Theo Linero, CFP®, é Planejador Financeiro Pessoal certificado pela Planejar, Mestre em Ciências do Comportamento pela UnB e Assessor em Investimentos no Banco do Brasil
Se você buscar no dicionário, o significado da palavra crença é descrito como fé; religião; convicção profunda; ou disposição subjetiva a considerar algo certo ou verdadeiro, por força do hábito.
E não, não vamos falar de religião, não se preocupe. O que vamos abordar está mais para a última definição acima. Explicaremos melhor a seguir.
Você provavelmente já ouviu algumas frases, como: investir é difícil, é para quem tem muito dinheiro ou, ainda, que as pessoas têm medo de investir. Essas são algumas das crenças que ouvimos e tomamos como verdades absolutas para a nossa vida. Parecem inocentes num primeiro momento, mas podem ser fatais no que concerne ao seu futuro financeiro.
Não é à toa que tais crenças recebem o nome de crenças limitantes.
E, afinal, como podemos trabalhar com elas a fim de vencer o medo, os preconceitos ou qualquer outra coisa que nos impeça de investir?
Agora, pare esta leitura por alguns minutos e escreva em um papel (ok, pode ser no bloco de notas do celular) tudo que vier à sua mente como resposta às seguintes perguntas: como você se sente quando o assunto é dinheiro? E quando o tema é investimentos? Quais são as suas crenças?
Não continue a leitura sem fazer o proposto no parágrafo anterior. Pode confiar.
Bom, feita a lista, o que acha de trabalharmos todas as crenças listadas e darmos a elas um novo significado na sua vida?
Assim, separe cada uma e, em seguida, coloque as motivações que fazem a afirmativa ser verdadeira ou falsa. Então, liste tudo que pode ser feito para a alternativa não ser mais um limite na sua vida. Difícil? É nada, vamos a um exemplo:
Crença: investir é para quem tem muito dinheiro.
É verdadeira, pois: geralmente só me sobra R$ 50 por mês.
É falsa, pois: meu amigo me disse ser possível investir mesmo com pouco dinheiro.
Como evitar essa limitação: estudar mais sobre opções de investimento e buscar uma orientação.
Afinal, o que isso tem a ver com o mundo dos investimentos? Tudo!
Poderíamos escrever um livro ou falar por horas sobre o tema, mas, como esse espaço é curto, apenas pense nas últimas vezes em que você comprou algo. Em alguma delas, ficou ansioso, feliz, triste ou teve qualquer outro sentimento? Provavelmente sim, pois nossa relação com o dinheiro não é apenas racional. Conhecer como essa relação acontece impacta diretamente na nossa vida financeira e, consequentemente, em como lidamos com os investimentos, sejam atuais, sejam futuros.
Aí voltamos ao assunto principal deste texto: as suas crenças, mesmo de maneira inconsciente, têm tudo a ver com a forma como você investe.
No entanto, como podemos trabalhar essas crenças a fim de evitar a desistência no meio do caminho por algo que, às vezes, só existe na nossa cabeça?
Por exemplo, usando o exercício acima, se a sua crença é de que investir é para quem tem muito dinheiro, te convidamos a conhecer melhor algumas soluções disponíveis. Se você é cliente do BB, a sugestão é acessar o Simulador de Investimentos, uma ferramenta supersimples disponível no aplicativo ou portal do banco. A partir de R$ 0,01, você recebe recomendações de investimento de acordo com o seu perfil e com o prazo que pretende deixar o dinheiro investido.
Outra crença a qual costumamos ouvir sempre: investimento é um tema difícil. Pensando nisso, criamos o Dicionário do Deseconomês, um jeito simples e fácil que o Banco do Brasil encontrou a fim de descomplicar o mundo dos investimentos para você.
Bom, aqui nós disponibilizamos algumas, digamos, formas de ajudar a trabalhar as tais crenças limitantes.
Mas existe algo que só você pode fazer pelo seu futuro: conhecer a sua realidade financeira e pensar em formas para começar a guardar um pouco do seu salário todo mês. Afinal, esse dinheiro terá uma finalidade, e só você é capaz de mensurar a realização dos seus sonhos.
E então, qual é a sua crença?
Não sabe por onde começar? O Blog BB ajuda você:
Guia completo de como começar a investir
Tesouro Direto: o que é e como começar a investir
Qual fundo de investimento combina com você?
Comentários:
Carregando Comentários...