando o consumo e a comparação desses produtos.

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É possível revogar o compartilhamento de dados a qualquer momento: Fato

O Open Banking coloca o cliente no centro das suas decisões financeiras e lhe dá total autonomia para revogar, a qualquer tempo, a autorização de compartilhamento de dados concedida.

Esse modelo prevê que as instituições participantes disponibilizem ao cliente, nos seus canais digitais e de forma padronizada, um ambiente de gestão dos consentimentos por ele realizados, contendo a opção de revogação para cada um desses compartilhamentos.

O Banco do Brasil desenvolveu esse ambiente de gestão do Open Banking com especial atenção para tornar fácil e transparente a consulta dos compartilhamentos realizados pelos seus clientes.

Assim você pode consultar, no app ou internet banking do BB, todos os detalhes dos seus consentimentos, renová-los ou revogá-los, e ficar cada vez mais no controle da sua vida financeira.

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A análise de crédito ficará mais completa: Fato

Com a chegada do Open Banking, as instituições terão acesso a mais informações sobre os consumidores. Por isso, a tendência é que a análise de crédito fique mais precisa e completa. 

Sem contar que, com o intercâmbio de informações promovido pelo Open Banking, os sistemas e modelos analíticos das instituições participantes serão alimentados por fontes mais diversas, gerando uma inteligência a qual incluirá dados subjetivos e comportamentais, como propensões, preferências e perfil de consumo de cada cliente, dados muito relevantes para análise de crédito certeira.

Esse avanço contemplará todos, porém beneficiará ainda mais diretamente a parcela não bancarizada da sociedade e os profissionais que não possuem comprovação formal de renda.

Hoje eles enfrentam dificuldades na hora de demonstrar os seus ganhos, mas o Open Banking deve facilitar esse processo, dando-lhes acesso a propostas de crédito coerentes com o seu real padrão de vida. 

É o Open Banking promovendo a verdadeira democratização do acesso aos produtos financeiros!

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