O tempo inteiro estamos fazendo escolhas determinantes para a nossa segurança no mundo digital. Senhas, aplicativos, links… São tantas informações que, algumas vezes, ficamos um pouco perdidos. Mas fazer as escolhas certas é fundamental para a nossa segurança digital.  

Um em cada três brasileiros sofreu uma tentativa de golpe neste ano, segundo a Febraban. Dia sim, outro também, tem golpe novo aparecendo por aí. E a porta de entrada quase sempre é uma técnica conhecida como engenharia social. Uma interação por redes sociais, app de mensagens, telefone ou até pessoalmente, que convence a pessoa a tomar alguma ação (como fornecer a senha do banco ou fazer uma transação financeira) sem que ela perceba que está sendo enganada.  

Entretanto, toda tentativa de golpe tem um sinal. Um que precisa de atenção para que a pessoa perceba rápido e consiga evitar. Conheça 10 sinais de um golpe: 

1 – Pediu a sua senha? 

No golpe da falsa central de atendimento, as abordagens são variadas, mas costumam gerar preocupação. O suposto funcionário diz que tem uma movimentação suspeita na sua conta ou que seu cartão foi clonado. Tudo pode ser pretexto para que os golpistas extraiam dinheiro ou informações de você, como a senha da conta. 

Eles são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos como as gravações das centrais e simulam transferências para outros atendentes. Podem até emular o número da central de relacionamento. Isso significa que eles utilizam aplicativos que permitem mascarar o real número de telefone pelo qual a ligação é feita. Assim, na tela do celular, aparece o número do banco, por exemplo, mas é o golpista. 

Pediu senha? Atenção ao sinal, é golpe! Nunca digite ou informe suas senhas no aparelho telefônico quando não efetuar a ligação para o banco de forma ativa e espontânea.  

2 – Você tem que ir a um caixa eletrônico 

No golpe da falsa central, também é comum que o golpista, se passando pela central de segurança do BB, oriente o cliente a ir até um caixa eletrônico para fazer algum procedimento. O banco nunca vai fazer esse tipo de solicitação.  

Nunca envie prints de tela ou vídeos, nem mostre por videochamada nenhum QR Code. Esse é um modus operandi muito comum para que o golpista tenha acesso a dados sensíveis. Além disso, o banco nunca vai solicitar que você realize uma transação, nem sob o pretexto de cancelar ou estornar outra. 

3 – Os pontos expiram hoje 

Começa com uma mensagem via SMS aparentemente real e sempre urgente. Ao clicar no link enviado, a pessoa é direcionada para uma página falsa do banco, muito parecida com a original, onde é induzida a digitar o número da agência, a conta e a senha.  

Olha aí o sinal! Nunca clique em links desse tipo, recebidos por SMS, e-mail ou redes sociais. Vá direto à página do banco ou da empresa. Caso você receba algum SMS suspeito, encaminhe-o gratuitamente via celular para 7726. Desta forma, a operadora de telefonia pode realizar o bloqueio do número de telefone utilizado para aplicar o golpe. 

4 – Tá muito barato e tá acabando 

Viu uma promoção irresistível? Desconfie. Será mesmo que o tênis dos seus sonhos está à venda por menos da metade em um site do qual você nunca ouviu falar? Isso vale sempre que parece bom demais para ser verdade. Uma proposta incrível de um investimento, empréstimo ou até de um bilhete premiado.  

Muitos golpes surgem de propostas que parecem boas, mas que, na verdade, só vão prejudicar você. Pode ser, por exemplo, que o link encontrado nas redes sociais, no buscador ou no e-mail seja apenas uma isca criada para roubar seus dados bancários. 

5 – Mãe, faz um Pix 

“Mãe, troquei de celular, salva este número novo”. Olha o sinal! O golpe pode acontecer de duas formas: ou uma pessoa acaba tendo seu aplicativo de mensagens invadido, ou o criminoso se passa por outra pessoa fingindo que trocou de número. Aí ele entra em contato com familiares, amigos ou conhecidos dizendo que teve um problema e pedindo ajuda para fazer uma transferência. A vítima, acreditando que está falando com uma pessoa conhecida, faz a transferência e acaba perdendo o dinheiro. 

Desconfie de contato com foto de conhecido, mas com número de telefone diferente. Antes de transferir qualquer valor, ligue ou faça uma videochamada e confirme diretamente com quem pediu.

6 – Precisa instalar um aplicativo 

Uma pessoa liga se passando pela central de atendimento do seu banco e diz que sua conta está sendo invadida. Para resolver, você precisa instalar um software de acesso remoto no celular para que o banco faça uma varredura na sua conta. Na prática, o que acaba acontecendo é que o golpista ganha acesso ao seu celular. 

Fique atento ao sinal! O BB nunca entra em contato para solicitar a instalação ou atualização de equipamentos, aplicativos, módulo de segurança, softwares ou componentes/extensões em navegadores de internet.  

7 – Cartão, só aqui na minha mão 

Você entrega o cartão para fazer um pagamento e ele fica longe da sua visão. Sinal de alerta! Não permita que o funcionário que estiver lhe atendendo leve o cartão para lugares fora da sua visão. Sem que perceba, a pessoa pode trocar o seu cartão, tirar foto ou anotar os dados. Espere o atendente trazer a maquininha, coloque e retire você mesmo o cartão.  

Nunca perca o seu cartão de vista. Com o número, o código de segurança (aqueles três números do verso) e a validade, ele pode ser usado por qualquer pessoa para compras na internet.  

8 – Maquininha com o visor quebrado 

Você vai pagar e vê que o visor da maquininha está quebrado. Olha o sinal! O vendedor ou entregador pode registrar um valor muito maior do que o correto. Percebeu algo estranho no visor? Peça para trocar a máquina. E lembre-se de ativar o SMS ou push para receber as notificações dos pagamentos realizados. Assim, você tem controle de todas as compras no cartão e pode confirmar o valor pago. 

9 – Chegou um boleto 

Chegou um boleto para você pagar? Acenda o sinal de alerta. Muitos boletos falsos chegam por WhatsApp, SMS, e-mail e até redes sociais. Se está esperando um boleto de alguém ou de uma empresa, contate os canais oficiais para entender como essa conta vai chegar. Caso a empresa tenha a opção, prefira baixar os boletos direto no site ou aplicativo oficial.  

Confira as informações que aparecem no boleto. Veja se os dados do recebedor estão corretos. Confira o CPF ou o CNPJ do emissor, a data de vencimento, o valor e se os três primeiros números do código de barras são do banco emissor. Um boleto do Banco do Brasil sempre começará com 001.  

10 – Vamos mandar um motoboy 

Mais uma vez alguém se passa por atendente do banco e diz que houve algum problema, seu cartão foi clonado, por exemplo. O golpista diz que vai enviar um motoboy para retirar o cartão na sua casa, para que ele possa ser substituído por um novo. Sinal amarelo! Bancos não fazem recolhimento de cartões em nenhuma situação. 

Normalmente, isso acontece por telefone, mas não é regra: o contato também pode ser feito por mensagem de celular ou e-mail. 

Desconfiou que é golpe? Procure o BB 

Para ajudar você a se proteger e evitar golpes, além do Blog BB, que tem uma editoria de segurança digital, a gente disponibiliza um site com dicas de segurança bb.com.br/seguranca. Há ainda um número para você ligar e tirar todas as suas dúvidas 4004-0001. 

No WhatsApp BB (61 4004-0001) basta digitar #segurança que o assistente virtual vai iniciar uma conversa sobre o tema com dicas, um relato sobre os golpes mais comuns e as soluções de proteção que o BB oferece.  

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