O fim de ano já bate à porta e costuma ser um período de oportunidades de negócio para o comércio. Se você anda atrás de ideias e soluções para alavancar as vendas e atrair novos clientes, veio ao lugar certo! Iniciativa do Banco do Brasil, a MPE Week (em português, a Semana da Micro e Pequena Empresa) foi criada pensando em ajudar a sua empresa a decolar. Bora saber mais? 

O que é e como funciona a MPE Week?

De 2 a 13 de outubro, os milhões de clientes micro e pequeno empreendedores do Banco do Brasil podem cadastrar ofertas de produtos e serviços em uma plataforma totalmente digital e gratuita.  

Uma vez confirmada a adesão ao movimento, é só esperar a segunda parte do programa. De 16 a 31 de outubro, chega a vez de o BB espalhar as ofertas dos MPEs.  

A divulgação acontece nas redes sociais, na internet, televisão, nas agências e nos canais internos do banco para os mais de 20 milhões de clientes Pessoa Física.  

Não dá para ficar de fora, né?

Como reter o público depois da MPE Week e manter clientes interessados?

É bem possível que as promoções da MPE Week atraiam vários novos clientes interessados nos produtos e serviços que a sua empresa oferece.  

Mas fica a dúvida: como manter por perto esse público que acaba de chegar após o período de ofertas imperdíveis? 

Algumas dicas simples de empreendedorismo podem descomplicar esse processo de fidelização: 

– Capriche no atendimento 

Dê prioridade ao consumidor e ao que ele tem a dizer – críticas, reclamações, sugestões, dúvidas. Um contato diferenciado com o cliente pode ser a chave para mantê-lo satisfeito e disposto a comprar de novo.  

Para tal, refine as abordagens e a linguagem que será usada na comunicação. Ao mesmo tempo, não deixe de entregar uma experiência resolutiva e transparente. 

– Pense em formas de surpreender 

Nem sempre será possível entregar ofertas sedutoras a todos os clientes. Mas dá para fisgar o público de várias outras maneiras. 

Por meio de uma comunicação leve e bem-humorada, por exemplo. Que tal investir em mimos durante datas comemorativas? Seja espontâneo no pós-venda. As redes sociais trazem ótimas ferramentas para que a conversa com as pessoas atraídas pela sua marca continue após as primeiras compras. 

– Se der, crie programas de fidelidade 

Cupons, programas de pontos, cartões de fidelidade, brindes, descontos exclusivos. Clientes adoram saber que podem ganhar algum privilégio após determinado número de compras.  

A consolidação do e-commerce veio para facilitar ainda mais a criação desse tipo de estratégia de venda. Busque exemplos nos concorrentes e tente adaptar alguns deles ao seu negócio.

Como se comunicar melhor com os seus clientes?

A boa comunicação com quem compra os seus produtos e serviços pode representar a diferença entre deixar um cliente escapar após o primeiro contato ou torná-lo disposto a voltar. 

Numa era em que praticamente toda marca tem presença digital, ficou mais fácil e ágil conversar com os consumidores. Mas dialogar vai muito além de apenas responder às mensagens diretas, viu? Vamos a algumas dicas: 

– Personalize as interações 

Use emojis, memes e procure ser divertido nas interações. Mas observe diferentes contextos na hora da abordagem para não soar fora de tom. Não se esqueça de trazer soluções e repostas às dores dos consumidores. Para que isso funcione bem, defina uma persona para as redes sociais e adapte o discurso ao perfil da sua empresa. 

– Vá além do produto ou serviço 

Com as redes sociais, você pode ampliar o pós-venda de diversas maneiras. Crie listas e guias informativos sobre como usar determinado produto ou serviço que você comercializa. Associe itens do seu catálogo a tendências de comportamento e da cultura pop. Esses gestos podem agregar valores interessantes às ofertas. 

– Invista no toque humano 

Programar mensagens automáticas pode ser essencial para agilizar a comunicação e não deixar o cliente esperando. Mas preze sempre pelo fator humano na hora de dialogar. Integre setores de atendimento e vendas para desenvolver os melhores padrões de resposta, sobretudo diante de reclamações.

O que fazer para deixar a sua marca mais atrativa?

Outro aspecto que deve ser levado em conta na fidelização diz respeito a como a empresa se apresenta aos clientes.  

Aparência, claro, não conta toda a história de uma marca, mas ajuda a fixar impressões iniciais relevantes nos consumidores. E saiba que identidade visual não se restringe a uma logo bonitinha. Eis algumas dicas: 

– Mantenha um padrão visual, mas seja flexível 

Toda marca quer ser reconhecida logo de cara, principalmente por novos clientes. Por isso, aposte em uma identidade visual assertiva e marcante. Só tome cuidado para não exagerar. Nas redes sociais, crie padrões distintos para diferentes conteúdos. Assim, você evita a homogeneização excessiva e consegue atingir o público sem soar repetitivo. 

– Faça com que o visual tenha a cara da sua empresa 

Defina bem qual o perfil da sua empresa antes de desenvolver a identidade visual. A sua marca é séria ou irreverente? Jovem ou executiva? De nada adianta criar artes muito elaboradas se elas não refletem a identidade da sua empresa.  

– Tenha frequência nas redes 

Analise as métricas de cada rede social para incrementar o desempenho de postagens. Para ter uma frequência saudável de publicações, crie cronogramas de conteúdos e observe o comportamento do público. Em qual horário recebo mais curtidas? Vale postar no fim de semana? Repita, olhe a concorrência, teste e faça adaptações. 

Quer mais dicas sobre empreendedorismo para melhorar o desempenho dos negócios? Fique ligado nos conteúdos do Blog BB 😉.

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