Conteúdo atualizado em 11 de janeiro de 2024
Desafiar para redefinir hábitos. Em atividade há 11 anos, o movimento Julho Sem Plástico (Plastic Free July, em inglês) começou com cerca de 40 pessoas em Perth, na Austrália, e hoje influencia milhões de indivíduos ao redor do mundo.
Só em 2021, o projeto engajou mais de 140 milhões de participantes espalhados em 190 países.
O que é o movimento Julho Sem Plástico?
A iniciativa mobiliza pessoas, empresas e governos em torno de um gesto aparentemente simples, mas de inegável benefício ambiental: reduzir o consumo de plástico.
Ao longo de pouco mais de uma década, o desafio Julho Sem Plástico vem extrapolando o mês em que é realizado e inspirando mudanças de comportamento nas pessoas. Entre 2018 e 2021, por exemplo, 87% de quem aderiu à campanha disse ter adotado de forma definitiva pelo menos uma boa prática.
Números coletados pelo movimento, um dos mais vocais e populares quando o assunto é meio ambiente, mostram como a conscientização tem impactado os hábitos dos indivíduos:
Números mostram: a mudança é necessária
O Brasil é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, de acordo com a WWF (Fundo Mundial para a Natureza). Ficamos atrás somente de Estados Unidos, China e Índia.
Para agravar a situação, o índice de reciclagem no país ainda é baixo. Segundo a Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), apenas 4% dos resíduos sólidos que poderiam ser reciclados são encaminhados para esse processo. De plástico, então, a porcentagem é ainda menor: 1,28%, conforme levantamento da WWF.
Como reduzir o uso de plástico em casa e no escritório?
Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença no meio ambiente. O importante é se desafiar e tentar sair da zona de conforto.
Algumas boas práticas:
● Em vez de copos de café descartáveis ou garrafas plásticas, prefira itens reutilizáveis.
● Na higiene pessoal, dê preferência a produtos duráveis e sem plástico.
● Sabe aquele montão de lixo gerado em festa de aniversário? Procure alternativas de decoração sem plástico e menos direcionadas ao desperdício.
● Com delivery e comércio eletrônico em alta, procure empresas que repensam métodos de empacotamento e embalagem de produtos.
● Diga não às sacolas plásticas. Quando for às compras, leve ecobag ou carrinho. Para tornar isso um hábito, deixe esses objetos sempre no porta-malas do carro.
Usei plástico, e agora? Descarte e recicle
Em um país de grandes extensões como o Brasil, a reciclagem varia de acordo com a região e nem sempre é uniforme.
Segundo levantamento da Abrelpe, 74% dos municípios desenvolvem algum tipo de coleta seletiva. Mas pelo menos 1,5 mil localidades não têm nenhuma iniciativa desse tipo.
Por isso é importante buscar informações sobre o assunto na sua cidade. A plataforma eCycle pode ajudar você. Ela indica postos de coleta de acordo com CEP e localização.
Também é fundamental ter em mente alguns passos na hora de descartar plástico:
Separe bem os lixos seco e úmido. Nem sempre dá, mas, se possível, junte resíduos semelhantes, como metal, papel e plástico.
● Se não for possível separar por tipo, evite misturar demais os resíduos secos: não coloque um pedaço de metal dentro de um utensílio de plástico, por exemplo.
● Parece óbvio, mas é sempre bom lembrar: coloque resíduos recicláveis em sacos. Isso evita a mistura e a contaminação.
● Esvazie, remova excessos de sujeira e seque embalagens de alimentos e de produtos de limpeza antes do descarte. Além de evitar mau cheiro, o gesto ajuda o trabalho de catadores e profissionais de reciclagem.
● Não ignore pequenos fragmentos de plástico. Tudo pode servir para a reciclagem.
ASG: práticas sustentáveis nos negócios
O esforço concentrado do movimento Julho Sem Plástico faz parte de um engajamento ainda mais amplo em torno da sustentabilidade.
As práticas ASG (Ambiental, Social e de Governança), também conhecidas pela sigla em inglês ESG (Environmental, Social and Governance), têm feito o mundo corporativo rever estratégias e planejamentos de negócios, levando em consideração o meio ambiente e a responsabilidade social.
O Blog BB tem um conteúdo completo detalhando as ações ASG e a importância que essas práticas vêm ganhando no cenário dos investimentos. Aproveite para dar uma olhada na página de Sustentabilidade e veja como o Banco do Brasil atua hoje para cuidar do futuro.
Além dos 12 compromissos para um Mundo mais Sustentável assumidos pelo BB em 2023, o Banco do Brasil também criou o Plano de Sustentabilidade – Agenda 30 BB, que conta com 47 ações e 100 indicadores que contribuem para a geração de negócios sustentáveis e o aprimoramento de práticas ASG para colaboradores internos e externos.
O BB no Julho Sem Plástico
O Banco do Brasil aderiu ao Julho Sem Plástico em 2020 e também criou uma campanha própria: a #PlásticoZeroBB.
O objetivo é reduzir o consumo de material plástico nos produtos e processos do banco. Outro compromisso é zerar o uso de copos descartáveis até o fim de 2022, trocando-os por itens reutilizáveis para funcionários e colaboradores e de papel ou oxibiodegradáveis para clientes.
E aí, topa o desafio? Tem alguma dica do que fazer para reduzir o consumo de plástico? Deixe seu pitaco nos comentários e fique ligado no Blog BB para mais conteúdos sobre sustentabilidade.
Leia também:
Sustentabilidade é o nosso futuro
Você já ouviu falar em mercado de carbono?
Conheça as vantagens da energia solar
Comentários:
Carregando Comentários...