O fim de ano já bate à porta e costuma ser um período de oportunidades de negócio para o comércio. Se você anda atrás de ideias e soluções para alavancar as vendas e atrair novos clientes, veio ao lugar certo! Iniciativa do Banco do Brasil, a MPE Week (em português, a Semana da Micro e Pequena Empresa) foi criada pensando em ajudar a sua empresa a decolar. Bora saber mais?
O que é e como funciona a MPE Week?
De 2 a 13 de outubro, os milhões de clientes micro e pequeno empreendedores do Banco do Brasil podem cadastrar ofertas de produtos e serviços em uma plataforma totalmente digital e gratuita.
Uma vez confirmada a adesão ao movimento, é só esperar a segunda parte do programa. De 16 a 31 de outubro, chega a vez de o BB espalhar as ofertas dos MPEs.
A divulgação acontece nas redes sociais, na internet, televisão, nas agências e nos canais internos do banco para os mais de 20 milhões de clientes Pessoa Física.
Não dá para ficar de fora, né?
Como reter o público depois da MPE Week e manter clientes interessados?
É bem possível que as promoções da MPE Week atraiam vários novos clientes interessados nos produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Mas fica a dúvida: como manter por perto esse público que acaba de chegar após o período de ofertas imperdíveis?
Algumas dicas simples de empreendedorismo podem descomplicar esse processo de fidelização:
– Capriche no atendimento
Dê prioridade ao consumidor e ao que ele tem a dizer – críticas, reclamações, sugestões, dúvidas. Um contato diferenciado com o cliente pode ser a chave para mantê-lo satisfeito e disposto a comprar de novo.
Para tal, refine as abordagens e a linguagem que será usada na comunicação. Ao mesmo tempo, não deixe de entregar uma experiência resolutiva e transparente.
– Pense em formas de surpreender
Nem sempre será possível entregar ofertas sedutoras a todos os clientes. Mas dá para fisgar o público de várias outras maneiras.
Por meio de uma comunicação leve e bem-humorada, por exemplo. Que tal investir em mimos durante datas comemorativas? Seja espontâneo no pós-venda. As redes sociais trazem ótimas ferramentas para que a conversa com as pessoas atraídas pela sua marca continue após as primeiras compras.
– Se der, crie programas de fidelidade
Cupons, programas de pontos, cartões de fidelidade, brindes, descontos exclusivos. Clientes adoram saber que podem ganhar algum privilégio após determinado número de compras.
A consolidação do e-commerce veio para facilitar ainda mais a criação desse tipo de estratégia de venda. Busque exemplos nos concorrentes e tente adaptar alguns deles ao seu negócio.
Como se comunicar melhor com os seus clientes?
A boa comunicação com quem compra os seus produtos e serviços pode representar a diferença entre deixar um cliente escapar após o primeiro contato ou torná-lo disposto a voltar.
Numa era em que praticamente toda marca tem presença digital, ficou mais fácil e ágil conversar com os consumidores. Mas dialogar vai muito além de apenas responder às mensagens diretas, viu? Vamos a algumas dicas:
– Personalize as interações
Use emojis, memes e procure ser divertido nas interações. Mas observe diferentes contextos na hora da abordagem para não soar fora de tom. Não se esqueça de trazer soluções e repostas às dores dos consumidores. Para que isso funcione bem, defina uma persona para as redes sociais e adapte o discurso ao perfil da sua empresa.
– Vá além do produto ou serviço
Com as redes sociais, você pode ampliar o pós-venda de diversas maneiras. Crie listas e guias informativos sobre como usar determinado produto ou serviço que você comercializa. Associe itens do seu catálogo a tendências de comportamento e da cultura pop. Esses gestos podem agregar valores interessantes às ofertas.
– Invista no toque humano
Programar mensagens automáticas pode ser essencial para agilizar a comunicação e não deixar o cliente esperando. Mas preze sempre pelo fator humano na hora de dialogar. Integre setores de atendimento e vendas para desenvolver os melhores padrões de resposta, sobretudo diante de reclamações.
O que fazer para deixar a sua marca mais atrativa?
Outro aspecto que deve ser levado em conta na fidelização diz respeito a como a empresa se apresenta aos clientes.
Aparência, claro, não conta toda a história de uma marca, mas ajuda a fixar impressões iniciais relevantes nos consumidores. E saiba que identidade visual não se restringe a uma logo bonitinha. Eis algumas dicas:
– Mantenha um padrão visual, mas seja flexível
Toda marca quer ser reconhecida logo de cara, principalmente por novos clientes. Por isso, aposte em uma identidade visual assertiva e marcante. Só tome cuidado para não exagerar. Nas redes sociais, crie padrões distintos para diferentes conteúdos. Assim, você evita a homogeneização excessiva e consegue atingir o público sem soar repetitivo.
– Faça com que o visual tenha a cara da sua empresa
Defina bem qual o perfil da sua empresa antes de desenvolver a identidade visual. A sua marca é séria ou irreverente? Jovem ou executiva? De nada adianta criar artes muito elaboradas se elas não refletem a identidade da sua empresa.
– Tenha frequência nas redes
Analise as métricas de cada rede social para incrementar o desempenho de postagens. Para ter uma frequência saudável de publicações, crie cronogramas de conteúdos e observe o comportamento do público. Em qual horário recebo mais curtidas? Vale postar no fim de semana? Repita, olhe a concorrência, teste e faça adaptações.
Quer mais dicas sobre empreendedorismo para melhorar o desempenho dos negócios? Fique ligado nos conteúdos do Blog BB 😉.
Leia também:
Como empreender? Dicas para começar um negócio
Como usar redes sociais para aumentar vendas?
Conheça o potencial do afroempreendedorismo
Comentários:
Carregando Comentários...