O telefone toca. Na tela, você reconhece o número do banco. Do outro lado da linha, o atendente diz que tem uma movimentação estranha na sua conta. Assim, começa o golpe da falsa central.

Com funciona o golpe da falsa central?

As abordagens são variadas, mas, no geral, costumam causar um impacto emocional e senso de urgência. Tentativas de invasão na conta, compras suspeitas ou atualizações de segurança no aplicativo são algumas das iscas. Os falsos funcionários são cordiais, falam bem, usam recursos tecnológicos, como as gravações das centrais, e simulam transferências para outros atendentes. Podem até usar alguns dos seus dados pessoais ou financeiros na ligação. 

Com a vítima acreditando que sua segurança está em risco, o golpista pede que ela faça algumas operações na conta – seja pelo app do celular, por algum site ou caixa eletrônico. E é aí que acontece o golpe: o senso de urgência somado à cordialidade e ao uso de termos técnicos pelo suposto atendente induz a vítima a fornecer dados sensíveis (como a senha do cartão ou do app, por exemplo) ou efetuar alguma operação financeira. 

Então, como saber se a ligação é um golpe?

Uma dica importante é: dados pessoais e senhas só são solicitados quando a ligação é iniciada pelo cliente. Este tipo de solicitação nunca será feita quando o BB ligar para você. Se alguém ligar para o seu telefone e pedir que você confirme dados sensíveis (como senhas ou número do cartão), desligue imediatamente a chamada. 

Muitas vezes, durante o “atendimento”, o falso funcionário informa um endereço eletrônico espúrio como “bbsuporte”, “bbrelacionamento” e “bbatendimento”, com o pretexto de fazer a atualização e liberação de dispositivos, induzindo o cliente a digitar seus dados de segurança e acesso à conta. 

Em outra abordagem, o golpista orienta a pessoa a acessar a loja de aplicativos e instalar um software de acesso remoto, com a desculpa de ajudá-la a fazer uma varredura no aparelho. Com o programa instalado, os fraudadores têm acesso e controle do celular ou tablet das vítimas. 

O Banco do Brasil não solicita o download de qualquer software de acesso remoto e nunca vai ligar para o cliente, com orientações de atualização/recadastramento de módulo de segurança, computadores, celulares ou senhas. Atualizações de segurança são automáticas, e as instituições não ligam para os clientes para informar sobre elas.

Como o golpista consegue mascarar o número?

Infelizmente, existem aplicativos que podem ser baixados livremente na internet, que permitem o mascaramento de qualquer número de telefone ou mesmo a alteração da voz. 

Os golpistas costumam mascarar o número 4004-0001 ou outros números oficiais. Lembre-se que o BB não realiza chamadas telefônicas a partir deste número, ele é apenas receptivo. Ou seja: ele funciona para receber ligações, mas não para fazer ligações proativas para os clientes. 

Mas atenção, essa é uma orientação relacionada a ligações telefônicas! O BB possui WhatsApp 61 4004-0001, pelo qual recebe e envia mensagens aos clientes.

Atenção à regra dos cinco minutos

Os golpistas também têm solicitado, com frequência, em casos de contato por meio de telefone fixo, que o cliente desconfiado desligue o telefone e ligue para o banco para confirmar a veracidade das informações. 

Cuidado! Quando realiza o contato por telefone fixo, o golpista consegue prender a ligação por até 5 minutos após o cliente ter desligado. Caso o cliente ligue imediatamente pelo mesmo telefone, o próprio golpista atenderá a ligação e se passará pela central de atendimento.  

Então, neste caso a orientação é: recebeu um suposto contato do BB pelo telefone fixo e quer confirmar a autenticidade da ligação, entre em contato pelos telefones oficiais do BB após cinco minutos do recebimento da ligação ou preferencialmente por meio de outra linha telefônica. 

Caí no golpe, e agora?

Infelizmente, todo mundo está sujeito a ser vítima desse e de outros golpes. Caso você tenha transferido algum valor para uma conta fraudulenta ou tenha passado seus dados para outras pessoas, comunique o quanto antes a sua instituição financeira por meio dos canais oficiais de atendimento. 

Além disso, é importante fazer um Boletim de Ocorrência na delegacia da sua região. Tomar essas medidas é a melhor forma de evitar danos maiores e impedir os criminosos de fazerem mais vítimas no futuro. 

Quer mais dicas para se proteger de golpes virtuais? Fique ligado nos posts da editoria Segurança Digital, do Blog BB. Sempre tem informação útil e de qualidade por aqui 😉.  

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