O empréstimo pessoal é uma ferramenta de crédito conhecida e utilizada por muitos brasileiros. Mas, por ser tão popular, acaba rodeada de muitos equívocos, impedindo que algumas pessoas aproveitem plenamente as suas vantagens.

Por isso o Blog BB preparou um post para desvendar alguns dos mitos mais comuns e apresentar as verdades que você precisa conhecer, mostrando que o empréstimo pessoal pode ser um aliado muito importante das suas finanças. Confira!

O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma modalidade de crédito na qual uma Pessoa Física solicita uma quantia de dinheiro a uma instituição financeira (um banco ou uma financeira) e concorda em pagar a quantia de volta ao longo do tempo, geralmente em prestações mensais acrescidas de juros.

Ao contrário de um empréstimo com garantia, nessa modalidade, o crédito é concedido com base na capacidade de pagamento e no histórico de crédito do cliente.

Conheças os mitos e as verdades sobre o empréstimo pessoal

Agora que já está familiarizado com o conceito de empréstimo pessoal, chegou o momento de descobrir quais são os mitos e as verdades que o rodeiam.

1 – É possível utilizar o dinheiro do empréstimo como quiser

Verdade! Gostaria de solicitar um empréstimo para viajar, quitar dívidas ou fazer uma pequena reforma na sua casa? Ao optar por um empréstimo pessoal, você não precisa justificar o uso do dinheiro, podendo usá-lo da forma que quiser. O único compromisso é pagar as parcelas corretamente na data do vencimento.

2 – Pedir empréstimo é ruim para o score

Mito! Algumas pessoas ainda podem achar que pedir um empréstimo significa algo ruim, mas isso não é verdade. Quando utilizado com responsabilidade, os empréstimos podem contribuir para a saúde financeira do seu bolso, além de criar e manter um bom histórico.

Você pode, por exemplo, contratar um empréstimo com taxas de juros mais baixas e utilizá-lo na consolidação das suas dívidas em um só pagamento. Essa atitude, além de responsável, contribuirá para a sua responsabilidade financeira, pois as contas serão pagas em dia, e a sua pontuação de crédito será mantida.

3 – É preciso comprovar renda

Verdade! Geralmente, a comprovação de renda é um requisito comum ao obter um empréstimo pessoal. As instituições financeiras costumam solicitar evidências de renda, como contracheques, declaração de Imposto de Renda ou extratos bancários para avaliar a capacidade do solicitante de pagar as prestações do empréstimo.

Portanto, ao solicitar um empréstimo pessoal, é importante preparar documentos que confirmem a sua renda. Esse processo é importante para proteger tanto você quanto a instituição financeira, assegurando que o empréstimo seja adequado à sua capacidade de pagamento.

4 – É preciso pagar uma taxa para receber o empréstimo

Mito! Se você entrar em contato com alguma instituição financeira para solicitar um empréstimo e pedirem um pagamento adiantado, desconfie. Pagar qualquer quantia antecipada não é só um mito, como também um golpe.

Todas as taxas relacionadas a um empréstimo são calculadas no ato da contratação, especificadas em contrato e descontadas diretamente do valor do empréstimo, sem demandar qualquer pagamento adiantado.

Quer saber mais sobre como evitar outros golpes com empréstimos? Dê uma olhada nesta matéria aqui do Blog BB.

5 – A taxa de juros do empréstimo pessoal aumenta ao longo do tempo

Mito! As taxas de juros do empréstimo pessoal não sofrem alteração durante a vigência do contrato, independentemente da duração dele. Se você simulou um empréstimo, verificou as taxas e parcelas, e contratou esse montante com a instituição, o valor da sua parcela permanecerá a mesma até o fim do contrato.

6 – É possível pedir um empréstimo pelo WhatsApp

Verdade! Hoje é possível contratar um empréstimo pessoal pelo aplicativo de mensagens com total segurança e comodidade. No Banco do Brasil, por exemplo, basta iniciar uma conversa com o número (61) 4004-0001 para simular condições como data de vencimento, juros e valor das parcelas, antes da contratação.

Porém há quem utilize o WhatsApp para aplicar golpes. Então, antes de pedir um empréstimo, verifique se a instituição escolhida é de confiança e se está cadastrada regularmente no Banco Central. Desconfie de taxas de juros muito mais baixas do que as praticadas pelo mercado e leia detalhadamente os termos do contrato.

Se algo parecer suspeito ou se houver desconforto em qualquer ponto do processo, é melhor interromper a transação e procurar outras opções mais seguras.

Seja para reformar um cômodo na sua casa, seja para pagar por uma viagem ou regularizar a sua vida financeira, o Banco do Brasil tem a solução de crédito ideal. E o melhor é que você pode simular e solicitar o seu empréstimo pessoal de maneira simples e descomplicada, tanto pelo App BB quanto pelo WhatsApp.

Além disso, o BB oferece prazos diferenciados no pagamento da primeira parcela. E ainda tem como escolher um ou dois meses do ano para pular o pagamento da parcela.

Não tem conta no BB ainda? Clique aqui e faça a abertura agora mesmo!

Blog BB Recomenda

No Blog BB, não existe mito quando se trata de dicas imperdíveis. Confira os conteúdos selecionados pela curadoria.

A Carmem Mazzei dá dicas para evitar golpes relacionados a empréstimos.

Já o advogado Arthur Colombari lista mais alguns mitos e verdades sobre o empréstimo pessoal.

Leia também:

Custo Efetivo Total: o raio X do seu empréstimo

Como conseguir empréstimo: 8 dicas para colocar em prática

Saiba como pedir empréstimo com segurança

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...