Neste início de ano, os títulos de renda fixa como CRA, CRI e Debêntures passaram a ter seus preços definidos a partir da Marcação a Mercado. A novidade veio com o intuito de conferir maior transparência aos preços negociados, caso o investidor precise resgatar a aplicação antes do vencimento.  

Imagine que um dia você acessa seu extrato e aquele superinvestimento apresenta rentabilidade diferente da que você contratou num período específico. Acredite: acontece e pode ser menos preocupante do que parece. A Marcação a Mercado talvez seja a explicação. Vamos conhecer mais sobre ela?

O que é Marcação a Mercado (MaM)?

Ela é uma maneira de atualizar diariamente o valor de alguns tipos de investimentos. Como na renda fixa, muitos títulos têm prazos de vencimento previamente determinados, esse método ajuda a identificar os valores que você poderia obter caso vendesse seus ativos de maneira antecipada, dependendo das condições do mercado naquele momento.

Como ela funciona na prática?

Pensa que você comprou, com R$ 500,00, uma passagem aérea para conhecer aquela praia paradisíaca. Até as férias, não se conteve e continuou acompanhando os preços. Certo dia viu que o valor subiu para R$ 1.000,00. Foi o U2 anunciando um show no Brasil, justamente naquela cidade e na data que você vai. O interesse pela sua passagem aumentou muito, e o preço dobrou de um dia para o outro. 

Se você pudesse vendê-la, ao invés de usá-la, você teria ganhado 100% de retorno. Mas se seguisse o plano original, ou seja, curtir suas férias, você conheceria de qualquer jeito aquela belíssima praia. 

A MaM funciona de um jeito bastante parecido. Imagina que no lugar da passagem você tivesse investido num título prefixado com remuneração de 10% ao ano, com vencimento em 4 anos. Ao longo do tempo, as taxas de juros no Brasil caíram tanto que os investimentos passaram a remunerar, no máximo, 5% ao ano.  

O interesse pelo seu título poderia aumentar e certamente seus investimentos iriam se valorizar mais do que o esperado naquele momento. Isso se você optasse por vender seu título nessas condições, pois teria um lucro maior do que o planejado. No entanto, caso decidisse continuar com o investimento, no vencimento, você ganharia os 10% ao ano contratados lá no momento da aplicação.  

Mas nem só de lucros inesperados e praias tropicais vive o investidor. As oscilações em alguns momentos também podem ser negativas. Caso uma família de tubarões ocupasse as águas do seu destino, as passagens certamente ficariam mais baratas. Assim como um aumento nas taxas de juros nacionais poderiam deixar a sua remuneração de 10% ao ano pouco atrativa, fazendo com que o valor do seu investimento caísse temporariamente. 

Nesse momento, o melhor a fazer é esperar o período ruim passar para não realizar nenhum prejuízo evitável. Com a praia livre dos tubarões, ou vencimento do título atingido, seja a passagem aérea comprada ou o valor investido, na data combinada você vai receber o acordado: uma viagem revigorante ou a rentabilidade contratada, independentemente das variações de preço ao longo do caminho.

Quais as vantagens da utilização da MaM?

Ao usar essa metodologia, os investidores podem obter uma imagem clara do valor de seus títulos a qualquer momento. Isso ajuda a tomar decisões mais fundamentadas sobre os investimentos e permite administrar melhor os riscos. 

A partir da padronização da marcação de preços entre todas as instituições financeiras, a MaM ajuda a criar um mercado mais transparente e confiável. Assim, da próxima vez que você estiver considerando um investimento em títulos de renda fixa, lembre-se das suas vantagens e certifique-se de tirar proveito delas.

Qual o impacto da MaM nos investimentos?

Ao mesmo tempo que confere maior transparência, a MaM pode surpreender alguns investidores com uma eventual rentabilidade negativa. Lembra que ela precifica os títulos identificando os valores caso fossem vendidos antes do vencimento? Então, diariamente, os preços apresentados seguirão essa lógica.  

Ao consultar as aplicações, os valores apresentados passam a refletir a condição de resgate antecipado. No entanto, nada muda em relação às condições contratadas caso o título seja levado até o vencimento.

Conclusão

A busca por informações e conhecimento sobre as ferramentas do mercado financeiro te deixa cada vez mais preparado para lidar com seus investimentos. Compreender o funcionamento da Marcação a Mercado pode fazer com que você lide melhor com o sobe e desce das suas aplicações. Assim, você fica em dia com seu cardiologista, não toma nenhuma decisão precipitada e faz melhores decisões em relação a sua grana. 

E se você quer ir ainda mais fundo nesse tema, os especialistas do BB fizeram um relatório detalhado que vai torná-lo um expert nesse assunto. É só clicar aqui para acessá-lo.

A série “Dicionário do Deseconomês” apresenta termos do mercado de investimentos em uma linguagem simples e com exemplos do dia a dia. A missão é democratizar cada vez mais o acesso ao mercado financeiro.

Ficou com alguma dúvida sobre a MaM, tem alguma história para contar sobre o tema ou sugestões de assuntos para as próximas publicações? Deixa seu comentário para gente. 

Leia também

Romance ou comédia? CDB ou fundos de ações? Talvez não seja preciso escolher 

O papel dos pais na educação financeira dos filhos 

Escolha os melhores investimentos com a API do BB 

O Senhor dos Anéis e a Sociedade da Diversificação dos Investimentos 

Entenda o que são fundos espelho e saiba como investir neles 

 

Comentários:

Seu e-mail não vai aparecer no comentário.

Carregando Comentários...