Conteúdo atualizado em 24 out. 2022
Aquele anúncio na rede social prometendo uma promoção incrível. Uma mensagem no celular informando que seus pontos de um programa de relacionamento estão expirando. Um e-mail urgente sobre a inclusão do seu nome em uma lista negativa.
Todos os casos descritos acima são exemplos de como criminosos usam diferentes canais de comunicação para enganar as pessoas e conseguir extrair delas informações importantes – como números do cartão de crédito, senhas ou outros dados financeiros ou pessoais.
Sabe como é o nome disso? Phishing.
Afinal, o que é phishing?
Phishing (neologismo que vem da palavra fishing, pescaria em inglês) é um golpe aplicado geralmente por SMS, e-mails, redes sociais e sites. Pescar define exatamente o modo de ação dos criminosos: eles atraem a vítima com uma informação falsa, fazendo com que ela mesma entregue seus dados.
Os golpistas podem, por exemplo, enviar um SMS com um link falso de um programa de fidelidade. Ao clicar, a vítima é direcionada para uma página fake e induzida a preencher dados, como CPF, número da agência bancária e conta corrente, além da senha de 8 ou 6 dígitos ou até mesmo número de celular.
Com os dados em mãos, o golpista pode tentar aplicar outros golpes bastante conhecidos, como o da Falsa Central Telefônica, do Falso motoboy, entre outros.
Em outra abordagem, o criminoso pode criar um perfil falso do Banco do Brasil em uma rede social. Para dar mais credibilidade, o formato e as imagens usadas imitam a comunicação real usada pelo banco.
Ao finalizar o preenchimento das informações, a página informa que os pontos do programa de fidelidade serão creditados em até 30 dias úteis, e é gerado um número de protocolo. Tudo para você acreditar que está em uma página legítima.
Caso você receba algum SMS suspeito, encaminhe-o gratuitamente via celular para 7726. O número não foi escolhido por acaso: ele forma a palavra SPAM no teclado numérico do celular. Desta forma, a operadora de telefonia pode realizar o bloqueio do número de telefone utilizado para aplicar o golpe.
Além disso, encaminhe a mensagem suspeita para o e-mail abuse@bb.com.br. Assim, a área de prevenção de fraudes do BB pode tomar medidas junto aos serviços de hospedagem e provedores de acesso e conteúdo na internet. Somente em 2021, foram derrubadas mais de 8 mil páginas falsas a partir de apontamentos de clientes e funcionários no abuse.
Como se defender do phishing?
Caso receba um e-mail ou SMS do seu banco pedindo alguma ação, abra uma página na internet e acesse direto o site, digitando na barra. Ou abra o app do seu banco para procurar aquela informação, mensagem ou entrar em contato com o atendimento.
Viu um anúncio nas redes sociais que te interessa? Acesse o site da empresa em uma nova aba do navegador e confirme que a promoção existe por lá.
Quer mais informações sobre golpes digitais e dicas de prevenção contra fraudes? Acompanhe os posts da editoria Segurança Digital, do Blog BB 😉
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